Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Descuido com arame!

Elio30/12/2006 21:16
Descuido com arame!
Olá pessoal!

Coloco a foto abaixo para, para aqueles que ainda não sabem, mostrar um erro comum ao aramarmos nossos bonsai.
O arame, ao passar do tronco para o ramo, SEMPRE deve passar por cima e não por baixo, pois ao abaixarmos o galho irá acontecer o que aconteceu com essa calliandra: Rachou na axila.
Reparo urgente é um selante adequado. Pode ser até clara de ovo.
Se não for para abaixar o ramo e sim entortá-lo para o lado então o arame deverá passar nas costas (lado externo) da curva.

Abraço

darkaso30/12/2006 21:35
Elio,

boa dica. Essa simplicidade em mostrar seu erro ajudará aos amigos, eu também, a não fazer a mesma coisa. Realmente acontece de esquecermos de alguns detalhes.

T+
Antonio Castro30/12/2006 22:06
Re: Descuido com arame!
Elio escreveu:
....Coloco a foto abaixo para, para aqueles que ainda não sabem, mostrar um erro comum ao aramarmos nossos bonsai.
O arame, ao passar do tronco para o ramo, SEMPRE deve passar por cima e não por baixo, pois ao abaixarmos o galho irá acontecer o que aconteceu com essa calliandra: Rachou na axila.Reparo urgente é um selante adequado. Pode ser até clara de ovo.
Se não for para abaixar o ramo e sim entortá-lo para o lado então o arame deverá passar nas costas (lado externo) da curva.

Olá Elio
Um erro que por vezes é bastante util quando executado com cautela...
Essa técnica (rachar Axila) utiliza-se quando se pretende modelar o ramo para baixo, sem que este faça um arco demasiado pronunciado junto do tronco...
é utilizado com alguma frequencia na modelação de coniferas, e sempre com um arame (torcido/tensor) colocado a um ponto acima para estabilizar esse ramo que foi fracturado.
Tenho essa técnica precisamente em curso numa Oliveira que estou modelar e neste Junipero, por agora foi no tronco de cima, no furuto irá ser no de baixo 😉

[ ]s

Castro
Elio30/12/2006 22:33
Olá amigo Castro!

Essa técnica de rachar a axila para evitar um arco demasiado pronunciado é uma técnica que precisa um certo grau de experiência a fim de que não se venha a matar o ramo.
Eu ainda não tive coragem de fazer propositadamente...........rs!
Valeu pela explicação, Castro.

Abraço e feliz Ano Novo!