Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléa!

camilacs17/02/2005 12:34
Azaléa!
Peguei ontem uma muda de Azaléa, não sabia o que fazer então botei em um vaso improvisado. Gostaria de dicas do que eu devo fazer com ela.

Lando17/02/2005 13:31
Camila,

Sua muda está sem um bom formato para dar início a um bonsai. Faça o seguinte: plante-a no chão ou na mamadeira para desenvolver mais rápido... Enquanto ela vai se desenvolvendo, você pode adquirir novas mudas e pode ler um pouco sobre bonsai em revistas e nos tópicos dos fóruns e sites especializados - existem muitas dicas e também passo-a-passo que irão esclarecer suas dúvidas. Eu apredi bastante.

Não se esqueça de postar fotos de sua azaléa no estágio de desenvolvimento para que possamos opinar.

Até mais,

Orlando (Lando)
camilacs17/02/2005 15:07
Obrigada Lando, também to achando ela sem cara de bonsai, vou tentar bota-la na mamadeira para ver no que dá.

Abraços,

Camila CS
doolombo17/02/2005 15:17
corta o ápice dos ramos (só a pontinha) assim vai estimular as brotações laterais e com o tempo essas brotações vão acabar sendo novos galhos. O principal de tudo é a paciencia, coloca na mamadeira essa plata ai, e espere!
abraços
camilacs17/02/2005 15:24
Ops, desculpa Doolombo, mas não entendi onde você pediu pra mim cortar. Tu que dizer que é pra mim cortar o "topo" da planta onde tem mais folhas?
jackson19/02/2005 21:52
azaléia
Camila,

Vc. realmente mergulhou de cabeça na arte. Em poucos dias já enviou fotos de 3 plantas! Parabéns pela obstinação.

Qto. à azaléia e a última jaboticabeira, vc adquiriu apenas mudas, muito jovens, portanto levará, talvez, alguns anos para pegar forma. Para a jaboticabeira, na minha opinião, eu tentaria fazê-la brotar a uns 10 cm acima das raízes, cortando-a e protegendo com pasta cicatrizante. logo ela brotará. e passaria para o escorredor na "mamadeira".
Para a azaléia eu cortaria um centímetro acima da forquila mantondo o brotinho da esquerda e o mais comprido da direita, para auxiliar o desenvolvimento do tronco. Com o desenvolvimento da planta vc pode trabalhá-la de acordo com seu gosto.
Te aconselharia a adiquirir mudas mais antigas nos potes de floriculturas ou retirar do chão plantaas com o tronco mais grossos e sinuosos. Uma dica é procurar em casas que estejam renovando o jardim. Lá vc pode encontrar primaveras, buxinhos, caliandras, azaléias com , às vezes,mais de 20 anos. Depois é só reduzir seu tamanho através de podas. Mas aí vc vai ter que estudar um pouco nos sites voltados para o bonsai, ou pedir ajuda p/ o pessoal do fórum.

Abraços.

Jackson
camilacs21/02/2005 10:58
Obrigada Jackson pelas dicas.

É realmente estou apaixonada pelos bonsais.

Acabei plantando a Jaboticabeira e a Azaléa no escorredor, apenas a Pitangueira vou esperar no final do Inverno pra passar pro escorredor.

Mesmo a Jaboticabeira e a Azaléa estando no escorredor posso podar como tu disse?

Pelo que vocês me disseram vai demorar para elas se transformarem em um bonsai, mas vou tentar ter toda a paciencia do mundo, mesmo que dure anos um dia elas chegam la.

😄

Abraços,

Camila CS
Felipe Frango Zappala21/02/2005 12:59
Camila, como vai?

Pode podar sim, mas se achar que realmente elas são muito pequenas, espere o inverno e plante no jardim/canteiro e deixe que elas cresçam livremente por uns anos... Aproveite e vá trabalhando em outras mudas.

Acabei de enviar as suas sementes.

Abraços.
camilacs21/02/2005 13:28
É acho que só vou podar a Azalea, a Jaboticabeira vou deixar no jardim mesmo e esperar no que vai dar.

Obrigada pelas sementes Felipe, ainda não tive oportunidade de trabalhar com sementes, a Romã vai ser a minha primeira 😛 .

Espero que de tudo certo!

Valeu pela ajuda e atenção de todos, de vez em quando vou continuar pedindo ajuda de vocês e mostrando o desenvolvimento das minhas mudas.

Abraços a todos,

Camila CS
Felipe Frango Zappala21/02/2005 16:23
OK Camila

Fique sempre atenta aos tópicos... até hoje os fóruns foram a melhor forma de aprendizado que já encontrei.

Abraços