Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Insetos

jpf20/02/2005 09:55
Insetos
Olá pessoal sou bem novo na arte do bonsai e estou com alguns problemas com as minhas mudas e um bonsai. Neles estão aparecendo uns insetos os quais não sei o que são. São bem pequenos, ficam voando em volta das folhas e do caule e depois andam pelo caule. Será que eles matam as plantas! Ainda não ocorreu nada de grave mais estou observando! 😲

Desde de já muito obrigado!
Mário A G Leal20/02/2005 12:24
Re: Insetos
Jpf, para sua segurança use um inseticida. Procure um do tipo piretróide que não é perigoso em casas de produtos para jardim.

jpf escreveu:
Olá pessoal sou bem novo na arte do bonsai e estou com alguns problemas com as minhas mudas e um bonsai. Neles estão aparecendo uns insetos os quais não sei o que são. São bem pequenos, ficam voando em volta das folhas e do caule e depois andam pelo caule. Será que eles matam as plantas! Ainda não ocorreu nada de grave mais estou observando! 😲

Desde de já muito obrigado!
Baduuuu20/02/2005 12:44
Olha...

Até o Joao ta aqui no forum....
O povo de Uberaba cada vez mais se enteressando no assunto...

Mas é isso ae Joao...
Tenta usar um inseticida desses nao muito fortes.
Felipe Frango Zappala20/02/2005 17:08
Olá João, como vai?

Como seriam esses insetos? São pretos com uma listra vermelha?
Ou são quase microscópicos?
Procure o produto da dimy e siga as instruções da embalagem.
Essa região tá ficando boa. Qualquer dia vocês já podem organizar um encontro regional...

Abração
doolombo21/02/2005 21:22
esses insetos sao brancos e muito pequenos? se forem brancos podem ser mosca branca, um inseto sugador que é uma praga muito perigosa, causam grandes perdas nas lavouras diversas que temos no país... atacando desde tomate até fumo! tente coletar alguns desses insetos, vc pode levá-los para a FAZU (faculdade dai de uberaba e pedir para te identificarem!) ou entao pode mandar para a ESALQ ou direto para mim no Laboratório de Taxonomia do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola, da ESALQ-USP. Piracicaba - SP CEP 13418-900 Áv. Pádua Dias n°11
meu nome é Fernando Colombo de Amo

isso vale para todos.... se quizerem que identifico insetos podem enviar para mim!
abraços
jpf22/02/2005 12:23
olá pessoal .. tudo bem! Muito obrigado pela atenção de vcs!
BaduuuU .. valeu pela força e acredito que em breve estaremos com um evento importante aqui em Uberaba / MG!!!

Quanto aos insetos .. eles são pretinhos e bem pequenos!! coisa de dois milimetros de tamanho no máximo! Parecem aqueles mosquitinhos de brejo! mas ficam andando no caule!

Muito obrigado e um abraço a todos!
🙂
Charles22/02/2005 13:00
Oi Doolombo, tudo bem?

Muito legal sua disponibilização para identificar insetos !!!

Apenas por curiosidade, voces identificam também ácaros, fungos, folhas com anomalias sem diagnóstico???....

Obrigado por sua oferta !!!

Abraço,
Charles
marcus.fontana19/05/2006 15:46
Ola pessoal,

Desde que fiz a adubação com farinha de osso surgiram esses mosquitinhos e por enquanto não observei prejuízo algum nas plantas mas estou observando.
São os mesmos mosquitinhos muito pequenos e pretinhos.
Vocês teriam informações a respeito deles e como solucionar o problema?
Abraços,
Marcus
adriano paes20/05/2006 14:26
Seria uma mosca bem pequena preta e com pintinhas brancas??Pois se for, sao inofencifas!Talvez seja pela descriçao do nosso amigo Mafont.
marcus.fontana22/05/2006 16:08
Olá,

Ainda continuo com os insetinhos que pelo visto não estão causando nehum problema à planta no entanto vou tentar solucionar o caso com inseticida DIMY (acho que é esse o nome) depois trarei as novidades.
darkaso23/05/2006 21:19
Mafont,

normalmente os adubos naturais são colocados embaixo de um copinho ou redinha para que esses mosquitos não encham. Eu coloquei enterrada no substrato. Tiro um pouco e coloco, depois tampo de novo.

T+
marcus.fontana24/05/2006 16:22
darkaso escreveu:
Mafont,

normalmente os adubos naturais são colocados embaixo de um copinho ou redinha para que esses mosquitos não encham. Eu coloquei enterrada no substrato. Tiro um pouco e coloco, depois tampo de novo.

T+

Obrigado pela dica!! Eu coloquei por baixo do substrato mas de maneira bem superficial, acho que foi isso!!