Sergivaldo,
Cheguei amarelando o tópico inteiro, hein! Hoje pesquisei algo na Net e verifiquei algumas espécies de acácia pra você... Não sei se vim para esclarer ou para confundir ainda mais... Rsss. Como ficam dispostas as flores? Elas surgem na extensão dos galhos, ou no extremo deles?
Veja aqui algumas:

ACACIA TETRAGONOPHYLLA - as flores surgem na extensão dos galhos.

ACACIA REHMANNIANA - as flores surgem na extremidade dos galhos.

ACACIA DAVYI - florescência na terminação do galho.

ACACIA FARNESIANA - flores na extensão dos galhos. (o gênero que você está suspeitando)

ACACIA CAVEN - flores na extensão dos galhos. A planta tem espinhos enormes e brancos...

ACACIA DEALBATA - cachos de flores em toda extensão dos galhos...

ACACIA KARROO - flores também na extensão dos galhos. (Na minha opinião, a planta que você mostrou se parece mais com essa! Repare.)

ACACIA NILOTICA - flores também na extensão dos galhos. (também se parece com a que você postou!)

ACACIA TORTILIS - só detalhes do galho, folhas e espinhos... Não tinha imagem das flores.
Aqui vai o site:
http://www.arbolesornamentales.com/Mimosaceae.htm
É Sergivaldo, é muito difícil a identificação. Como você disse são mínimos detalhes... Pelo olhômetro eu elejo a ACACIA KARRO, apesar de ela se confundir muito com a NILOTICA.
Aqui em casa eu tenho uma espécie de acácia, daquelas comuns, também em pom-pom. Exala um perfume muito forte... Minha irmã detesta, acha fedorenta! Ela disse se a planta crescer mais, não vem mais aqui. Rssss
Até mais, Sergivaldo.
Tomara que você identifique logo sua planta!
Um abraço,
Orlando (Lando)