Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Urbano

bergson27/02/2005 00:38
Yamadori Urbano
A um certo tempo escrevi esse texto e resolvi colocar em nosso fórum, para mostrar a todos o que estão iniciando que estamos cercados de plantas que servem bem a prática do bonsai.

[]s em todos

bergson

YAMADORI URBANO

Em toda e qualquer época, a prática do Yamadori (coleta de árvores na natureza, quando já são árvores-miniaturas) é sempre envolvente e excitante, sendo praticado na restinga, caatinga, montanhas ou pedreiras, em qualquer ambiente inóspito, que por suas condições de composição de solo ou climáticas, favoreçam a existência do bonsai. No entanto, a partir da prática de educar/trabalhar as árvores, o Yamadori se tornou amplo e praticamente irrestrito, pois vamos em busca de árvores/arbustos (araki) que possamos utilizar como base para um futuro bonsai.
Partindo do princípio da busca/pesquisa, é que todos os recantos servem como campo de coleta de material, e em meu caso, os jardins da cidade, com suas plantas antigas e normalmente esquecidas, crescendo ao sabor da natureza, transformando-se em exemplares perfeitos ao nosso objetivo.

O curioso do bonsaísta, é o estado alerta, sempre buscando com a visão algum exemplar que sirva para transformar em bonsai, e assim foi que “achei” ( no jardim de minha sogra e que felizmente só percebeu o desaparecimento da planta 08 meses após a coleta) uma Schefflera actinophilla (foto 1) de aproximadamente 30 anos, com 1,80m de altura, que chamou minha atenção pela composição de sua raízes aéreas (foto 2), fixadas a terra como se buscasse escapar de um grande vendaval, bem como, o aspecto envelhecido de seus troncos reforçando a imagem do antigo.

Foto 01

Foto 02

Tratei então de reduzir para 40 cm de altura (foto 3), buscando uma formação harmoniosa; podando em seguida sua grossas raízes de fixação, a coloquei em uma grande lata (dessas de 20 litros), para desenvolvimento de suas raízes e recuperação de suas folhas e de seu vigor.

Foto 03

Após seis meses com uma recuperação rápida e satisfatória, a transportei para um vaso de bonsai (fotos 4,5,6 e 7), onde resultou em uma agradável composição, de troncos múltiplos(kabudachi) e raiz exposta(neagari).

Foto 04 - Vista Frontal

Foto 05 - Vista Traseira

Foto 06 - Vista Lado Direito

Foto 07 - Vista Lado Esquerdo

Sabe-se que é apenas um princípio, mas algo realmente satisfatório, uma interação entre a natureza e os nossos sonhos de bonsaísta.
Baduuuu27/02/2005 02:58
Otimo trabalho...

Meus parabens Bergson...
Illex27/02/2005 09:51
Amigo Bergson,

Nunca me canso de ler esse artigo, a primeira vez que vi ele foi no informativo da ja nao existente mais RPBK, parabenizo-o pela materia muito boa mesmo. Ja tive oportunidade de fazer vários Yamadoris Urbanos inclusive de Shefflera (que é uma das minhas preferidas) e essa materia foi de grande valia. Obrigado amigao. T+.

Abraços:

Illex
bergson27/02/2005 10:51
Antonio,

Sempre tive o intuito de passar o pouco que tenho aprendido, muitas vezes cito Mário Alberto no que digo e faço, pois ele sempre afirma que quem tem certeza do que sabe (por vezes é pouco para gente mas satisfaz a necessidade de aprender dos outros) não tem receio de ensinar.

[]s

bergson
bergson27/02/2005 11:02
Caro Amigo Illex,

Não sabe você quanto fico feliz em ver que minha teimosia em tentar escrever e expor o pouco que tenho feito está sendo útil. Você me deu um grande presente ao demonstrar que devo continuar tentando. Tenho aprendido a não ter receio em mostrar minhas experiências, o risco de errar é grande, no entanto só recebendo elogios e principalmente críticas é que continuaremos a progredir.

Espero sempre ser útil

Além do mais formamos uma grande família.

[]s

bergson
Illex27/02/2005 13:22
Amigo Bergson,

Que isso cara. Voce merece o elogio, é bom nunca termos receio mesmo de falarmos o que aprendemos e o que estamos desenvolvendo ou mesmo o que estamos pretendendo, pois, somente errando é que se acerta. Continue passando grandes informações para nós amigao. T+!

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala27/02/2005 15:24
Bergson, muito interessante.
Foi difícil chegar a conclusão de onde seria a redução?

Abraços.
Anselmo Dutra27/02/2005 17:13
Bergson
Parabéns pelo lindo trabalho, realmente só aqueles que não têm medo de errar é que conseguiem realizar um belo trabalho (afinal herrar é umano - eheh).
Nós temos amigos que são grande "yamadoristas", mais quando moramos em cidades grandes temos que ter um pouco mais de cuidado. Mas isso me faz cada vez mais apaixonado pela arte, pois vimos que tudo na natureza é favorável a nós, desde que saibamos cuidar dela como ela cuida das coisas que nos oferece.
Um grande abraço
Anselmo Dutra
Valter Vaz27/02/2005 20:16
Bergson,

Para além da boa reportagem, é um bom trabalho. Quanto ao futuro, tem.

Fazer bonsai, não é só cortar e aramar. Antes de tudo, é ter bom olho. Escolher bem o material é o principal e isso vc já fez. Força e continue a partilhar.
Sergivaldo28/02/2005 21:33
Grande Bergson!!

É como sempre gosto de dizer: só aprende quem faz!!!

Aí está, um belo exemplo de como é possível transformar uma planta já bem desenvolvida em um bonsai.

Parabéns pelo excelente trabalho!!!

Um abração,

Sergivaldo
bergson01/03/2005 12:37
Felipe,

A decisão de onde cortar foi bastante fácil, já que como pode observar na Foto 01, na base da planta existiam muitas brotações.

[]s

bergson
bergson01/03/2005 12:42
Pessoal,

A maior recompensa em mostrar nosso trabalho é poder compartilhar informações. Venho tentando sempre mostrar que é possível fazer bonsai sem grandes custos. Em especial no Nordeste a carência de material é grande, é preciso criar de uma maneira racional.

[]s

Bergson
Raimundo Sinval13/10/2005 12:48
Re: Yamadori Urbano
Pessoal,

Tenho notado que todos falam muito bem de Yamadori, que pegou uma peça fabulosa ali , outra acolá, e que ficou muito boa depois de trabalhada, etc, e esquecemos de uma coisa importante: Nós tiramos da Natureza, e temos que repô-la. Se todos tiram as árvores que querem, um dia não vai ter mais.
Temos que levar uma planta, uma frutífera, ou da mesma espécie, ou similar da Mata Atlântica, para substituir a que tiramos, e só assim, com Consciência Ecológica , nossas matas sempre darão frutos e não perecerão.
Amigos, plantem uma muda de alguma espécie sempre que coletarem algo na Natureza, troquem seu Yamadori por um Ipê, uma Goiabeira, um Jacarandá, e deixem seus filhos e netos com alguma chance de ver a Mata Atlântica.
Um abraço a todos,
Lando13/10/2005 22:28
Raimundo, você está certíssimo!

Eu também tenho o mesmo pensamento que você. E procuro levar e plantar sementes de várias espécies sempre que vou à mata, mesmo quando meu intuito é diverso de yamadori.

Legal você ter tocado neste ponto.

Meu desejo é que essa idéia prevalesça!

Um grande abraço,
bergson14/10/2005 05:06
Caro Raimundo Sinval,

É legítima sua preocupação com a preservação da natureza. Mas cada caso é uma situação em especial. Não podemos e não devemos generalizar. Um bom exemplo de Yamadori realizado de forma consciente: em fortaleza para cada planta coleta é plantada 10, uma reposição superior a capacidade de regeneração da natureza.
Cito meu caso em particular, a planta da matéria é uma espécie exótica coletada em jardim, portanto não coloco em risco a mata atlântica. Além do que venho nos últimos 20 anos recuperando uma área com 110.000 metros quadrados (meu sítio), anteriormente era uma vasta plantação de cana e hoje em quase sua totalidade uma exuberante mata, já replantei em torno de 15.000 plantas, como pode ver alguns tem contribuido para deixar as árvores para as próximas gerações. Um outro ponto é que crio abelhas nativas que são responsáveis por aproximadamente 50 a 90 % da polinização das matas, venho pesquisando e desenvolvendo formas racionais e eficazes de manter e perpetuar nossa natureza.

Fico feliz por sua preocupação e todos temos a obrigação de ter um presente equilibrado e manter uma projeção para um futuro esperançoso.

[]s

Bergson
Leandro Salata14/10/2005 21:56
Caro amigos Bergosn e Raimundo,
admiro MUITO a atitude de vocês. As vezes acho q eu sou super valorizador da natureza, até um pouco demais em algumas vezes, mas tenho certeza que estou fazendo o q é certo e que todas as pessoas deveriam fazer!
Exemplos como esse e como o do nossa amigo ( perdão mas não me lembro o nome) que postou o tópico das Araucárias devem ser seguidos e passados para frente por todos. Só assim poderemos mudar, ou pelo menos tentar mudar um pouco do que vemos por ai! Temos que agradecer e reverenciar sempre a mãe Natureza!
Abraços!

PS: Bergson, seu sítio deve ser um paraíso hein!!!!!
bergson14/10/2005 23:55
caro Leandro,

O trabalho é contínuo, em algumas partes realmente parece um pedaço de paraíso, mas ainda existe muito a fazer, preciso de pelo menos mais dez anos.

Depois colocarei algumas fotos, me lembre!!!!

[]S

Bergson
Leandro Salata15/10/2005 00:06
Amigo Bergson!
Pode ficar tranquilo q eu não vou esquecer não!
E ainda falo mais, um dia q o Mário for te fazer uma visita, vou escondido na mala pra conhecer este paraíso pessoalmente..rsrs!
Grande abraço!
Continue com este lindo trabalho!Parabéns!
Sergivaldo16/10/2005 22:24
Grande Bergson!!!

Estou contando os dias que faltam (uns 300!!!) para conhecer sua floresta tropical 😂 😂 😂

Não tenho dúvidas, meu amigo, que você é uma pessoa que ama, preserva e ajuda a natureza. Aliás, é difícil encontrar algum bonsaísta que não tenha amor pela natureza.

É sempre louvável a preocupação com o futuro das nossas florestas mas, sabemos que não são os yamadori's os responsáveis pela extinção da Mata Atlântica.

Um abração,

Sergivaldo
bergson16/10/2005 22:54
Meu caro Amigo Sergivaldo,

Não será o Yamadori o vilão desta história. Basta olhar para as queimadas, loteamentos clandestinos, extração selvagem de madeira, para se ter a certeza do principal motivo da devastação de nossas florestas.
Que seja do Amazonas ao Rio Grande, o bicho homem com suas loucas e venenosas máquinas, desvairado em busca da riqueza fácil, esquece que da natureza se vive, se come, se respira, que o equilíbrio da vida está em usar e preservar.
Nós fazemos dentro do possível nossa parte, cabe aos outros também partirem para a ação.

Um grande abraço!!!

Bergson

Ps.: Vou agendar uma outra visita a sua casa, com mais tempo, para podermos conversar mais detalhadamente. Desta vez não irei buscar muitas plantas.
Sua encomenda está embalada só não pude ainda enviar!!!
Raimundo Sinval16/10/2005 23:58
Oi, Bergson,
Legal, vc tem feito muito bem à natureza, parabéns. 😂 Sempre vejo reportagens dese tipo no Globo Rural, e estou comprando umas mudas de uma empresa em Limeira que faz mudas p/ reflorestamento, a Bioverde, vc conhece? Visite o site = www.bioverde.com.br =
Eu não quis generalizar, e tb sei que quase todos nós temos o amor às plantas enraizado, quem faz bonsai , a maioria, tem um grande sentimento de paciência, cuidado, contemplação, etc, mas não vejo, sinceramente, muitos relatos de devolução à natureza daquilo que pegou, vc e outros aqui devem ser exceção. Coloquei o tema para quem ler, se lembrar de levar algo, um agradecimento por ter tirado uma planta que vai dar um bonsai, e lembrar que , anos mais tarde, qdo se transformar num BELO Bonsai, lembrar da planta que foi trocada naquele dia. A troca é melhor que a retirada somente. Assim, damos o exemplo para todos. E este nosso país precisa de bons exemplos. Um grande abraço,
Cláudio C. Ratto21/10/2005 08:38
O Sinval,

Vou te colocar numa ONG conservacionista, falou ?
Vou te indicar para alguns amigos que tenho, mas você tem que se conscientizar que estará correndo risco de vida......hehehehehe !
Brincadeira a parte.......Te vejo na próxima aula !

Abração,

Ratto
Romulo Dias21/10/2005 12:33
bergson escreveu:
Caro Raimundo Sinval,

É legítima sua preocupação com a preservação da natureza. Mas cada caso é uma situação em especial. Não podemos e não devemos generalizar. Um bom exemplo de Yamadori realizado de forma consciente: em fortaleza para cada planta coleta é plantada 10, uma reposição superior a capacidade de regeneração da natureza.
Cito meu caso em particular, a planta da matéria é uma espécie exótica coletada em jardim, portanto não coloco em risco a mata atlântica. Além do que venho nos últimos 20 anos recuperando uma área com 110.000 metros quadrados (meu sítio), anteriormente era uma vasta plantação de cana e hoje em quase sua totalidade uma exuberante mata, já replantei em torno de 15.000 plantas, como pode ver alguns tem contribuido para deixar as árvores para as próximas gerações. Um outro ponto é que crio abelhas nativas que são responsáveis por aproximadamente 50 a 90 % da polinização das matas, venho pesquisando e desenvolvendo formas racionais e eficazes de manter e perpetuar nossa natureza.

Fico feliz por sua preocupação e todos temos a obrigação de ter um presente equilibrado e manter uma projeção para um futuro esperançoso.

[]s

Bergson

Como o Bergson citou, no último Yamadori que fui aqui, levamos várias plantas nativas para serem colocadas. Esse foi a premissa básica para fazer o Yamadori. E é assim que tem que ser...

Abraço,
sergioturbo1018/01/2006 19:14
vivendo e aprendendo...grande amigo
Matheus Falcão19/09/2013 19:43
Bergson, se possível, poderia recolocar as imagens se ainda as possuir?