Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsaistas Pernambucanos

RafaelRodrigues15/02/2005 15:33
Bonsaistas Pernambucanos
Gostaria de saber onde e como vcs estão conseguindo argila espandida ou queimada para bonsai, pois estou procurando já faz algum tempo e não encontro aqui em Pernambuco. eu estou estudando alguns tipos de substrato para formular o meu. Quem puder me informar. Agradeço desde já. 🙂

Rafael Rodrigues
Sergivaldo15/02/2005 19:08
Olá Rafael,

A argila expandida é normalmente encontrada em casas que vendem produtos agropecuários. É possível que a Cida, do Recanto das Flores (Av. Caxangá) tenha.

Eu, particularmente, não gostei do uso da argila expandida em bonsai. Prefiro quebrar tijolos maciços e peneirá-los para que fiquem na granuletria desejada.

Há pessoas que preferem triturar telhas ou tijolos de cerâmicas, daqueles furados, por serem mais resistentes.

Um abração,

Sergivaldo
Baduuuu15/02/2005 23:04
Amigo Sergivaldo...

Queria saber qual tijolo voce está falando?
E esse tijolo é pra substituir os pedriscos?
Sergivaldo15/02/2005 23:17
Baduuuu escreveu:
Amigo Sergivaldo...

Queria saber qual tijolo voce está falando?
E esse tijolo é pra substituir os pedriscos?

Fala Baduuuu!!!

Os tijolos a que me referí são aqueles maciços, feitos artesanalmente. Eles são mais porosos que os fabricados em cerâmicas. Utilizo-os em substituição à akadama.

Um abração,

Sergivaldo
Baduuuu15/02/2005 23:32
Humm...

Acho que sei qual é...
Deve ser aquele tijolo que na minha regiao é chamado de "tijolo de pó de mico".
Bom saber disso...

Brigadao Sergivaldo... Mais uma vez obrigado...
Felipe Frango Zappala15/02/2005 23:38
Baduuu, eu também já tive vontade de xprimentar esse, mas acho que o maior problema é conseguir triturar na granulometria certa...
Sergivaldo, acho que você até já comentou isso, mas como é mesmo que você tritura esses tijolos?? Tem alguma foto?

Abração
doolombo15/02/2005 23:43
eu trituro esses tijolos com um martelo, mas eh pra por no fundo do vaso de plantar orquideas!
mas acho q se tiver paciencia da pra triturar com um martelo.
Baduuuu15/02/2005 23:43
É...
Boa pergunta...
Porque mesmo esmagando ou essas coisas, na hora de peneirar vai sair mais pó do que tijolo granulado...
Boa observação Felipe 😎
Felipe Frango Zappala15/02/2005 23:53
Baduuuu, eu lembro que existe um processo...
Salvo engano, alguiém até desnvolveu uma máquina...
Sergivaldo16/02/2005 00:00
Felipe Frango Zappala escreveu:
Baduuu, eu também já tive vontade de xprimentar esse, mas acho que o maior problema é conseguir triturar na granulometria certa...
Sergivaldo, acho que você até já comentou isso, mas como é mesmo que você tritura esses tijolos?? Tem alguma foto?

Abração

Olá Felipe,

Realmente, já comentamos sobre isto...

Por sorte tenho algumas fotos que tirei pois é minha pretensão disponibilizá-la brevemente na minha HP, aí vão:

1º) A matéria prima....

2º) As peneiras (uma malha fina e outra malha grossa), responsáveis pela granulometria....

3º) Mãos à obra...

4º) Peneirando...

5º) Produto final:

Espero que tenha ajudado.

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala16/02/2005 00:08
Grande Sergivaldo...

Esse é "o cara"!!! É lógico que ajudou.

Mas acho bom lembrar o seguinte: Cada matéria prima é diferente da outra. Acredito que algumas devem reter mais umidade e água do que outras. Um teste antes para definir a proporção da mistura caíra bem...

Abraços.
Baduuuu16/02/2005 00:10
nossa...

Fica realmente bom...

Concerteza voce ajudou bastante Sergivaldo...

Mas alguem aqui já usou terra de cupinzeiro?
Alexandre S. Coelho16/02/2005 15:17
RafaelRodrigues escreveu:
Gostaria de saber onde e como vcs estão conseguindo argila espandida ou queimada para bonsai, pois estou procurando já faz algum tempo e não encontro aqui em Pernambuco. eu estou estudando alguns tipos de substrato para formular o meu. Quem puder me informar. Agradeço desde já. :Rafael Rodrigues

Oi Rafael !!!
Como o Sergivaldo citou, vc pode encontrar a argila expandida no Recanto das Flores, sabe onde fica? Av. Caxangá (sentido Camaragibe-centro do Recife) logo depois de uma pracinha, antes do viaduto da BR101.
Também prefiro o tijolo/telha quebrado na porrada ... 😂 😂 😂
bergson16/02/2005 15:27
Pessoal,

A máquina utilizada para triturar telhas e tijolos é uma forrageira, que é originamente usada para moer grãos, cana, capim etc. É necessário retemperar as facas da máquina para aumentar a dureza, pois argila queimada é mais resistente que grãos. Quanto a granulometria, é regulada pelas peneiras que são instaladas internamente na máquina. Esse equipamento adaptado é usado pelo Charles Ferrante de barretos, e estou adaptando uma que tenho para o mesmo uso, tentei sem retemperar as facas e o resultado é pífio, ineficiente e de baixissíma produção.

Espero ter ajudado.

[]s

Bergson
Felipe Frango Zappala16/02/2005 17:38
Pois é Bergson, pensei exatamente nisso...
Realmente não aguentaria nem a primeira rodada.

[]'s
Alexandre S. Coelho16/02/2005 18:52
Oi pessoal !!!

Copiei de um tópico postado pelo colega Leo, de Salvador-BA, esse texto: ''Para triturar já resolvi o problema.Existe uma máquina nas marmoarias que trabalham com granito,na qual eles picam essas pedras e jogam-nas atraves um ducto inclinado(mais para horizontal) e cilindrico com paredes furadas como peneiras,dividido emvários trechos que tem furos de calibres progressivamente maiores de modo que o resultado da trituração cai em compartimentos seperados de acordo com o tamanho dos pedrisco.Comprei inclusive dois sacos enormes de pedrisco por lá.E já consegui da gerente o compromisso de picar telha ou tijolo para mim.''

É uma boa opção para triturar uma quantidade grande de tijolo/telha, não acham?
Felipe Frango Zappala16/02/2005 23:53
Alexandre, realmente é uma boa idéia...
Nas marmoarias existe essa possibilidade.

[]'s
Valter Vaz18/02/2005 15:48
Sergivaldo,

Excelente reportagem.
Charles18/02/2005 16:03
Oi Baduuuu...

Usei terra de cupinzeiro por vários anos e recomendo.
Voce pode misturpá-la com pedrisco de um pouquinho de matéria orgânica.
Mas sugiro que voce use apenas a parte interna do cupinzeiro.
Voce nota que, em geral, os cupinzeiros tem uma cor mais avermelhada externamente e bem escura, quase preta, internamente.
A parte externa se esfarela rapidamente e compacta o substrato. Sempre descartei esta parte.
A parte interna é aquela em que os cupins adicionam à terra uma secreção que produzem, tornando-a escura, dura e resistente. Esta é a boa !!!

Apenas mais uma coisinha.... picada de cupim dói muito.... 😲
Prefira os cupinzeiros abandonados....

Abraço,
Charles
Valter Vaz18/02/2005 16:07
Colegas Bonsaístas,

Eu costumo comprar o tijolo já moido en centros de jardinagem, vendem ao kg. Existe tb pedra vulcânica moida, que é tb muito boa.

Este ano nas árvores que recolhi de Yamadori, estou a usar 1 parte de areão, 1 parte de leca 4/4milimetros (argila espandida) e uma parte de terra vegetal. A leca ajuda a tornar o solo muito mais leve o que ajuda porque as árvores são muito grandes, ajuda também a drenar e oxigenar com a ajuda do areão e a terra vegetal retém a humidade e nutrientes. Por vezes nesta mistura junto tb um pouco de casca de pinheiro moída para judar a acidificar um pouco o solo. Isto quando a espécie gosta de um pouco mais de acidificação. O que acontece numa grande quantidade de espécies.
Baduuuu18/02/2005 16:15
Grande Valter...

Obrigado pela ajuda...

Agora essa parte preta do cupinzeiro eu só nao sabia que era a mais importante nao, porque ela vem em menor quantidade do que a outra. Achava que era só aquela vermelha, que ficava bem granulada.
As vezes que eu e o meu colega pegamos essa terra, agente colocou ela em uma forma (dessas de assar bolo bem grande) e colocamos no forno, por alguns minutos, para matar todos os restinhos de cupins que tinham nela.
doolombo18/02/2005 16:37
pessoal, cuidado pq em cupinzeiros é comum encontrar escorpiões e cobras (tanto nos cupinzeiros abandonados quanto nos ativos) nos abandonados também podem ter vespas!

Abraços
Baduuuu18/02/2005 16:44
Nuh...

Nem sabia desses detalhes nao....

Fernando, valeu pela dica, vou tomar mais cuidado agora.
Sergivaldo19/02/2005 17:16
Valter Vaz escreveu:
Sergivaldo,

Excelente reportagem.

Grande Valter, muito obrigado!!! 😮ops: 😮ops: 😮ops:

Estávamos sentindo sua falta!!!!

Um abração,

Sergivaldo
RafaelRodrigues22/02/2005 15:40
obrigado!
😄 Valeu pela dica, vou começar a triturar os pedaços de telhas e tijos, já que é o mais indicado... obrigado a todos que responderam. Ah eu já estive lá no recanto das flores, eu sei onde fica!!!! Valeu 😂