COMO FAZER VASOS DE CIMENTOS BONS, BONITOS E BARATOS.
GERALDO INOCÊNCIO25/12/2006 22:21
COMO FAZER VASOS DE CIMENTOS BONS, BONITOS E BARATOS.
Oi pessoal,
Tenho visto a dificuldade que muita gente tem de conseguir vasos de bonsai. Fazer então é sempre uma novela. Eu também vinha a muito tempo tentando desenvolver uma técnica para fazer vasos de vários modelos, que custassem pouco e que eu pudesse fazer em quantidade. Daí desenvolvi esta técnica que vai abaixo ilustrada com fotos. Quaisquer dúvidas eu responderei posteriormente:
O material usado: barrinhas rosqueadas, arruelas de borracha, vasilhame de plástico(comprados em 1,99), arruelas de metal, porcas e madeira para a base.
Detalhe das arruelas de borracha:
Serra de copo usada para cortar as arruelas de borracha(utilize uma furadeira de bancada para cortar as arruelas)
As formas devem ser montadas da seguintes maneira: pega a tábua da base, já com uma barrinha centralizadora e as estabilizadoras já colocadas, coloque o primeiro vasilhame, devidamente lubrificado com óleo queimado, adicione na barrinha central uma (ou mais) arruelas de borracha, conforme a espessura desejada para o vaso e também de acordo com o formato da do vasilhame. Atente para o fato que as vasilhas devem ser despontadas, vasilhas retas não são fáceis de desenformar. Vá colocando uma vasilha após a outra. Não faça colunas muito altas pois o peso das de cima comprimem as de baixo e deformam as arruelas de borracha. (no máximo 5 vasos de tamanho médio).
Formas de vasilhames redondos (mesma técnica)

GERALDO INOCÊNCIO25/12/2006 22:30
Re: COMO FAZER VASOS DE CIMENTOS BONS, BONITOS E BARATOS.
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,
Tenho visto a dificuldade que muita gente tem de conseguir vasos de bonsai. Fazer então é sempre uma novela. Eu também vinha a muito tempo tentando desenvolver uma técnica para fazer vasos de vários modelos, que custassem pouco e que eu pudesse fazer em quantidade. Daí desenvolvi esta técnica que vai abaixo ilustrada com fotos. Quaisquer dúvidas eu responderei posteriormente:
O material usado: barrinhas rosqueadas, arruelas de borracha, vasilhame de plástico(comprados em 1,99), arruelas de metal, porcas e madeira para a base.
Detalhe das arruelas de borracha:

Serra de copo usada para cortar as arruelas de borracha(utilize uma furadeira de bancada para cortar as arruelas)

As formas devem ser montadas da seguintes maneira: pega a tábua da base, já com uma barrinha centralizadora e as estabilizadoras já colocadas, coloque o primeiro vasilhame, devidamente lubrificado com óleo queimado, adicione na barrinha central uma (ou mais) arruelas de borracha, conforme a espessura desejada para o vaso e também de acordo com o formato da do vasilhame. Atente para o fato que as vasilhas devem ser despontadas, vasilhas retas não são fáceis de desenformar. Vá colocando uma vasilha após a outra. Não faça colunas muito altas pois o peso das de cima comprimem as de baixo e deformam as arruelas de borracha. (no máximo 5 vasos de tamanho médio).

Formas de vasilhames redondos (mesma técnica)

Vista de cima das formas quadradas:

Forma para vaso grande. Faça apenas um vaso por forma.

veja o vaso pronto

Vasos quadrados já prontos e desenformados. Os pezinhos são feitos de cimento também, em formas para cubinhos de gelo.
Vaso pronto, com pés e acabamento texturizado. O acabamento pode ser feito de acordo com a sua vontade, a pintura também.
Aí pessoal, parece complicado? Pois não é. E tem uma grande vantagem, você faz vasos de qualquer modelo e aos montes. Fiz uma medição e 1/2 saco de cimento (R$ 6,00 ) + um pouco de areia fazem cerca de 80 a 100 vasos médios. Mais barato do que isto impossível concordam?
EBREO27/12/2006 14:04
vasos
GERALDO,Eu faco de outra maneira, porem voce me deu ideias de como produzir em quantidade maior! GENIAL!!!!!! ATT. LUCIANO.
GERALDO INOCÊNCIO27/12/2006 20:55
Valeu Luciano. A intenção é ajudar os amigos. Coloquei apenas três modelos de vasilhames, mas já fiz mais de 12 tipos diferentes de vasos. As fotos colocadas realmente são para dar a idéia, o restante vai por conta da imaginação de cada um.
Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
Ricardo Paiva28/12/2006 00:47
Geraldo, muito legal esta sua técnica.
Parabéns!
Hoje tenho apenas 60 plantas entre bonsai e pré. Quando eu conseguir um espaço maior, vou usar sua técnica com certeza.
Pergunta: alguém já utilizou cimento-cola?
Abraços
nabase01/01/2007 21:57
Geraldo... excelente esta técnica de produção. Gostei muito e achei simples e prática. Uma questão... Que cimento e em que proporção você utiliza?
Um abraço.
Natalino Sampaio
bergson01/01/2007 21:59
Caro Geraldo,
Utilizo formas de metal, porém sua idéia é magnifica, pois conseguirei produzir uma maior quantidade com uma variação maior.
Agradeço sinceramente sua ajuda, será útil para todos nós.
Assim que fizer as primeiras coloco as fotos!!
GERALDO INOCÊNCIO02/01/2007 21:24
Natalino,
Utilizo cimento comum e areia de construção coada em peneira fina. A proporção é de 1 de cimento para 1,5 de areia. Você lubrifica as vasilhas com óleo queimado utilizando um picel. No outro dia já pode desenformar. Coloque o vasilhamme para tomar um pouco de sol que as vasilhas de soltam facilmente. Primeiro se tira a vasilha de dentro, depois a de fora. Aí você deixa o vaso curtir por uns dois dias depois pode dar o acabamento com lixa de ferro e com o vaso dentro dágua. Os pés são feitos também de cimento em formas para cubinhos de gelo.
Do amigo Geraldo Inocêncio
brunodb03/01/2007 10:25
Geraldo,
Muito interessante essa técnica!!! essa com certeza eu vou tentar!! 😄
Só uma pergunta... Creio que não vou conseguir encontrar essa borracha
de barco, vou precisar achar algo em substituição, você poderia me passar
+/- as dimensões da arruela de borracha??
Abraços,
GERALDO INOCÊNCIO03/01/2007 21:22
Bruno,
A arruela de borracha tem a altura de aprox. 1,2 cm e largura de aproximadamente 2,5 cm. Pode ser de qualquer borracha, desde que não seja mole demais.
bergson03/01/2007 23:12
Geraldo,
Hoje já fiz um teste, amanhã verei o resultado e posto aqui!
GIULLIANO CARNEIRO04/01/2007 12:57
Geraldo,
Sua técnica é nota 10! Fiz um vaso redondo e ficou muito bom, porém não fiz com vasilhas do mesmo tamanho, a vasilha que fica por dentro era um pouco menor, e a massa fiz na proporção de 1 para 1.
O resultado ficou ótimo.
Parabéns!
Giulliano Carneiro Costa
GERALDO INOCÊNCIO04/01/2007 21:56
É isto aí Julliano,
É só caprichar na escolha das vasilhas e vocè fará lindos vasos e por um precinho super barato.
Valeu amigo
Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
Ricardo Paiva05/01/2007 08:41
Cimentistas de plantão, da pra usar cimento-cola?
Abraços
bergson05/01/2007 12:19
Ricardo,
O que você chama de cimento cola?
Alecs15/01/2007 23:17
😂 gostei
Cara como vc fixa os pés nos vasos?
valei pela dica...
Parabens!!
GERALDO INOCÊNCIO16/01/2007 21:33
Alecs,
Vou verificar o nome da cola para te passar ok! Colar cimento não é fácil. Experimentei várias colas anter de acertar. Aguarde e logo te passo o nome.
vadozam17/01/2007 21:25
Meus Parabéns Geraldo muito boa dica...pretendia fazer meu próprio vaso e a sua dica é a que achei mais eficiente, direitos reservados nela hein 😉 !!!
Só uma dúvida, meio óbvia. O óleo queimado deve ser aplicado em ambos os lados das "formas" ?
Acredito que sim, porém vc dá a palavra final...abraços amigo!!
GERALDO INOCÊNCIO18/01/2007 07:24
Valdozam,
Você passa óleo queimado nas partes que vão ficar em contato com o cimento ou seja na realidade é em ambos os lados da forma. Uma maneira prática de desenformar é colocar os vasilhames no outro dia para tomar sol. As vasilhas se soltam praticamente sozinhas sem trabalho nenhum ok!
Alecs18/01/2007 23:09
e ae Geraldo meu amigo... o nome da cola para os pés dos vasos
rsrsrs
hahahah
cobro na cara dura mesmo....hehehhe
valeu!!
GERALDO INOCÊNCIO19/01/2007 08:21
Alecs,
A única cola que aguentou o tranco é esta abaixo:
-COMPOUND ADESIVO
-adesivo estrutural à base de epóxi (componentes A e B)
É da VEDACIT
Este é super poderoso cola cimento mesmo.
SEKI - Elio Luis Secchi19/01/2007 09:48
Ficou uma pergunta do Bergson:
O que é cimento cola?
bom, se encontra em lojas de material de contrução. Pede por este nome mesmo. É usado para assentamento de azulejos e pisos. Tem uma dureza maior do que o cimento comum. Pode ser misturado ao cimento comum conferindo maior dureza a este.
Se dá para fazer vasos só com o cimento cola não sei, nunca tentei. Mas acredito que sim.
Acho que o teste de usar ele misturado ao comum é um bom caminho.
Bom, tudo isso associado a esta fantástica técnica do amigo Geraldo pode resultar em ótimos vasos, e muito resitentes.
Vamos testando...
Abraços
Elio Luís Secchi
bergson19/01/2007 13:23
Elio,
Agradeço a atenção, é então o que aqui chamamos de Argamassa.
Alecs05/02/2007 22:14
Geraldo tudo bem?
cara fiz um teste aqui, funcionou mais não ficou bom, acho q fiz algo de errado
as vasilhas que vc utiliza são do mesmo tamanho, certo? são identicos, não são?
fiz um teste com duas bacias pequenas, só que a lateral do vaso ficou muito mais fina do que o fundo.
No fundo ficou com a espessura da borracha, mais na lateral fininho, será que foi pelo fato da bacia ter a lateral reta, e não inclinada conforme as vasilhas que vc colocou as fotos?
[]´s 😂
Alecs
valeu mais uma vez
GERALDO INOCÊNCIO06/02/2007 08:23
alecs,
Para fazer vasos de lateral reta a vasilha de dentro tem de ser menor do que a de fora para que a parede fique com pelo menos 0,5 cm. Para fazer vasos com vasilhas do mesmo tamanho, a vasilha tem de ser despontada e não reta. É só procurar que você acaba achando as vasilhas ideais.