Fotos do bonsai
Felipe Frango Zappala08/03/2005 21:27
OK Cissa, ela resiste à sol direto ou se usa sombrite (80%)??
Sei lá, minha impressão é que pouca gente cultiva ela pela dificuldade até de infomação...
Abraços.
Cissa08/03/2005 21:49
Oi Felipe,
é no sol direto mesmo.
A dificuldade em cultivar erica é só para pessoas que negligenciam as regas diárias e também que não sabem como fazer o seu replantio.
E não tem aquela coisa de deixar para regar amanhã porque aguenta. Amanhã voce só encontra uma planta com as folhas secas e duras. Aí já era!!!! 😕
Abração
Cecilia
Felipe Frango Zappala08/03/2005 23:28
Pois é Cissa, eu tenho até curiosidade para saber quem aqui do fórum tem essa espécie???
Eu sou louco para ter uma, mas concordo com você, acho que não é planta para quem costuma se ausentar... e olha que cada vez tenho me ausentado menos.
Alguém mais cultiva essa espécie?? Como costuma cuidar??
Abraços.
Cissa08/03/2005 23:53
Então Felipe, além das regras frequentes o unico cuidado diferente é na hora do replantio.
As pessoas tem que ter em mente como as ericas dependem demais das raízes para a sobrevivencia (absorção de água), podas de raízes sem o devido preparo simplesmente as matarão.
Uma das opções para podas de raízes é como o Olavo já explicou, é um trabalho de paciência mesmo, esperar meses para cortar 1 a 2 cm de raízes.
O que normalmente fazemos, é tirar apenas em pouco do torrão que fica em volta das raízes e plantar assim mesmo, sem mexer nas raízes apenas colocando substrato novo em volta.
Se o torrão estiver muito grande, submergimos toda a parte do torrão em água por 24 hs. Depois desse período, quando voce levantamos a planta da água, quase que a totalidade da terra vai ficar na áqua, aí é só plantar, sem mexer nas raízes.
Parece complicado mas não é. E compensa muito cultivar ericas, pois elas nos brindam com flores o ano inteiro.
Também gostaria de saber sobre outras pessoas que cultivam ericas e o que fazem de diferente.
Abração
Cecilia
Olavo09/03/2005 02:46
Filipe...
Eu já cheguei a tirar quatro dedos (ou a metade) da parte inferior do torrão usando uma faca afiada para pão e continuo com a planta...
O lance de colocar a planta com o torrão totalmente submerso 24 h antes da poda (ou corte) é para super hidratar a planta tb.
Nas minhas experiências elas nem esboçaram qq estresse.
Mas elas tb não fazem isso, ou simplesmente morrem ou nada demonstram...
O prato embaixo é daqueles plásticos, preto normalmente usados em vaso mesmo. O que eu sempre olho é se tem água no prato e td bem. Se baixar o nível da água rego a planta normalmente.
Tb uso óleo de Neen no prato pra evitar as larvas de mosquito a cada 15 dias.
Cissa... A Érica é uma mirtacea, o eucalipto tb é?
Felipe Frango Zappala09/03/2005 03:00
Então pela sua experiência é perfeitamente possível, desde que não se descuide 1 dia, conforme a Cissa bem falou??!
Abração
Olavo09/03/2005 03:17
Se estiver com o prato embaixo pode até descuidar 1 dia que o prato não evapora inteiro em 24 h (muito difícil)
Mas se descuidar já era!!!!
Charles09/03/2005 08:55
Esse papo sobre érica tá provocando tremores nos meu dedos!!! 😲
Tive a capacidade de matar 10 delas há uns bons anos, por desconhecer as características e necessidades dessas danadas!
Cissa, Olavo, voces sabem onde posso encontrar éricas já com troncos de mais "respeito"?..... No Kadan não tem...
Depois dessas dicas, com certeza vou me lançar de novo nessa aventura!
Acho essas éricas simplesmente maravilhosas!
Abraço,
Charles
Cissa09/03/2005 09:43
Oi Olavo,
é isso mesmo, o eucalipto também é da família das myrtaceas.
Você já experimentou apertar uma semente de erica quando verdes perto do nariz???? Tem cheiro de eucalipto!!!!!!!!!
Charles,
no Kadan tinha alguns exemplares de tronco grosso sim, mas minha mãe passou por lá e fez um rapa. 😄
De vem em quando eu tenho visto em gardens, de tamanho razoável.
Abração
Cecilia
Charles09/03/2005 10:19
Oi Cissa....
Muito bonito , hein!!!!?..... fazendo rapa de érica !!!!
Por isso que não encontrei, quando passei por lá há 1 mês... 😈
Voce sabe se no CEAGESP tem das grandinhas? Nesses Garden Centers o pessoal salga bem os preços...
Abraço,
Charles
Cissa09/03/2005 20:26
Oi Charles,
estando num dia de sorte a garimpando bastante voce até encontra alguma coisa no Ceagesp.
E por falar nisso, nós tinhamos combinado de um dia ir lá juntos né????
Abração
Cecilia
Charles10/03/2005 08:49
Oi Cissa... tudo bem?
É verdade... falamos em ir juntos lá... e até agora nada!.... 😮ops:
Reconheço minha dificuldade em arranjar brechinas na agenda, principalmente durante a semana.
Surgindo uma chance dessas, eu entro em contato com voce... e se der, vamos juntos.
Caso contrário... um dia vou ter que ralar sozinho... rs
Abração,
Charles
Cissa18/03/2005 15:21
Oi Charles,
estive hoje no Ceagesp e encontrei erica em um box apenas, tinha do tamanho que você quer e em grande quantidade.
O box fica perto do Kadan, mais pro centro do galpão.
Tinha de 2 variedades, a de flor dobrada de cor rosa clara e a rosa escura.
Abração
Cecilia