Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ALPORQUIA MANEIRA PRÁTICA DE FAZER.

12345
jorgeleao123/02/2008 23:23
Amigo Geraldo:

Utilizei-me de sua ideia de fazer um "copinho" antes de confeccionar o alporque para a colocação do substrato, porém ao invés da bucha vegetal usei uma rede de fibras de coqueiro trançadas e o resultado tb foi muito bom. Fica ai então mais uma dica para os apaixonados pelo bonsai...

Ah... a tal rede de fibras é fácil de encontrar na base das folhagens do coqueiro....

Jorge Leão
Evaldo Salustiano08/04/2008 18:49
Ola pessoal
Me tire uma duvida, tem como fazer alporque de goiabeira?
É que acho o tronco de goiaba muito bonito e creio que daria um belo bonsai.
Obrigado
GERALDO INOCÊNCIO08/04/2008 21:14
Evaldo,

Embora nem todos os alporques de goiaba tenham sucesso, você poderá conseguir que alguns enraizem. Já consegui uns três alporques de goiabeira.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Evaldo Salustiano09/04/2008 09:17
Caro Geraldo
Obrigado pela resposta, mas mais uma perguntinha para nao perder o costume....
Tem um diametro minimo ou maximo do tronco para que se obtenha sucesso?
GERALDO INOCÊNCIO09/04/2008 09:26
Evaldo,

Em se tratando de frutíferas, escolha sempre um galho que já deu frutos ok. A chance de seu bonsai frutificar no vaso é muito maior.

Em plantas não frutíferas, escolha galhos lenhosos, (mais velhos).

Evaldo Salustiano10/04/2008 12:13
Geraldo
E com relação ao diâmetro do tronco, tem uma medida ideal?
Obrigado
GERALDO INOCÊNCIO10/04/2008 21:17
Evaldo,

com relação ao diâmetro do tronco isto é um fator relativo, depende do seu interesse, mas normalmente eu escolho galhos que tenham pelo menos 1 cm de diâmetro.

Ivanil Pimentel Vieira21/04/2008 17:36
Geraldo,

li num Tópico que é possível de se efetuar vários alporques num só galho ou tronto simultaneamente. Vc já efetuou a experiência?
Possuo duas plantas nessa situação por isso minha pergunta.

Um abraço - Ivanil
Marcos Castilho21/04/2008 19:59
Geraldo, quanto tempo em média um galho de Jabuticabeira de uns 3cm de espessura demora para enraizar?
GERALDO INOCÊNCIO22/04/2008 09:21
Marcos,

Alporquia de jabuticabeira pode levar um ano ou mais daí a dificuldade de conseguir mudas por este processo.

GERALDO INOCÊNCIO22/04/2008 09:25
Ivanil,

Teóricamente pode se fazer mais de um alporque por galho, mas depende muito de cada planta. Cabe observar que o alporque mais baixo já interrompe o fluxo de seiva e mais de um alporque no mesmo galho pode não dar resultado, mas depende da resposta de cada planta.

Marcos Castilho22/04/2008 12:54
Então Geraldo por estacas pode ser mais fácil ou não tem como conseguir uma Jabuticabeira por essa forma?
leandrop722/04/2008 23:10
hormonio
Boa noite aos foristas, sou novo aqui, esse hormonio é o enraizador? onde eu encontro esse hormonio? estou começando tenho algumas ávores e pretendo transformá-las em bonsais.
leandrop722/04/2008 23:12
hormonio
Boa noite aos foristas, sou novo aqui, esse hormonio é o enraizador? onde eu encontro esse hormonio? estou começando tenho algumas ávores e pretendo transformá-las em bonsais, e amanhã vou esperimentar fazer a alporquia no meu ficus é necessário o hormonio? ou só a terra adubada resolve.
Grato pela atenção
GERALDO INOCÊNCIO23/04/2008 07:24
Leandrop7,

O hormônio em questão é o enraizador. Veja abaixo os principais:

Tiamina (vitamina b1) não utilize em formato de xaropes, pois atrai formigas. (pode fazer por manipulação)

Comprimido benerva (compra nas farmácias)(amasse dois e dissolva em 1/2 litro de água.

ácido indolbultírico ( melhor hormônio) costuma-se comprar já pronto para uso.

Tiamina de boro -costuma-se comprar pronto para uso.

Costumo usar 30 gotas em 1/2 litro de água e deixo a estaca pelo menos 2 horas nesta solução.

GERALDO INOCÊNCIO23/04/2008 07:30
Marcos,

Apenas a jabuticabeira demora tanto para enraizar a maioria das plantas costuma enraizar até 120 dias, inclusive os cítricus.

Se a intenção é fazer muitas mudas a estaquia é mais vantajosa. Se a intenção é um bonsai que produza frutos a alporquia é o melhor caminho.

leandrop725/04/2008 14:52
Obrigado!
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Leandrop7,

O hormônio em questão é o enraizador. Veja abaixo os principais:

Tiamina (vitamina b1) não utilize em formato de xaropes, pois atrai formigas. (pode fazer por manipulação)

Comprimido benerva (compra nas farmácias)(amasse dois e dissolva em 1/2 litro de água.

ácido indolbultírico ( melhor hormônio) costuma-se comprar já pronto para uso.

Tiamina de boro -costuma-se comprar pronto para uso.

Costumo usar 30 gotas em 1/2 litro de água e deixo a estaca pelo menos 2 horas nesta solução.

Geraldo obrigado pela resposta vou procurar e testar, obrigado pela atenção.
Um abraço!
GERALDO INOCÊNCIO26/04/2008 07:56
Valeu Leandro,

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio
Marcos Castilho27/06/2008 19:41
Geraldo grande mestre das frutíferas, você já consegui com certeza reproduzir jabuticabeira por estacas é claro. Mais além daquela técnica da mangueira na lata e lata enterrada e a técnica da marreta, existe outro modo de conseguir mudas de galhos de jabuticabeira que já produziu???
GERALDO INOCÊNCIO27/06/2008 20:26
Marcos,

As outras maneiras para conseguir uma frutificação precoce seriam a ALPORQUIA, matéria deste post e a enxertia que também abrevia muito a frutificação. No caso da jabuticabeira a enxertia por garfagem seria a indicada. A alporquia em jabuticabeiras pode demorar de 8 meses até 1 ano ou mais.

Takaki16/12/2008 22:42
Geraldo,

Fiz um alporque no meu acer palmatum no dia 20/11/2008 e até agora nenhuma raiz surgiu nas margens do filme de pvc. Será que errei em alguma coisa? Utilizei musgo e hormonio enraizador. Devo esperar mais tempo ou a técnica já furou? As folhas acima do alporque estão inclusive brotando.
SEKI - Elio Luis Secchi17/12/2008 14:33
Calma Takaki, nenhuma planta enraiza alporque em tão pouco tempo. Faz menos de 30 dias que o alporque foi feito. Com certeza terás sucesso, mas vai ter que esperar mais um ou 2 meses, dependendo da resposta da planta. Se não enraizou em 3 meses, abra o plastico e verifique que pode ter ocorrido a cicatrização do anel. Daí é só fazer o anel novamente.

abraços
GERALDO INOCÊNCIO17/12/2008 21:44
Takaki,

O Élio está correto. Ainda é pouco tempo para o enraizamento. Até hoje apenas uma planta enraizou em menos de 30 dias o Ficus Carica ou figo comestível, nas alporquias que já fiz. Os citrus levam de 90 a 120 dias. Fiz uma alporquia num araticum que levou quase um ano para enraizar e de repente soltou inúmeras raízes e agora está no vaso com 3 belas frutas e brevemente vou postar o resultado desta alporquia.

Grande abraço a você e ao amigo Élio.

Takaki18/12/2008 08:28
Geraldo/Élio,
Como é a primeira vez que estou fazendo, fiquei um pouco apreensivo. Obrigado pelas orientações.
Terei mais paciência.
Aguardemos o resultado.
williamf21/12/2008 12:41
Olá pessoal, sou novo por aqui e também na arte do bonsai e, preciso de algumas informações. Fiz alporquia em duas árvores aqui de casa, uma de ameixa vermelha e outra de uvaia, alguém sabe quanto tempo essas espécies levam para enraizar? Usei pó de casca de coco, pois dizia no pacote que era substituto do pó de xaxim, será que ele conserva a umidade o suficiente? De quanto em quanto tempo preciso umidecê-lo?
Agradeço se alguém puder me ajudar.
12345