Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambuim com problema!!!

Ana C.06/11/2006 21:56
Cambuim com problema!!!
Olá!! Sou nova por aqui, tenho algumas plantas q estou começando a cultivar agora, mas estou c/ um problema num cambuim q ganhei faz quase um ano!! Faz um mês q começou a aparecer nas folhas umas manchas marrons, geralmente começando das bordas p/ o centro da folha, tomou conta de quase tds as folhas!! Então semana passada retirei tds as q estavam c/ o problema e a dois dias notei q o problema reapareceu em outras folhas!! Não faço idéia do q seja!! A planta no geral está bem pois está brotando, mas não aguento mais ver essas manchas, até pq "estragou" o estilo da planta q estava com uma copa bem fechada!! Ah, e a planta passa o dia na rua, toma o sol da manhã, só fica dentro de casa de noite...

Desculpem a qualidade das fotos, foram tiradas com o celular...
Se alguem puder me ajudar, serei eternamente grata!!
Um abraço,
Ana
darkaso07/11/2006 19:49
Ana C,

seja bem vinda ao fórum. Espero que possamos trocar muitas idéias sobre bonsai por aqui e que possamos te ajudar com esta planta.

Bom, as manchas não parecem fungos nem ferrugem, então, por precaução eu trocaria o substrato e colocaria um somente com pedrisco fino ou com areia grossa em um escorredor. Depois desfolharia de novo e esperaria para ver a reação dela daqui um mês com a nova brotação. De quebra deixaria aí por um bom tempo para colocá-la na mamadeira, obetendo um crescimento muito melhor de galhos e engrossamento do tronco.

T+
Ana C.07/11/2006 22:20
Darkaso,
Muito obrigada pela resposta!! Vou fazer isso tu sugeriste e depois volto aqui para contar se funcionou!!
Abraços,
Ana