Carvão
doolombo24/02/2005 09:02
Carvão
olha que eu vi no site da Monique, achei interessante, e resolvi postar a aqui pra perguntar se alguem já usou carvão como substrato! eu já vi usar carvão em orquídeas, vou usar tb numas mudas que tenho aqui.
http://site.voila.fr/babadubonsai/ficelles/moulins.html
bom, isso tb pode ser uma boa pra moer tiolos, será que dá certo!
eu vo tentar!
abraços
Felipe Frango Zappala24/02/2005 09:47
Fernando, muito cuidado...
Você vai acabar apanhando da sua mãe ou esposa... não dreio que essas máquinas consigam moer tijolo maciço... será?? Pode até estragar a lâmina.
Abraços.
doolombo24/02/2005 11:47
entao... acabei de moer quase um saco inteiro (3kg) de carvão 😂
precisa de ve a cor que eu fiquei...
heheheh minha mãe ficou P.... da vida!!!!!
mas o resultado foi ótimo, separei em 3 granulometrias o carvão moído atraveés de peneiras, e o pó mais fino que sobrou vou usar como fonte de Potássio, será que dá certo?
bom vou tirar umas fotos e jajá mostro aqui....
to indo la tirar as fotos....
eu vou ver se moo os tijolos amanha.... vou faze um teste... se der certo!!!! Uma coisa, precisa te braço viu, porque cansa pra caramba! 😕
abraços
Sergivaldo24/02/2005 13:39
Oi Pessoal,
Justamente por cultivar algumas orquídeas é que comecei, há alguns meses, a adicionar carvão vegetal triturado nos substratos para minhas mudas.
Facilita a drenagem e ajuda na aeração do substrato.
Um abração,
Sergivaldo
doolombo24/02/2005 13:55
bom, tirei as fotos da arte que aprontei aqui em casa hoje!
essa primeira foto, mostra todos os 4 tipos de carvão moído que consegui
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=/3879&.dnm=3436.jpg&.src=ph
esse é o carvão moído mais grosso (5 a 10mm)
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=/3879&.dnm=1d1d.jpg&.src=ph
o médio, que foi o que rendeu mais, e tem uma granulometria boa (2 a 3mm)
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=/3879&.dnm=2be9.jpg&.src=ph
esse o mais fino com aproximadamente 1mm
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=/3879&.dnm=3fa6.jpg&.src=ph
e por fim o pó, vcs acham que pode ser usado para misturar na terra, como fonte de potássio?
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=/3879&.dnm=8743.jpg&.src=ph
bom é isso!
abraços!
Felipe Frango Zappala24/02/2005 14:27
Hahaha
Esse Fernando é maluco mesmo... Mas a idéia é boa. Parece que funcionou muito bem. Pena que eu não tenho uma peça dessas aqui... mas estou esperando mesmo é o teste do tijolo... hahaha.
Abração
doolombo24/02/2005 14:32
talvez hj a tarde tenha tempo de moer os tijolos, daí a noite falo se deu certo ou não! mas pelo que vi eh capais que dê certo, pois moeu o carvão com grande facilidade!
agora preciso levar minha vó nuns lugares aqui!
abraços
doolombo25/02/2005 01:32
deu certo!
consegui moer os tijolos ! mas tive uma puta bolha na mão!
hehehe
as o resultado compenso... uma bacia grande cheia de tijolo moido!
abraços
jackson25/02/2005 05:26
carvão triturado
doolombo
Uso carvão triturado há uns três anos, com bons resultados. O carvão, retém boa qtdade de água e permite bom escoamento. Uso nas proporções de 20 a 40 %, junto com tijolo triturado e pedrisco de brita. tudo com granulometria de 2 a 4 mm. Como a minha região é muito quente (acredito que a sua tbm) em vasos mais rasos aumento a proporção do carvão, pois aquece menos e mantém maior umidade.
O pó mais fino é excelente para misturar à terra para a confecção de mudas ou na cova dos pré-bonsai.
Ao invés de "triturar" a máquina da sua mãe, vc pode fazer como eu. Vou aos depósitos de material de construção da cidade, levo minhas peneiras e baldes, pégo os tijolos e telhas triturados perto das pilhas, em poucos minutos, tenho muito material.
(dica: tbm tenho usado turfa negra, comprada em sacos como substrato para gramados, passo pelas peneiras como com os outros elementos. Uso no lugar do carvão ou misturado nele.)
[]s
Jackson
Felipe Frango Zappala25/02/2005 08:50
Fala Fernando, mostra a foto aí...
Essa é boa! Já estão aparecend outras receitas... essa que o Jackson passou parece funcionar bem.
Acabei de lembrar, que eu tenho ma Máquina da Lieme para massas, que pouco usei e ela tem 2 extratores desse tipo e com motor de 1/4hp... será que funciona?? Aqui eu só tenho telha.
Abraços.
doolombo25/02/2005 13:09
eu ainda nao peneirei, vou fazer isso daqui a pouco! daí sim eu tiro as fotos!
Felipe, esse motor ai eh bem mais potente que meu braço..heheheheh
minha mão ta com bolha agora! 😮ops:
abraços.....
Felipe Frango Zappala25/02/2005 13:30
Éeee, mas não deu certo não... acho que o extrusor não é próprio.
Realmente ele parece triturar até pedra, mas saiu mais pó do que outra coisa e em determinado momento travou a máquina...
Exprimentei pelo método das 2 peneiras do Sergivaldo e consegui, porém haja telha e braço... pois ele pode dizer melhor, mas para se fazer um escorredor são necessárias umas 6 telhas.
Abração.
Mário A G Leal25/02/2005 15:19
Re: Carvão
Fernando, o Hidaka usa o carvão da palha de arroz para desenvolver sementes se não me engano. Ele queima a palha de arroz e depois lava a mesma. O que ficar será o substrato para plantar. Seria interessante alguém que tenha a informação correta. Faz muitos anos que ele me falou sobre esta técnica. Alguém sabe? Charles, Cissa, Mizuno...?
doolombo escreveu:
olha que eu vi no site da Monique, achei interessante, e resolvi postar a aqui pra perguntar se alguem já usou carvão como substrato! eu já vi usar carvão em orquídeas, vou usar tb numas mudas que tenho aqui.
eu vo tentar!
abraços
Mário A G Leal25/02/2005 15:19
Re: Carvão
Fernando, o Hidaka usa o carvão da palha de arroz para desenvolver sementes se não me engano. Ele queima a palha de arroz e depois lava a mesma. O que ficar será o substrato para plantar. Seria interessante alguém que tenha a informação correta. Faz muitos anos que ele me falou sobre esta técnica. Alguém sabe? Charles, Cissa, Mizuno...?
doolombo escreveu:
eu vo tentar!
abraços
doolombo25/02/2005 18:02
aqui está a foto dos tilolos moídos!
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/doolombo/detail?.dir=3879&.dnm=199c.jpg&.src=ph
Maário, eu vi esse negócio de palha de arroz, só que ela era torrada e usada como substrato para plantas de hidroponia, vou dar uma procurada sobre isso depois posto aqui, com certeza vou encontrar alguma coisa lá na biblioteca da esalq.
Felipe, vc peneirou os tiljolos que vc moeu? pois eu peneirei o meu com diferentes tipos de peneira, conseguindo 4 tipos diferentes de granulometria que nem mostrei na foto! Acredito que se vc peneirar esse seu aí vai conseguir separar bem, aqui também formou esse pó que vc disse, e vc tb usou telhas, estou certo? pois tentei usar telhas e nao consegui, pois são mais duras que o tijolo, acredito que se vc usar tijolo úmido (os meus estavam úmidos, pois peguei no chão do meu quintal) vc terá resultados melhores!
abraços
Felipe Frango Zappala25/02/2005 20:06
Fernando, usei somente as telhas... quanto mais nova e laranja, mais dura...
Usei 2 tipos de peneira tb. Consegui fazer uns 10 litros com 7 telhas.
Abraços.
Sergivaldo26/02/2005 21:22
Felipe Frango Zappala escreveu:
Éeee, mas não deu certo não... acho que o extrusor não é próprio.
Realmente ele parece triturar até pedra, mas saiu mais pó do que outra coisa e em determinado momento travou a máquina...
Exprimentei pelo método das 2 peneiras do Sergivaldo e consegui, porém haja telha e braço... pois ele pode dizer melhor, mas para se fazer um escorredor são necessárias umas 6 telhas.
Abração.
Olá Pessoal,
Gostei muito da idéia do moinho para triturar o carvão: vou tentar conseguir um desses para moer o carvão.
Acho que moer tijolo, no braço, não é moleza: haja bolhas na mão!!!
Felipe, quando vou quebrar os tijolos faço-o sem pressa. Me sento tranquilamente no meu banquinho e, aos poucos, vou esmagando-os.
O segredo é não bater o martelo com muita força, pois assim irá sobrar muito pó. Em uma hora de trabalho dá prá conseguir uma boa quantidade. Como não é todo dia que troco o substrato dos meus bonsai, não tenho pressa de consaguir uma grande quantidade (e olha que não tenho poucas plantas!!!).
É muito legal que novas idéias estejam surgindo.
Um abração a todos,
Sergivaldo
Anselmo Dutra27/02/2005 19:11
Olá "carvoeiros"
eu gostei muito da idéia de se fazer substrato de carvão. Eu já ouvi falar muito disso mas nunca usei.
Mas de qualquer forma é mais uma idéia. Por isso que este forum é mais rico em informações que muita universidade.
Para moer no maretelo como o Sergivaldo falou, eu me lembrei de quando era criança nós moíamos vidro para fazer cerol de pipa, nós colocávamos o vidro na meia e batíamos com um martelo ou marreta. Isso pode ser feito com o carvão ou o tijolo/telha. Pode-se colocá-los em uma fronha ou saco de pano e dar a marretada. Espero q seja mais uma dica para os "carvoeiros" (eheh)
Um abração a todos
Anselmo Dutra
Mizuno27/02/2005 20:37
Uma vez me disseram (acho que foi o João Chaddad) que o carvão de madeira tinha alguma substância que poderia prejudicar os bonsai, mas era só lavar que estava tudo bem.
O Hidaka sensei faz mudas por estaca e alporquia somente com carvão de casca de arroz e disse que é o melhor que tem.
Uso carvão comum moído em todas as misturas de terra que uso.
Felipe Frango Zappala27/02/2005 21:01
Então cinzas de lenha, nem pensar???
Abraços.
jackson28/02/2005 05:30
Amigos,
O problema de usar cinzas é que à partir delas se extrai a soda cáustica, usada p. fazer sabão. Nossos avós lavavam as cinzas e com a água retiravam a soda. Portanto deve-se lavar várias vezes o carvão ou os restos de lenha quimada.
[]s.
Jackson
Felipe Frango Zappala28/02/2005 10:46
OK Jackson,
Essa informação eu desconhecia.
Abraços.
Mizuno01/03/2005 00:18
então, provavelmente, o problema é o pH, que é muito alcalino.
jackson01/03/2005 12:26
Pessoal<
Não quero dizer que não pode usar as cinzas, eu não uso, pode ser que alguém utilize para diminuir a acidez do substrato, porém deve ser difícil determinar a quantidade para não fazer às plantas.
Alguém que usa cinzas pode nos dar a dica?
Jackson
Felipe Frango Zappala01/03/2005 12:36
Jackson acabei de exprimentar em algumas plantas aqui... (Tiro no escuro!)
Depois de um tempo, se você lembrar, sobe esse link que eu digo.
Abraços.