Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

MANEIRA PRÁTICA DE CONSEGUIR UM BONSAI ESTILO NEAGARI

12
GERALDO INOCÊNCIO23/11/2006 21:33
MANEIRA PRÁTICA DE CONSEGUIR UM BONSAI ESTILO NEAGARI
Corte uns tubos de pvc cerca de 50 cm (diâmetro do tubo pode ser 75 ou 100 mm).
Escolha a planta que você quiser e plante dentro do tubo e depois plante o tubo no chão. As raízes da planta tendem a descer procurando sair do tubo e vão então ficando cada vez maiores. Quando você achar que a planta já está bem desenvolvida, tire o tubo do chão, cavando por baixo. Dê uns batidinhas com ele numa madeira que a planta se solta. Você vai ver o tamanho das raízes. Aí plante com a altura que você quiser e envolva as raízes com musgo e enrole filme de embalar alimentos. Depois é só ir retirando aos poucos para as raízes se adptarem ao meio ambiente.

Experimentem vocês vão gostar.
darkaso23/11/2006 21:39
Geraldo,

esta forma também uso. Estou com uma serissa e uma scheflera para engrossar. É bem interessante o formato que fica depois de pronto.

T+
GERALDO INOCÊNCIO23/11/2006 21:47
Valeu Darkaso,

Eu fiz alguns que ficaram com raízes muito intessantes, é realmente uma maneira bem prática.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Ricardo Paiva24/11/2006 00:26
Darkaso e Geraldo, postem fotos.

Abraços
EBREO24/11/2006 19:13
neagari
AMIGOS SAUDACOES. Voces ja tentaram a garrafa PET? ATT. LUCIANO.
darkaso24/11/2006 20:52
Ricardo,

infelizmente as fotos vou ficar devendo. Estes com cano estão na casa de minha mãe e não sei quando vou por lá.

T+
darkaso24/11/2006 20:55
Ebreo,

a garrafa pet tenho usado mas não em seu tamanho total se for de coca-cola. Ela tem aquele formato característico e as raízes acabam por assumir este formato. Mas existe no mercado algumas marcas que usam garrafas lisas, parecendo com os canos. Essas dá pra usar a garrafa inteira, e achei uma boa. Dessas de pet tenho em casa, depois posto fotos.

T+
GERALDO INOCÊNCIO24/11/2006 20:59
Oi pessoal,

Vou fotografar o plantio em tubos, e futuramente a gente vai tirar a planta e ver como ficou as raízes.

GERALDO INOCÊNCIO03/01/2007 22:14
Oi pessoal,

Vai abaixo algumas fotos de bonsais que foram feitos com esta técnica:

foto 1:
foto2:

Vou fotografar o passo a passo da técnica e logo posto no fórum.

darkaso03/01/2007 22:31
Geraldo,

quanto tempo esse fícus ficou no tubo? Está com uma raíz muito boa.

T+
GERALDO INOCÊNCIO04/01/2007 22:05
Darkaso,

Eu não lembro mais quanto tempo ficou no tubo, mas o tempo depende da planta. Os ficus engrossam as raízes mais rapidamente, outras plantas podem demorar mais. Eu também utilizo esta técnica para fazer o estilo raízes sobre a rocha só que neste caso não deixo as raízes engrossar muito. Este processo faz com que você consiga raízes bem longas, que podem ser trabalhadas conforme sua vontade.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
darkaso04/01/2007 22:24
Geraldo,

para raíz na pedra prefiro enterrar o conjunto todo no substrato em um vaso mais largo. Mas vou experimentar no pvc pra ver.

T+
GERALDO INOCÊNCIO05/01/2007 21:30
Darkaso,

Enterrar a pedra envolta nas raízes também é muito bom, mas quando você tira a planta do tubo, você tem raízes bem grandes que você pode envolver a pedra de maneira mais controlada, coisa que não se consegue enterrando a pedra.

nickyfury28/01/2007 01:04
bonsai
Geraldo, usar um tubo de pvc parece interessante, mas é dispendioso. Eu prefiro, como disse o Luciano, usar garrafa pet. E outra: ao invés de plantar no chão, dificultando a retirada, acho mais viavel plantar sobre um escorredor, e depois por este sobre uma mamadeira. 😄

Dessa forma voce controla melhor o crescimento e desenvolvimento da planta, acompanhando minuciosamente todo o processo, facilitando inclusive na hora de aportar adubação (organica é melhor). 😉

A raiz desse ficus ficou interessante, realmente. Mas a pedra ficou um pouco pequena, não? 😲
GERALDO INOCÊNCIO28/01/2007 09:12
Nicky,

Vou listar as vantagens do método:

- O tubo é mais comprido do que a garrafa pet o que proporciona raízes
bem maiores, que podem ser trabalhadas à sua vontade;

- O tubo é reutilizável o que no fim torna o preço dele irrisório;

- Na hora de tirar a planta o tubo é muito melhor, é só você dar umas
pancadinhas com ele, rodando os lados que a planta se solta todinha;

- Plantar no chão é muito melhor do que qualquer método conhecido, já
fiz todo tipo de experiência com escorredores, mamadeiras, etc;

- Quanto à pedra, é um bonsai antigo e estava bem menor quando
coloquei a pedra (que na realidade foi feita à mão), o resultado não
ficou muito bom, mas fui deixando e está aí até hoje.

Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio
Smoke28/01/2007 09:15
bom não entendi direito vcs não teriam uma foto de como fazer passo a passo.
dá pra fazer num bonsai sohin ou mame?
GERALDO INOCÊNCIO28/01/2007 09:22
Smoke,

Vou fotografar todo o processo e postar nesta matéria ok.

Smoke28/01/2007 13:32
Ok obrigado
Smoke04/02/2007 00:03
bom coloquei um ipê amarelo e vou colcoar uma caliandra no cano
nickyfury08/02/2007 21:56
bonsai
Geraldo, para formar shohin ou mame, o bonsaista Charles Ferrante, de Barretos, no ultimo encontro no Atelier de Dom Mario, passou a dica do uso da garrafa pet, como ilustrei. 😄

Apenas, acrescentando, ele disse que ao fazer os furos no fundo da garrafa, que o fizesse grande, de maneira a facilitar a saida das raízes. Depois disso, ao colocar sobre o escorredor, deveria cortar o fundo, permitindo que dessa forma as raízes saíssem mais facilmente, para irem se alimentar.
Outra finalidade para isso, é que, para retirar a pet, ele faz um corte no sentido do comprimento da garrafa, retirando-a, mas mantendo o substrato, que na altura do campeonato, estará bem firme e compacto. Ao proceder a rega diária, pode-se ir molhando e, em consequencia, desmanchando esse torrão, gradativamente, possibilitanto a exposição das raízes da planta. 😄

Isso não dá para fazer com o tubo de pvc, a não ser, claro, que seja serrado antes e preso com arames, que serão, oportunamente cortados, para soltar mais facilmente. 😄

Enquanto isso, a parte áerea da planta não é mexida, visando o engrossamento do tronco. Os galhos, no caso, podem ser pré-aramados, visando uma formação inicial da estrutura da copa, mas ainda assim, deverão ser estimulados a continuar seu crescimento, como galhos de sacrificio. Apenas após a formação das raízes, é que se irá trabalhar a parte aerea, visando sua estruturação. 😄

Ele apresentou tres piracantas, shohin, no estilo neagari, formadas dessa maneira. 😄

Estou seguindo essa técnica com serissa, piracanta e acer kaede, sendo que este último visando formação de raiz sobre pedra. 😉
GERALDO INOCÊNCIO08/02/2007 22:06
Nick,

Normalmente o tubo de pvc por ter formato uniforme, a planta sai facilmente. Basta dar umas batitinhas no tubo girando a planta. Você pode também cortar o tubo em uma das laterais e amarra-lo para plantar. Quando for tirar, corte o amarrilho e abra um pouco o tubo pela lateral que a planta sai facilmente sem prejudicar o substrato. A vantagem do tubo é você escolher o tamanho que você quer as raízes adequando o comprimento do tubo.

nickyfury08/02/2007 23:08
bonsai
Geraldo, sem dúvida nenhuma, devido a sua experiencia com o tubo de pvc, e aos excelentes resultados obtidos, voce tem mais que razão em afirmar isso. 😄

Naturalmente, uma vez que estou testando a técnica do Charlinhos, de Barretos, nada mais justo que testar essa sua, fazendo uso de um tubo. Da mesma forma que voce, irei tentar com um ficus retusa, que tem um crescimento mais rápido. Qual o diametro voce recomendaria? 50, 100 ou 200? 😲
GERALDO INOCÊNCIO09/02/2007 08:02
Nick,

Normalmente uso o de 100 mm. Observei que você está cultivando duas guetardas (veludo do campo). Dentro em breve vou postar algumas fotos de veludos do campo ok.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
bs_freitas11/02/2007 15:12
Bom d+,

muito boa esta técnica e não é tão complicada como aquelas de fazer niveis e niveis com garrafas ou caixotes.

😉
nickyfury13/02/2007 01:47
bonsai
Ok, Geraldo. Manda aí essas fotos de suas guetardas. Fiquei curioso para vê-las nessas fotos. 😄
12