Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mesa Giratória

bergson01/03/2005 10:17
Mesa Giratória
Como Construir uma Mesa Giratória

Foto 01 - Vista Superior

Foto 02 - Vista Frontal

Foto 03 - Vista Inferior

Foto 04 - Disco inferior, com diâmetro de 20 cm e altura igual a 2,5 cm

Foto 05 - Barrote de ligação, 6,0 x 6,0 cm com altura de 11cm

Foto 06 - Disco superior, com diâmetro de 50 cm e altura de 1,5 cm.

Foto 07 - Disco de borracha com o mesmo diâmetro do disco superior. (Cortado de uma placa de piso de 50x50 cm)

Foto 08 - Utilizar um rodízio para carro de carga com trava (SCHIOPPA 312), 04 parafusos de cabeça chata com 20 mm com rosca e 02 parafusos para madeira com 45 mm.

Foto 09 - Colocar os dois parafusos para madeira no disco inferior sendo fixados no barrote

Foto 10 - Fazer o encaixe no barrote para ser instalado o rodízio antes de fixar o disco inferior.

Foto 11 - Fixar os 04 parafusos no disco superior para prender o rodízio

Foto 12 - Desmontar o rodízio e utilizar o parafuso do eixo para fixar o barrote

Foto 13 - Fixar o rodízio no disco superior

Foto 14 - Fixar o barrote no rodízio, antes ou depois de aparafusar o disco inferior.

Foto 15 - Após a montagem da mesa giratória, aplicar a borracha com cola de sapateiro .

O custo dessa Mesa fica em torno de R$ 65,00*

Rodízio R$ 23,00
Placa de borracha R$ 4,50
Parafusos R$ 2,00
Cola sapateiro R$ 5,50
Madeiras R$ 30,00

*Preços cotados em Maceió-AL, no mês de Fevereiro/2005

Qualquer dúvida : bergson@ofm.com.br
Mário A G Leal01/03/2005 17:29
Bergson, tomara que muitos outros tópicos venham somar-se a este. Obrigado!
Sergivaldo02/03/2005 14:44
Olá Bergson,

Quando vi, pela primeira, a sua mesa achei-a simplesmente perfeita. Não imaginei que fosse tão simples fazê-la.

A sequência de fotos não nos deixa dúvidas quanto à confecção da mesma.

Agora conhecemos, graças a você, um método simples e eficiente de como construir uma mesa giratória.

Parabéns!!!

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala02/03/2005 16:28
Bergson,

Essa chapa de borracha necessita de qual espessura? Existe muito desgaste.

Abraços.
bergson02/03/2005 19:26
Mário,

Não precisa agradecer, sempre estou disponível aos amigos. Outros tópicos virão.

Sergivaldo,

Todo bonsaísta de cientista e louco tem um pouco. Cientista para procurar, criar e adaptar o que necessitamos e louco pela teimosia em perseverar em meio a dificuldades. O mérito em divulgar o que fazemos é por direito de todos.

Felipe,

O desgaste é mínimo. Pois não ocorre grande abrasão dos vasos na placa de borracha, creio que 04 mm sejam mais do que suficientes.

[]s a todos

Bergson
Lando03/03/2005 22:21
Parabéns, Bergson!

Só estranhei a base da mesa... Me dá a impressão de que por um descuidado, um esbarrão, a mesa vai virar com a planta... Os circulos não poderiam ser do mesmo tamanho? E o eixo? ele não fica frouxo?

Um abraço.

Orlando (Lando)
bergson04/03/2005 10:48
Orlando,

Já uso esse modelo de mesa a algum tempo (02 anos), nunca ocorreu nenhum tipo de acidente, suporta bastante peso (esse rodízio é para 100 kg). Perceba que o vaso é colocado no centro da mesa exercendo seu peso sobre o eixo e tranferindo para a base inferior. Por uma questão estética não ficaria visulamente agradável os discos do mesmo tamanho, mas cada um deve adaptar a própria realidade.
Só uso um único parafuso para fixar o eixo, deve ser bem apertado. Se achar necessário, use dois. Lembre que o objetivo em produzir é buscar a praticidade e baixo custo.

[]s

bergson
bergson04/03/2005 11:10
Outro modelo de mesa giratória, utilizando como disco superior e disco inferior, uma bandeja para petiscos (Esta foi a primeira que fiz, tem mais de dois anos de uso contínuo),

[]s

bergson
Fábio15/03/2005 05:30
Gostei muito dessa idéia de construir a própria mesa giratória, visto que as disponíveis no mercados estão custando na faixa de R$200,00. Nunca comprei uma porque sempre achei muito caro. Dessa vez espero construir a minha. Só não sei se levo muito jeito, mas vou tentar. Se conseguir coloco as fotos aqui depois.
Abração,

Fábio
bergson18/03/2005 08:28
Fábio,

Foi tentando que consegui fazer essa mesa. Pelo menos agora tem algumas dicas o que facilitará. Quando estiver pronta coloque uma foto no fórum.

[]s

Bergson
Cláudio C. Ratto18/03/2005 10:04
Bergson,

Realmente muito legal a sua mesa para trabalho......prática e barata !
Gostaria de dizer, que no passado eu fazia 2 modelos de mesas giratórias, que acabou ficando impossível das pessoas comprarem por causa do preço.........
Utilizava tudo de melhor para fabrica-las, como compensado naval pintura acrílica e sistema de travas em disco de rolamento de alto esforço.
Suportava peso superior a 80kg......eu podia subir em cima dela que nem estalava.
Estou disponibilizando agora o endereço que mostra os dois modelos que fabricava, para que vocês possam avaliar o trabalho e quem sabe ajudar também como exemplo, ok ?

http://www.bonsaidream.com.br/por/index2.htm

Grande abraço e parabéns mais uma vez !
Cláudio C. Ratto18/03/2005 10:08
Bergson,

Realmente muito legal a sua mesa para trabalho......prática e barata !
Gostaria de dizer, que no passado eu fazia 2 modelos de mesas giratórias, que acabou ficando impossível das pessoas comprarem por causa do preço.........
Utilizava tudo de melhor para fabrica-las, como compensado naval pintura acrílica e sistema de travas em disco de rolamento de alto esforço.
Suportava peso superior a 80kg......eu podia subir em cima dela que nem estalava.
Estou disponibilizando agora o endereço que mostra os dois modelos que fabricava, para que vocês possam avaliar o trabalho e quem sabe ajudar também como exemplo, ok ?

Grande abraço e parabéns mais uma vez !
Mário A G Leal18/03/2005 12:04
Cláudio, posso dizer que é uma mesa excelente. Resistente e bonita. Prática e leve. Há alguns anos fui presenteado com uma por Cláudio.
Todas as vezes que a uso, vem a lembrança deste amigo que não conheço pessoalmente mas que, deu uma demonstração de amizade efetiva.
Obrigado mais uma vez!
Cláudio C. Ratto18/03/2005 20:41
Mário,

Não há de que amigo !
Gostaria de dizer, que para mim foi um prazer compartilhar com você esse invento.......
Me lembro ainda da sua primeira carta pedindo explicações sobre a mesma e quando finalmente pude te presentear me senti honrado.
Espero um dia te conhecer pessoalmente.........pode crer !

Grande abraço,
Felipe Frango Zappala19/03/2005 05:33
É fascinante como certas pessoas tem talentos múltiplos e consegeum separar bem cada atividade, executando-a com maestria...
O Cláudio com certeza é uma dessas pessoas.

Abração
Antonio Castro19/03/2005 19:36
Felipe

Concordo plenamente...e tambem acho que oferecer uma a alguem que não se conheçe, me parece um acto digno de registo.
Cultiva assim, um dos mais importantes dons, o da "Amizade".

[ ]s

Castro
Alecs04/06/2005 23:24
Grande Bergson, graças a sua idéia tenho uma mesa giratória.

hehehe

abraços

VAleu pela idéia, parabens
bergson11/06/2005 22:49
Alecs,

Fico feliz de poder ser útil. Faça bom proveito e coloque uma foto da mesa no fórum.

[]s

Bergson
Angela Fernandes13/06/2005 22:58
Grande Alecs !!!! 😂 😂 😂
Parabéns pela sua habilidade !!!!
E quem não tem habilidade... como fica ???
Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Angela Fernandes29/06/2005 23:51
Gentem !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂 😂

Esta mesa criada pelo amigo Bergson, É O BICHO !!!!!!!!!!! 😄 😄 😄

Agora que eu vi a cores e ao vivo, estou simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-A-D-A !!!!!!!!!!!!! 😄 😄 😄

Parabéns amigo e quem tiver dons manuais, mãos a obra !!!!!!!!!!!

Valeu, Bergson !!!!!!!!!!!
Espero que a Ilza Romagnole tenha lhe dado o meu recado !!!!!!!

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops: