Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

bergson23/02/2005 22:30
Ficus
Esse ficus tinha originalmente 2,20 de altura, hoje está com 60 cm.

Este outro tinha 02 metros de altura, originou 04 plantas e hoje tem 40 cm de altura.

Venho trabalhando com eles há aproximadamente 04 anos, estou procurando retrabalhar a copa, fiz algumas podas e estou a recompondo.

[]s

bergson
Illex23/02/2005 22:33
Re: Ficus
bergson escreveu:

Caramba cara,

É teu esse exemplar, qual a espécie de Ficus? Linda essa planta, adoro Ficus velho. Muito loko mesmo. Parabens.

Abraços:

Illex
Baduuuu23/02/2005 22:34
Caramba bergson...

Esse ficus é seu mesmo?
Meus parabens...

Voce tem alguma tecnica especial pra nascer raizes do tronco?
bergson23/02/2005 22:50
Illex,

obrigado pelo elogio, também tenho uma verdadeira paixão por ficus. Vivo procurando nas lojas, casas (nos jardins) e ruas. Quando encontro alguma planta que me agrada peço licença e pergunto se vendem, várias vezes voltei do interior do estado com plantas dentro do carro. (É um Ficus Benjamina o primeiro e se não me engano o segundo é um Retusa).

[]s

bergson
bergson23/02/2005 22:57
Badu,

A planta é realmente minha. A tenho a uns seis anos. Primeiro é a sorte de você envcontrar uma planta já em desenvolvimento.

Uma técnica que é utilizada para induzir a planta (ficus) a produzir raízes áreas é bastante simples:

Molhe bem o substrato no vaso. Em seguida coloque um plástico envolvendo esse vaso, você cria um efeito estufa mantendo a umidade acima da média, com isso a planta em sua parte superior lança raízes a procura dessa umidade. Venho utilizando essa solução e tenho tido um bom resultado.

[]s

bergson
Baduuuu23/02/2005 23:03
Muito Obrigado Bergson...

Já tinha ouvido falar de tecnicas como essa e de outras com aquarios, mas nenhuma avia sido atestada...
Vou começar a fazer isso no meu, principalmente agora no calor.

Abraços
Felipe Frango Zappala24/02/2005 06:54
Realmente muito bonitos os exemplares...
Bergson, você usa essa técnica à sol pleno?

Abraços.
Alexandre S. Coelho24/02/2005 07:28
Sou suspeito pra falar em Ficus... é maioria entre os poucos bonsai que tenho !!!
Valeu Bergson, belas plantas !!!
bergson24/02/2005 08:10
Felipe,

Eu coloco as plantas na sombra das árvores, pegam o sol do amanhecer que é a insolação ideal para acelerar o desenvolvimento da planta. O local fica bastante úmido.

[]s

bergson
Cissa24/02/2005 10:02
Oi Bergson,

a quanto tempo!!!
Muito bonitos esses ficus.
E cada vez mais que eu conheço essa espécie, mais fico encantada.

Abração
Cecilia
Sergivaldo24/02/2005 14:27
Grande Berson...

Beleza de plantas!!!

Aos poucos, vamos conhecendo seus tesouros. PARABÉNS!!!

Sergivaldo
bergson25/02/2005 06:19
Cecília,

Um grande abraço. É que fico em boa parte do tempo viajando. mas dentro do possível apareço.

[]s

Sergivaldo,

As plantas são poucas, a vontade é que é interminável.

[]s

bergson