Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uma Calliandra em 3 tempos

12
Jakson22/11/2006 14:00
"Seo" Élio 😄
Esta Caliandra é realmente muito bonita, e posso afirmar por que ví ela pessoalmente 🙂 Mas também ví outros grandes trabalhos seus que mereciam um tópico aqui, como aquele cedro que você fez uma "bela" aramação 😄 Ou então aquela pequena Cica. Bem, são tantas plantas bem trabalhadas que eu ví... Parabéns e sempre coloque seus trabalhos aqui para podermos apreciá-los 🙂
Um grande abraço
Elio22/11/2006 22:53
Olá pessoal!

André, obrigado pela palavras incentivadoras. Paciência é, com certeza, um dos atributos que o bonsaísta deve cultivar, caso contrário, pode se frustrar!

Olá Jakson!

Quer me deixar mais velho??!! Nada de "Seo" !!!
Tivemos um papo legal, né? Apesar da tremenda chuva que caía!!
Devagarinho vou colocando as fotos daquelas que fazem jús ao nível dos bonsaístas que frequentam este fórum!

Abração!
Ah, obrigado pela 2 mudas que me trouxe, Calliandra Brevipes e F.Retusa.
Angela Fernandes23/11/2006 21:32
Oi Elio !!!!!!! 😂 😂 😂

Posta aí a foto da Cica......

Estou doida para ver......

Inté com abraços
Angela Fernandes
Elio25/11/2006 21:53
Angela Fernandes escreveu:
Oi Elio !!!!!!! 😂 😂 😂

Posta aí a foto da Cica......

Estou doida para ver......

Inté com abraços
Angela Fernandes

Oi Ângela!

Num vô não!!!!
Tá feinha!!!!

Beijo
Isaias27/11/2006 11:00
Elio ,poderia me dizer a dimensão deste teu vaso,e tempo que levou pra esta caliandra ficar assim?

Grato
EBREO27/11/2006 11:51
caliandra
MEU AMIGO, PARABENS!!! Eu sou suspeito para falar de caliandras. Esta arvore deve estar muito linda agora! Entao largue de ser egoista, e poste a foto do momento atual dela! Muito classica e correta a tecnica de desenho dela. Distribuicao de ramos muito boa! futuramente sera uma peca muito bela! ATT. LUCIANO.
Elio28/11/2006 17:18
isaias escreveu:
Elio ,poderia me dizer a dimensão deste teu vaso,e tempo que levou pra esta caliandra ficar assim?

Grato

Olá Isaias!!
Tudo beleza??
Dimensão: 11 x 10 cm
Primeira foto: 08.2004
terceira foto: 09.2006

Abração
Elio28/11/2006 17:21
Re: caliandra
EBREO escreveu:
MEU AMIGO, PARABENS!!! Eu sou suspeito para falar de caliandras. Esta arvore deve estar muito linda agora! Entao largue de ser egoista, e poste a foto do momento atual dela! Muito classica e correta a tecnica de desenho dela. Distribuicao de ramos muito boa! futuramente sera uma peca muito bela! ATT. LUCIANO.

Fala Luciano!

Como andei dando uma reestilizada (tentando melhorar a copa) e a aramei de novo, melhor esperar um pouco para postar nova foto.
Realmente as caliandras fazem a alegria dos nossos olhos! Concordo contigo!

PAZ!
Angela Fernandes28/11/2006 23:30
Tá bom Elio !!!!! 😂 😂 😂

Então posta outra planta ....... vai....... soube que você TEM PLANTAS BELÍSSIMAS......

Deixa de ser egoísta pelo amor de Deus....

Inté com carinho e aguardando.
Angela Fernandes
Willian22/12/2006 08:10
Olá Élio,

muito linda a sua calliandra. Tenho uma calliandra que vou me basear na sua, mas me pintou uma dificuldade, ela possui cerca de 1 ano, gostaria de saber como fez para criar esses patamares, foi através de pinçagens? A minha, tem os galhos somente para cima (lá na copa), e alguns pares de folhas distantes uns dos outros, com desfolhas, será que consigo criar galhos em outros lugares? Já que a sua, possuía apenas algumas folhas. Não estou acostumado a trabalhar com calliandras 😮ops:

Um abraço e até mais...
Elio22/12/2006 18:34
Olá William!

Sem ver a tua planta fica um pouco difícil, contudo vamos tentar!

Não se preocupe se ela tem ramos só na ponta.
Arame e abaixe como se fosse um Han-kengai. Não dê sinuosidade, só abaixe, pq vc ainda não sabe quais ramos formarão os patamares. Pode o ápice e coloque em um escorredor, vaso grande ou no chão.
Naturalmente surgirão várias brotações que, só mais tarde vc escolherá os que irão compor os patamares. Inclusive o primeiro ramo que servirá de copa.
Me fiz entender ou compliquei mais??
Willian23/12/2006 00:22
Elio,

Entendi sim, agora uma dúvida menos importante, ela possui cerca de 30cm, e está fininha, pra diminuir sua altura, será que faço um alporque ou fazendo uma estaca ela pegaria?

Um abraço e até mais. Me desculpe as perguntas é que nunca trabalhei com calliandras 😮ops:
Elio23/12/2006 16:52
Willian, não precisa fazer alporque ou estaca. É só aramar, abaixar e podar o ápice para incentivar brotações laterais.

Abraço
Willian23/12/2006 17:27
Elio,

Você está dizendo pra eu fazer uma poda drástica? Me desculpe... Muita inexperiência 😮ops:
Elio23/12/2006 18:41
Willian, apenas a ponteira, o ápice. De resto deixe como está. Arame e dobre colocando na horizontal, vai incentivar a brotação ao longo de todo o tronquinho.

OK?

Abraço
Willian23/12/2006 19:12
Elio,

Vou então re-definir novamente a aramação que eu fiz, estava pensando fazer um alporque, como conseguencia, entortei apenas lá em cima, perto da parte que eu iria utilizar, mas vou ouvir seu conselho, aramei tem dois dias, acho que ela não vai se extressar muito com isso se eu modificar novamente.

Muito obrigado pela ajuda. Um abraço e até mais...
Renan Leite Gaigher08/08/2011 18:26
Eae Elio como sua planta se encontra agora? 😄
nickyfury09/08/2011 08:03
bonsai
Renan, pela "desencavada" desse post de 2006, o nobre colega merece, com todo respeito, o troféu Pá de Ouro:

Parece que os assuntos novos não estão muito em "alta" ultimamente aqui no forum, para ensejar "desencavadas" como essa que vc escolheu. 🙄 🙄
Renan Leite Gaigher09/08/2011 08:40
Re: bonsai
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso ae Nick!!!
Tava dando uma olhada nos posts anteriores ae gostei bastante do exemplar do elio e resolvi da uma desenterrada 😄
Elio10/08/2011 17:59
O velho amigo Nicky e sua pá!!!!.........................rsrsrsrsrs!

Renan, eu detonei aquela Calliandra. Não estava gostando da cascata. Patamares mal posicionados. Assim, podei a cascata e ficou o que vc vê abaixo.
Contudo, como ainda quero uma Calliandra nesse estilo, estou fazendo outra, como pode ver.

abraço

Renan Leite Gaigher10/08/2011 18:41
Pow massa, ambas as calliandras estão muito bonitas, essa sim é uma planta que me chama a Atenção!!
Gostei tb da reformulado no estilo 😄
José Reinaldo10/08/2011 19:01
Realmente estão lindas suas caliandras.

Tenho dus mudas recém-nascidas, e estou louco para ver com flores.

Parabens por suas plantas... 🙂
Elio11/08/2011 13:17
Renan e José Reinaldo, a Calliandra é o meu gênero preferido. Depois vem o Shimpaku.

Valeu, amigos!

abraço
12