Escorredor e mamadeira
Convidado02/03/2005 12:59
Escorredor e mamadeira
Oi Mario.... e pessoal do forum...
Achei excelente idéia a criação de mais este forum.
Aqui partilharemos idéias e técnicas já experimentadas, contribuindo para que todos os assuntos ligados à arte bonsai estejam cada vez mais acessíveis a todos nós.... amantes e praticantes...
Estou colocando o link abaixo à disposição de todos, por entender que se insere no espírito deste novo forum...
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Abraço,
Charles
Charles02/03/2005 13:02
Re: Escorredor e mamadeira
E... para variar, mais uma vez postei sem fazer meu loggin !!! 😮ops:
Abraço,
Charles
Sergivaldo02/03/2005 14:40
Olá Charles,
Essa matéria está fantástica!!!
Você, como ninguém, soube sintetizar todos os passos de uma forma muito clara e didática. Com toda certeza ajudará a muitos de nós.
A sequência de fotos, do Alecs, está perfeita e muito contribui para o perfeito entendimento da matéria.
Parabéns!!!
Sergivaldo
Felipe Frango Zappala02/03/2005 16:26
Excelente.
Tópico fundamenteal, de perguntas e consultas frequentes.
Abraços.
Júlio César de Souza03/03/2005 12:35
Charles,
Que matéria espetacular!!! Que riqueza de detalhes!!!
Valeu mesmo e obrigado.
abraço,
Charles03/03/2005 15:17
Oi Julio...
Legal que voce tenha gostado!
Agradeço muito seus elogios.... é estimulante ! 😄
Um grande abraço,
Charles
Lando03/03/2005 21:42
Já tinha visto essa matéria antes. Realmente ela está bem explicada. É excelente, principalmente para os principiantes.
É isso aí, pessoal!
Um abraço,
Orlando (Lando)
gago04/03/2005 11:11
excelente mesmo!!!
graças a essa materia e o pessoal aqui do forum que eu consegui fazer uma engorda \o/ muito bom mesmo, adimiro muito o trabalho e a dedicaçao daqui voces sao 10 ..10 nao voces sao 10000000000000000000000000000000000000000000000 !!!!!!
sergioturbo1031/12/2005 15:56
desenvolvimento em mamadeira
essa tecnica é exelente testei e em 2 dias ja vi resultado
Claudio Fellini26/01/2006 19:18
duvida
Charles,
Lí sua matéria e ficou ótima para principiantes como eu, mas como todo principiante com sua ligeira insegurança, posso estar fazendo uma pergunta estranha, mas lá vai:
Plantei um ficus no escorredor, seguindo suas orientações e após 4 dias, já haviam raizes saindo pelo fundo, não tanto quando nas fotos que vi na matéria, apenas umas 3. Achei muito rápido pois plantei bem no alto do escorredor, gostaria de saber, já posso colocá-la na mamadeira?
Grato,
Fellini
Felipe26/01/2006 20:25
Salve amigo,
espere um pouco mais, quando tiver raízes saindo pelo lado, ou se vc notar que as raízes estão saindo bastante por baixo coloque-o na mamadeira.
luiz Fernando10/02/2006 21:21
.
Oiii Charles..
Maravilha de trabalho nós iniciantes na arte , sentimos orgulhosos de conhecer Pessoas como você que esta sempre dividindo novos ensinamentos na cultura do Bonsai ...
Parabens..
Um Grande Abraço .
Luiz Fernando
Euzinmesmo04/03/2006 00:16
Muito bom a matéria, esta me ajudando pacas
Mas tem umas coisinhas que estao no ar pra mim ainda:
-> Ao transplantar para o escorredor, tenho que fazer todos os "procedimentos padroes", tais como a imersão em agua e amarrar com o arame a raiz?
-> Já que nao tenho que fazer a poda de raizes, o vaso pode ficar naquele substrato por tempo indeterminado, nao tenho que trocar de tempos em tempos nao?
Acho que é só isso, e obrigado pela imensa ajuda 😄
Angela Fernandes04/03/2006 13:23
Oi Charles !!!! 😂 😂 😂
Realmente esta matéria é super elucidativa e muito bem escrita !!!!! 😄 😄 😄
Eu a tenho impressa e sempre que tenho alguma dúvida, recorro a mesma pois, sempre esquecemos alguma coisinha.
Parabéns e continue nos abrilhantando com seus escritos.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
darkaso04/03/2006 13:44
Euzinmesmo,
transplantando para o escorredor você pode deixar a raíz mais livre, não precisa de arame. É interessante cortar raízes muito grande e grossas que não interessam posteriormente, principalmente o pião. No escorredor você pode colocar areia, tijolo moído e pedrisco(existe outras possibilidades de substrato para o escorredor, uso esta), sem terra nem húmus, mas, na mamadeira, você pode colocar esterco curtido, terra, húmus...bastante material orgânico para suprir as raízes por um longo período, claro que colocando de vez em quando adubo mineral. E por isso que muitos escorredores ficam com plantas 5, 6 anos, se diz mesmo é que nessa fase se tem os melhores resultados de engrossamento.
T+
Acacio Vasques26/06/2012 21:19
Não to conseguindo acesso pelo link, ainda é esse mesmo?
Grato pela atenção.
SEKI - Elio Luis Secchi26/06/2012 21:35
Acacio, o pessoal daqui do forum muitas vezes concede um premio a quem desenterra tópicos muito antigos. Não sei se o amigo se deu conta mas este tópico é do ano de 2005. Para complicar, se não me engano lá pela metade de 2006 este fórum que tinha outro formato, teve um blackout onde foram perdidos uma grande parte dos tópicos anteriores. Este tópico que o amigo procura acessar não existe mais...
abraço
Acacio Vasques26/06/2012 22:55
Vi sim, por isso perguntei, e agora onde acho essa informação?
Num vão me deixar na mão KKKKKK.
Grato desde já.