Leo21/03/2007 01:36
Giuliano e Geraldo,
Desculpem a confusão, é que eu estava raciocinando em termos da tecnica do Ebreu(Luciano) na qual só se usa apenas 1 fôrma e não duas superpostas,já que terei dificuldade em arranjar aquelas hastes.
Leo
GERALDO INOCÊNCIO21/03/2007 08:12
Leo,
As barrinhas rosquiadas são facilmente encontradas em lojas que vendem parafusos ou ferragens.
Do amigo Geraldo Inocêncio
MASTERSON17/05/2008 12:06
Caro Geraldo:
Gostaria de contar com seu conhecimento para me ajudar a tirar uma dúvida que tenho. Pretendo fazer um grande bosque de cambuís e para isto quero fazer uma laje de cimento de aproximadamente 100cm de comprimento por uns 60cm de largura e nesta laje estou afim de fazer uma montanha de +ou- 1 metro de altuta para incrustar algumas plantas.
Nesta laje e na montanha usarei uma tela com uma armação de ferro(fino) amarrado para dar maior sustentação, como gostaria que o conjunto em si não se torne muito pesado gostei muito da sua dica sobre cimento leve e queria sua opinião se a tecnica do cimento com vermiculita ficaria bem resistente tendo em vista as medidas que pretendo usar.
Atenciosamente:
Masterson
GERALDO INOCÊNCIO17/05/2008 20:08
Masterson,
Pelos dados que você me passou, embora o cimento com vermiculita fique bem mais leve, não é o ideal para o projeto. Faça em fibra de vidro que é uma matéria muito mais leve e indestrutível com o tempo.
Como fazer:
Compre tela para pintinhos (tela para pintos de galinha). Monte primeiro a base. Depois molde a tela no formato de montanha.
Trabalhar com fibra de vidro é muito fácil:
Componentes:
Resina para fibra de vidro;
Manta (a fibra em si);
catalizador da resina;
um pincel bom
thinner forte para lavar o pincel.
Obtenha as informações de mistura do catalisador e a resina. Não ponha muito catalizador senão a fibra endurece muito rápido e não dá prazo de ir modelando.
Corte a manta em pedacinho quadrados pequenos.
Após misturar a resina e o catalizador, vá colocando os pedacinhos de manta sobre a tela e molhe-os bem com a resina misturada ao catalizador e vá colocando outros pedacinhos até cobrir toda a área necessária. No início você vai apanhar um pouco mas logo você pega o jeito da coisa. Utilize luvas descartáveis. Evite contato da resina com a pele. Se ocorrer lave com água corrente e sabão ou thinner.
Como a área pretendida é grande, você vai ter que fazer uma base de madeira ou de ferro para que o conjunto não vergue ao peso do substrato mais as plantas.
Terminado a base. Faça a montanha no mesmo processo. Modele a tela e vá cobrindo aos poucos com a manta resinada.
Terminado o trabalho.
Efetue a pintura: primeiro pinte toda a estrutura de preto (com spray). Depois utilize dois sprays 1 verde musgo e outro verde mais claro e vá dando tonalidades na estrutura para parecer pedra e mato. Faça experiência antes em uma pedra qualquer.
Após o término e pintura. Faça furos de drenagem em áreas mais baixa da estrutura para escoamento da água.
do amigo Geraldo Inocêncio