Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

UMA FERRAMENTA MULTI-USO

12
GERALDO INOCÊNCIO07/01/2007 21:05
UMA FERRAMENTA MULTI-USO
Oi pessoal,

Muitos amigos já fizeram referência a esta ferramenta aquí no fórum, o que eu quero é reforçar a sua utilidade. Trata-se da MICRORETÍFICA, um aparelhinho de alta rotação, que chega a 33.000 rpm. Possui inúmeros usos, pois calça uma gama variada de ferramentas, tais como:brocas, lixadeiras, rebolos de diversos usos, polidores, escovas e várias ferramentas de desbaste. É ideal para dar acabamento nos bonsai, nos cortes e principalmente no tronco. Para amolar ferramentas tais como facas. tesouras e alicates é simplesmente imbatível. Vale a pena ter um. O preço hoje deve estar variando de R$ 180,00 até R$250,00 dependendo da quantidade de acessórios que vem junto.

Vejam as fotos da maquininha:

Do amigo Geraldo Inocêncio
darkaso07/01/2007 22:31
Geraldo,

realmente a microretífica é uma ferramenta imbatível. Ela tem o tamanho e grossura da borda que alcança bem as partes mais internas sem ferir o tronco.
Eu tive que usar minha furadeira mesmo. Comprei as peças que são as mesmas da microretífica ou parecidas, e mando ver. Tem hora que precisaria de um cabo mais longo para não machucar o tronco, mas dá muito certo também se tiver cuidado.

T+
bergson08/01/2007 11:14
Geraldo,

Fiz uma complementação nos acessórios, comprei um jogo de fresas para tupia (Mercado Livre R$ 60,00 com 12 peças) e mandei tornear para a espessura da microretífica. Assim você adquiri uma versatilidade nos uso, embora seja mais um capricho.
nickyfury28/01/2007 00:59
bonsai
Geraldo, o Nelmar, do Rio de Janeiro (forum central) fabrica artesanalmente fresas para essa ferramenta eletrica, atendendo a pedidos, inclusive. 😄
bergson28/01/2007 08:15
Nicky,

É bom saber que o Nelmar fabrica tais ferramentas, embora hoje em dia não dá para comprar nem uma caixa de palitos para dentes, é a crise!!!! 😂 😮ops: 😂 😮ops:
nickyfury31/01/2007 21:55
bonsai
Bergsom, de qualquer forma, é uma opção a mais, né? 😄

Parece que o Nelmar irá ao evento/2007 no Atelier do Dom Mario. Falta confirmar, eu acho. Inclusive, disse a ele que se for, levasse algumas dessas fresas para podermos negociar. 😄
Marquitus23/02/2007 13:23
Olá pessoal!

Estou querendo comprar uma microretífica, com ela eu posso fazer o acabamento que é feito com o alicate côncavo ou bola?

Pode substituí-lo?

Um abraço!
Marcos
bergson23/02/2007 15:17
Marquitus,

A diferença básica é que os alicates fazem cortes precisos que auxiliam a boa cicatrização da planta, enquanto as retíficas micro ou normal fazem o trabalho de desbaste dos galhos ou troncos, portanto ambos são úteis e eficientes, porém os alicates são insubistituíveis.
GERALDO INOCÊNCIO23/02/2007 21:24
Marquitus,

Como o Bergson falou não dá para substituir os alicates pela microretífica. Ela dá acabamento as cortes dos alicates. Existe uma ponta de desbaste arredondada que aprofunda o corte feito pelo alicate bola e forma belos uros. E existe pontas em forma de lixas que dão um perfeito acabamento às madeiras expostas. Vale a pena ter uma.

nickyfury24/02/2007 18:47
bonsai
Alem disso, em trabalho com madeira morta, shari ou jin, dependendo da espécie, poderá o "artista" encontrar certo grau de dificuldade em fazer o desbaste apenas com o uso de alicates, seja concavo ou bola. E, nesse caso, a maquina irá exercer um desbaste melhor e de maneira mais adequada.
Outrossim, na simples poda ou corte de um determinado galho, não há porque se usar uma máquina, quando o uso do alicate é o mais recomendável. 😉
bergson24/02/2007 23:19
Amigos,

Resumindo a questão, não tem jeito tem de gastar, diminua a cerveja economize no churrasco e compre alicates e retífica.
joaoporto19/06/2007 10:27
muito boa esta retifica, tenho uma igual e achei excelente e muito versatil.
mziede22/06/2007 15:08
bergson escreveu:
Geraldo,

Fiz uma complementação nos acessórios, comprei um jogo de fresas para tupia (Mercado Livre R$ 60,00 com 12 peças) e mandei tornear para a espessura da microretífica. Assim você adquiri uma versatilidade nos uso, embora seja mais um capricho.

bergson vc poderia colocar as fotos dessa ferramentas extras q vc comprou ???
para eu poder ter uma ideia de quais sao ???
Obrigado
flavio bonsai25/08/2007 15:04
qual e a diferença dessa com a dremer alguem pode responder , e qual a melhor.
GERALDO INOCÊNCIO25/08/2007 20:13
Flávio,

A Dremell é a melhor marca de microretífica que conheço. Os preços variam conforme a quantidade de acessórios que acompanham.
Vale a pena comprar a maquina.

flavio bonsai04/09/2007 12:07
valeu geraldo vou providenciar uma logo logo.
obrigado pela atenção.
Carlos Barrêto19/11/2007 18:39
Olá pessoal,

À todos e ao amigo Geraldo,

Encontrei a microretífica a R$ 110,00 com 40 peças da marca FORT.

Vcs conhecem essa marca?

Vale à pena comprá-la?

Muito grato.

Abraços,
GERALDO INOCÊNCIO19/11/2007 21:04
Carlos,

Não conheço a marca, mas pelo preço e a quantidade de peças(ferramentas) vale a pena comprar.

luisrochas08/12/2007 10:24
Carlos Barrêto escreveu:
Olá pessoal,

À todos e ao amigo Geraldo,

Encontrei a microretífica a R$ 110,00 com 40 peças da marca FORT.

Vcs conhecem essa marca?

Vale à pena comprá-la?

Muito grato.

Abraços,

Tenho uma desta marca e é exatamente igal a dremel, inclusive os acessorios são compativeis, com a grande vantagem de que ela custa muinto menos que a dremel
GIULLIANO CARNEIRO11/12/2007 00:08
Amigos,

Há 15 dias comprei uma da marca Makita, modelo 906k, porém não consigo encontrar acessórios para ela, a não ser a ponta com rebolo. Alguém pode indicar algum site para eu comprar os acessórios. Ele tem a pinça de 6mm
GERALDO INOCÊNCIO18/12/2007 22:50
Juliano,

procure no site: www.mercadolivre.com.br que você vai encontrar.

Angela Fernandes21/12/2007 15:16
Alô crianças!!!!!!!!! 😮 😮 😮

Mês passado adquiri um kit por apenas R$ 85,00 numa lojinha da minha cidade.
Com certeza nem todos os acessórios vou utilizar mas, creio que fiz um bom negócio.
Um lado do kit:

O outro lado:

O kit completo.

e
luisrochas22/12/2007 22:20
Angela Fernandes escreveu:
Alô crianças!!!!!!!!! 😮 😮 😮

Mês passado adquiri um kit por apenas R$ 85,00 numa lojinha da minha cidade.
Com certeza nem todos os acessórios vou utilizar mas, creio que fiz um bom negócio.
Um lado do kit:

O outro lado:

O kit completo.

e

Boa noite Angela, essa lojinha faz vendas pela internet ?, achei muito interesante este kit
gilbertofsa22/12/2007 23:11
ola a todos
Pessoal eu sou novo por aqui. Meu negócio mesmo é suiseki por enquanto. Inclusive com alguns trabalhos já mostrados aqui no forum. No bonsai, estou com algumas mudas de flamboyan e ficus que posteriormente pedirei ajuda aos senhores mestres. Bem quanto a micro-retífica com certeza é um instrumento sem igual. Versátil e de fácil manuseio. Eu possuo um dremel e aconselho ao pessoal investir primeiramente em um mandril eu paguei 30 reais no meu. E vc fica livre das pinças. Depois invista no cabo extensor.
Este é um pouco mais caro ta na faixa de uns 130 reais. E quanto aos acessórios eis o grande macete. Muitos acessórios vc encontrará em casas que vendem material para dentista. Principalmente as pontas diamantadas que são as mais caras. Lá são bem mais em conta. Uma cisa que eu aprendi é quanto ao preço da máquina e dos acessórios. Infelismente se os materias são baratos tem qualidade duvidosa. E eu aconselho ao pessoal a não comprar estas máquinas baratas e de marca desconhecida. Pois com certeza irão ter problemas. É claro que se alguém tem experiência com estas me desmintam por favor.
GIULLIANO CARNEIRO23/12/2007 17:55
Geraldo,
obrigado pela informação, vou verificar no mercado livre.

Angêla, esse kit que você comprou, é para Dremel ou Makita?
12