Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Soprador Térmico

bergson16/02/2005 15:16
Soprador Térmico
Utilizo um soprador térmico para agilizar no processo de formação do JIN. Após retirar a casca, moldo o galho com fio de alúminio na forma idealizada e utilizo o calor do soprador para retirar a umidade, com isso o galho seca. Então espero esfriar, retiro o fio e o Jin fica na forma desejada. Aplico o Lime Sufor e o trabalho fica concluído.

Gostaria de saber se outros fóristas utilizam esse mesmo método para que possa verificar se os procedimentos que sigo estão coerentes.

abraços em todos

Bergson
Felipe Frango Zappala16/02/2005 15:21
Bergson, esse soprador térmico é como um secador de cabelos??
Acho que você também já viu... lembra aquele video aonde o sujeito usava um maçarico??

Abração
bergson16/02/2005 15:31
Felipe,

O princípio é o mesmo, a potência é maior. Esse soprador é usado originalmente para fazer bolsas em canos. O maçarico é muito bom, porém manter o fluxo de calor de forma homogênea é difícil, para queimar os fiapos de madeira que ficam após retirar a casca é perfeito, melhora e muito o acabamento.

[]s

bergson
Felipe Frango Zappala16/02/2005 17:39
Interessante Bergson...
Você já usou essa técnica em Jaboticabeiras?

[]'s
bergson16/02/2005 18:58
Felipe,

As minhas jaboticabeiras são pequenas. No entanto tenho uma em que posso testar, se me disser o que pretende faço e te passo o resultado.

[]s

bergson
Felipe Frango Zappala16/02/2005 23:55
Fala Bergson,

Somente fiquei curioso para saber se essa espécie não se presta à esse tipo de trabalho (calor nos galhos).

[]'s