Liza16/12/2006 10:52
Semente de Cereja - Dormencia?
Olá Amigos!
Ontem comprei umas cerejas no supermercado...
Eu queria saber se é possivel plantar as sementes e como fazer!
Teria que quebrar a dormencia?
Obrigada,
darkaso16/12/2006 17:42
Liza,
bom que apareceu por aqui. Boa pergunta. Eu no ano passado plantei várias, muitas mesmo. Esperei até o meio do ano, mas nada. Quando resolvi verificá-las estavam todas estragadas. Pode ser que tenha que escrificar como a ameixa, mas são tão pequenas. Vou aguardar os colegas para saber como fazer também.
T+
RedOak17/12/2006 21:39
Eu acredito que uma estratificacao de uns 2 meses ajude a germinacao uniforme entre as sementes, mas eu tive bastante sucesso sem estratificacao tambem.
Espero ter ajudado
Abraços!
Liza18/12/2006 10:48
RedOak escreveu:
Eu acredito que uma estratificacao de uns 2 meses ajude a germinacao uniforme entre as sementes, mas eu tive bastante sucesso sem estratificacao tambem.
Espero ter ajudado
Abraços!
Olá RedOak, tudo bem?
A semente possui uma castanha?
Obrigada 🙂
darkaso18/12/2006 21:39
Liza,
ela possui uma castanha sim. Ao ficar mais velha ela até virou uma meleca, e não germinou. Tentei retirar a casca dura, mas por ser pequena ela normalmente se partia e afetava a castanha, então como não nasceria nenhuma assim resolvi plantar direto, mas não deu certo.
T+
igor lins27/12/2006 16:51
e como seri feita a estratificação?
luisrochas28/11/2007 16:45
Fiz uma pesquisa na internet, pois tive o mesmo problema e consegui a informação de que as sementes de cereja precisam de 1200 a 1400 horas de frio para germinar, acredito que se extratifaca-las na geladeira por este periodo deverá ter sucesso, estou esperando chegarem ao mercado aqui no rio para comprar e fazer a experiencia
Cleriston28/11/2007 18:05
igor lins escreveu:
e como seri feita a estratificação?
Igor a poucos dias, depois de ler sobre o assunto, eu fiz a estratificação com 10 sementes. Dá uma olhada
aqui no meu blog
Este
post me ajudou muito também.
Abraços
RedOak29/11/2007 01:01
Mesmo indo de encontro com as teorias e práticas, a minha experiência com sementes de cerejeiras (espécies Prunus sp.) foi diferente, pois não precisei de nenhum método artificial de estratificação com as sementes. O mesmo acontece com sementes de maçã e pêras. Acredito que a estratificação ajude a fazer com que a germinação das sementes aconteça de forma mais uniforme.
Ivo03/12/2007 12:48
Concordo com Red Oak. Já germinei muitíssimas espécies, e as únicas em que vi ser a estratificação indispensável foram as espécies de Acer spp.
No que se refere à Prunus serrulata (cereja-japonesa ou sakura), embora citada na literatura como necessitando estratificação, constatei que germina facilmente com sementes frescas. Prunus armeniaca (damasco) e Prunus dulcis (amêndoa) são outras espécies de Prunus cuja estratificação é citada mas que constatei não necessitar.
Talvez com a Prunus avium (cereja-européia) aconteça o mesmo; não tentei germiná-la porque eu já tenho uma adquirida em viveiro (por sinal, é relativamente fácil achá-la aqui em minha região, por um preço bom e com outras vantagens: tronco já desenvolvido e adaptação).
Um abraço!
Ivo