Cobertura do solo – musgos e plantas adequadas.
Cobertura do solo – musgos e plantas adequadas.
Pessoal, resolvi abrir este tópico, pois creio ser do interesse de todos. Espero que todos contribuam com suas dicas e experiências no assunto.
Em tópico anterior estava a especular sobre o uso da grama em uma de minhas composições. Avia feito um projeto e para cobrir as pedras da composição usei uma textura de grama que o pessoal gostou.
A princípio transcrevo tudo o que foi comentado sobre o assunto em questão.
O renan postou...
Ficaremos aguardando aqui ok....
Consegui uma graminha perfeita na calçada do meu vizinho a qual apliquei em minha composição . Ela é bem pequena e com um pequeno ponto de raízes consegue cobrir uma grande área.

Na ocasião postei o seguinte
O Nickyfury alertou sobre o perigo do uso de grama.
De fato como o Nickfury observou logo a seguir não encontramos ninguém utilizando grama para cobertura do solo e a razão para isso é a comentada acima. Este tipo de equivoco mostra como é importante discutirmos o assunto aqui.
Ademais não creio que os musgos sejam apropriados em todos os casos. Em um país tropical como o nosso sua utilização fica restrita a bonsais que não ficam a pleno sol, pois ele seca muito facilmente nestas circunstâncias.
Fica aqui portanto a interrogação sobre os tipos de cobertura apropriados.
Posto a seguir dois trabalhos de cobertura que considero excelente do Zahao. Fica em aberto o material por ele utilizado.

Em breve posto outras espécies que tenho coletado para a apreciação dos colegas foristas.
O ideal é que todos colaborem comentando o material que utilizam e seus detalhes de cultivo para assim formarmos uma materia consistente sobre o assunto.
Pessoal, resolvi abrir este tópico, pois creio ser do interesse de todos. Espero que todos contribuam com suas dicas e experiências no assunto.
Em tópico anterior estava a especular sobre o uso da grama em uma de minhas composições. Avia feito um projeto e para cobrir as pedras da composição usei uma textura de grama que o pessoal gostou.
A princípio transcrevo tudo o que foi comentado sobre o assunto em questão.
O renan postou...
Agora, só a título de curiosidade, se vc usar a grama mesmo, dá pra direcionar ela inclinando o vaso ou usando uma fonte de luz que venha "de lado"... Sei que esse seria apenas um detalhe, mas se quiser fazer dá sim... Apesar de eu achar que a grama vai atrapalhar um pouco a drenagem.... Em alguns vasos meus, surge uma "grama" minúscula, que inclusive floresce e não atrapalha em nada... é bem pequeno mesmo, mas dá um belo efeito... Esse fim de semana posto uma foto dela aqui.
Ficaremos aguardando aqui ok....
Consegui uma graminha perfeita na calçada do meu vizinho a qual apliquei em minha composição . Ela é bem pequena e com um pequeno ponto de raízes consegue cobrir uma grande área.

Na ocasião postei o seguinte
“A grama não precisa fechar o solo, dá o efeito de cobertura, agüenta e gosta de sol forte. Só tem vantagem. Repare no detalhe. Como foi recém colocada dá ainda para ver os pedriscos. Não quis exagerar na quantidade pois creio que com o tempo vai fechar ainda mais mantendo só os poucos pontos de raízes.”
O Nickyfury alertou sobre o perigo do uso de grama.
Duprat, tenho formado algumas plantas no estilo planta sobre pedra, e para isso componho uma mistura de terra de cupinzeiro (após queimar os granulos por vinte minutos), a qual transformo em pó, juntamente com musgo/esfagno pré molhado em hormônio enraizante. Vc pode adicionar partículas pequeninas de carvão vegetal (bambu é o ideal), na mistura. Aplique grânulos de osmocote quando formar a base onde irá apoiar as raízes. Sobre as raízes apoiadas na base formada, coloque mais da massa composta e cubra com musgo.
Por mais tentador que seja o uso da grama, eu desaconselho. Mesmo a grama mini, com o tempo, irá consumir todo o substrato e crescer em função do adubo liquido, que nesse tipo de trabalho é o mais indicado. Com o musgo isso não acontece, e vc pode sempre repor o que queimar ou secar.
Num primeiro momento, a grama irá ficar interessante. Mas com o tempo, irá dominar e poderá até matar suas raízes, por mais que vc tente controlar seu crescimento, sem prejuízo para a planta.
De fato como o Nickfury observou logo a seguir não encontramos ninguém utilizando grama para cobertura do solo e a razão para isso é a comentada acima. Este tipo de equivoco mostra como é importante discutirmos o assunto aqui.
Ademais não creio que os musgos sejam apropriados em todos os casos. Em um país tropical como o nosso sua utilização fica restrita a bonsais que não ficam a pleno sol, pois ele seca muito facilmente nestas circunstâncias.
Fica aqui portanto a interrogação sobre os tipos de cobertura apropriados.
Posto a seguir dois trabalhos de cobertura que considero excelente do Zahao. Fica em aberto o material por ele utilizado.

Em breve posto outras espécies que tenho coletado para a apreciação dos colegas foristas.
O ideal é que todos colaborem comentando o material que utilizam e seus detalhes de cultivo para assim formarmos uma materia consistente sobre o assunto.