Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

fazendo uma estufa

marcioportilho28/02/2005 10:29
fazendo uma estufa
olá a todos!!!
alguém poderia me ajudar numa duvida que tenho....
é o seguinte..
eu estou pensando em comprar uma daquelas telas pra fazer estufa e gostaria de saber com quanto por cento de insolação deveria ter essa tela, eu achei aqui com 70% de retenção de insolação, mas não sei se é adequada.
a incidencia do sol nos bonsai vai das 13h em diante, sendo as plantas na maior parte da nossa região mesmo,,, como o flamboyant, citrus, jabuticaba, pitanga, jatobá, goiabeira,cássia, ypê,angico, e figo.
agradeço desde já, pois sempre encontrei auxílio nesse fórum,,,

muito obrigado!
Sergivaldo28/02/2005 21:41
Re: fazendo uma estufa
marcioportilho escreveu:
olá a todos!!!
é o seguinte..
eu estou pensando em comprar uma daquelas telas pra fazer estufa e gostaria de saber com quanto por cento de insolação deveria ter essa tela, eu achei aqui com 70% de retenção de insolação, mas não sei se é adequada.
a incidencia do sol nos bonsai vai das 13h em diante, sendo as plantas na maior parte da nossa região mesmo,,, como o flamboyant, citrus, jabuticaba, pitanga, jatobá, goiabeira,cássia, ypê,angico, e figo.

muito obrigado!

Olá Márcio,

Eu utilizo, aqui no Nordeste, uma malha com 80% de retenção. Dependendo da região (não sei onde você está), esse percentual pode varia de até, pelo menos, 50%..

Na verdade, essa telas não funcionam como estufa, servem para atenuar a incidência dos raios solares. Nas estufas são utilizadas em regiões de clima frio ou então para proteger e acelerar a germinação de mudas e plantas doentes ou recém-transplantadas. Nesses casos, a cobertura é feita com filmes plásticos.

Um abração,

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala28/02/2005 22:02
Olá Márcio, como vai?

Esse é um dos casos em que seria fundamental que o pessoal soubesse a sua localização...
Aqui na Região dos Lagos RJ, para poucas plantas eu utilizo 80% também.
Quando tiver um tempinho, clica em perfil e completa a sua ficha.

Abração
Mizuno01/03/2005 00:23
Concordo com os colegas, sem saber onde, fica impossível ajudar.
Aqui em Sampa, usamos 50%, mas só para as espécies mais sensíveis.
Mário A G Leal01/03/2005 14:28
Re: fazendo uma estufa
marcioportilho escreveu:
olá a todos!!!
é o seguinte..

muito obrigado!

Caro Márcio, como você pode observar pelas respostas é interessante que você entre em PERFIL e onde esta escrito LOCALIZAÇÃO, coloque o nome de sua cidade e sigla de seu estado.
Aliás, seria interessante QUE TODOS colocassem o nome de cidade e estado pois facilita a analise de clima/planta.
Obrigado pela colaboração!
Antonio Castro05/03/2005 18:33
Olá a todos,

Para quem interessar, esta é uma das formas de aproveitar materiais, que por vezes estão á mão e vão directo para o lixo, de resto é a melhor das funções que se pode atribuir a um telemóvel.
No meu caso superou em muito, outras comerciais que adquiri da "Ubbink" e actualmente alberga Aceres Tridente e Ginala e Sequoias Gigantes.

Espero que se consiga ver

[ ]s

Castro
Felipe Frango Zappala05/03/2005 21:43
Castro, só agora que entendi qual a foto que você mencionou...
A caixa do telemóvel. Ótima idéia essa de aproveitar esse material.
A sua falta de espaço acaba lhe tornando cada vez mais sábio e engenhoso.
Abração