Willian escreveu:
Muito obrigado Sergivaldo. Mais alguém tem alguma informação?
Willian, acho que talvez eu possa dar uma pequena contribuição sobre primaveras. Iniciei, com um amigo meu, um trabalho num sítio onde cresciam várias primaveras, de várias espécies. Como era uma experiência nova para nós, o trato com as primaveras, fomos fazendo mudas de todas que existiam lá.
Aprendemos algumas coisas durante este tempo sobre mudas, podas e formatação de estilos. Muitas fotos podem ser vistas no nosso site
http://www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm
O que talvez seja importante, segundo minha experiência, é que se faça boas mudas a partir de estacas pequenas. Dependendo do projeto que a gente tenha em mente ( mini bonsai, pequeno, médio ou grande ) a estaca deverá ter um tamanho adequado (5cm,10, etc...) assim como também deveremos observar a grossura delas. A primavera enraiza com certa facilidade principalmente se o solo for arenoso e usarmos algum tipo de enraizante ( o que é opcional ). Para você ter idéia, temos no sítio, estacas com mais de 10cm de grossura que enraizaram no chão assim como estacas com grossura de 1cm para fazer mini-bonsai.
Tudo vai depender do que se estiver projetando fazer.
Dê uma olhada nas fotos do nosso site para ter uma idéia das primaveras que conseguimos.
Um detalhe importante: os espinhos são fundamentais para as primaveras. Algumas possuem muitos, grandes, fortes... Outras, como já foi falado aqui no Forum, são pequenos. Mas nós aprendemos a respeitar esses espinhos, nunca os arrancando. É na base dele que surgem os brotos que serão fundamentais para que possamos trabalhar na forma do nosso bonsai. A gente se fala mais, depois. OK?
Como eu também sou um principiante e curioso, peço aos demais colegas que tem experiência com bougainvilleas que digam sobre suas descobertas. A gente tá aqui pra isso, não é? "Trocar figurinhas" heheh..