Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

EBREO

EBREO10/01/2007 12:13
EBREO
MEU nome e LUCIANO BENYAKOB FIGUEIREDO, PERNAMBUCANO, Formado em EDIFICACOES. Ex militar, o primeiro contato que tive com plantas foi em um KIBUTZ, em ISRAEL! Naquele tempo, nao pensava em cultivar nada! Porem quando voltei ao BRASIL, fui trabalhar numa firma de jardinagem, que fazia distribuicao de plantas vindas da CEAGESP, para o RIO. Comecei a observar la na CEAGESP, ocomercio de mudas e BONSAI. Travando amizade com algumas pessoas e aprendendo com eles! NELSON HADANO, UEDA, ROSE NEGAMI, TERESA NAGAO,JULIO KODAMA, OS OKAMOTO e mais alguns que fogem a memoria! HAVIA um periodo entre meia noite e seis da manha, em que voce ficava ocioso esperando a liberacao das mercadorias. Era neste intervalo que ou voce ficava conversando com eles ou se embebedava. Preferi conversar! Tambem faziamos compras em ATIBAIA e CAMPINAS, nos sitios e que a PORCA TORCIA O RABO! Era muito material e saber , juntos! No RIO fiquei conhecendo a SONIA WOLFF, que me apresentou a MARIO FERNANDES. Dai fui conhecendo a maioria dos BONSAISTAS, que agora sao lendas, LAURO SUED, ROBERTO GERPE, MARIA LUCIA DAHL, JOCA, ALEXANDRE CHOW, DINHO, EMIKO NAKAHARA,e outros . Tive sorte, com esta turma impossivel nao aprender alguma coisa! Sou o numero 009, da SBBONSAI,vi todo o comeco! Esqueci de mencionar o MARCELO MILLER! SEmpre me condicionei em produzir a tinta para os outros pintarem! SOU PRODUTOR! ATT. LUCIANO.
Sergivaldo10/01/2007 13:45
Grande Luciano,

É sempre muito bom vermos as pessoas, diretamente ligadas à expansão do bonsai brasileiro, dividirem conosco seus conhecimentos e experiências. Essa sua trajetória e convivio com plantas e pessoas talentosas, que ajudaram a divundir nosso bonsai, é a prova maior da sua dedicação.

Só tenho que agradecer por dividir conosco toda esse conhecimento e parabenizá-lo pela manutenção e criação de tão rico acervo.

Um grande abraço,

Sergivaldo
darkaso10/01/2007 21:18
Ebreo,

bom saber sua história. Uma história como esta não pode ficar guardada só para os papa-goiabenses. É sempre bom conhecer os colegas que encontramos todos os dias aqui. Parabéns pela vontade e persistência nesta arte. Com certeza você tem muito a receber nossos agradecimentos pela história que nos conta e que você mesmo participou e ajudou a fazer essa nossa breve, mas muito bonita, do bonsai brasileiro.

Sei que para você é difícil, mas uma foto seria bom. Se não for incômodo peça ao Marçal, o fotógrafo de plantão dos Papa-goiabenses.

T+
Sergivaldo10/01/2007 21:40

Que beleza!!!
Gilson Mendes de Góis11/01/2007 22:10
Luciano,
Legal o seu resumo da história de como aconteceu o vício do bonsai em sua vida😂
Gostei de conhecer um pouco mais a seu respeito.
Mudando de assunto, vc parece um pai com uma criança no colo com esse bonsai aí da foto, lindo!... o bonsai, é claro!
Mentira, o conjunto é comovente, uma foto que parece representar muito bem seu carinho com a arte do bonsai.
Um abraço fraterno!
Gilson
EBREO12/01/2007 09:45
fotos
AMIGOS, antes de tudo eu era um nomade, quando mais novo! Em toda familia ha o JUDEU ERRANTE! E um erro e ao mesmo tempo um acerto. Ao longo do caminho aprendi de tudo, inclusive um pouco desta ARTE! ATT. LUCIANO.
Marcelo Giovanelli12/01/2007 20:09
Cara, meus sinceros cumprimentos!!!! Prazer enorme te conheçer!!!!

Abração!!!
EBREO13/01/2007 11:12
mestre
MARCELLO, E tuas visitas ao teu mestre? ATT> LUCIANO.
Angela Fernandes14/01/2007 13:06
AlÔ MEU AFILHADO !!!! 😂 😂 😂

Muito bom ler sua apresentação !!!!!! 😄 😄 😄

Agora.... fala a verdade..... você escreveu um décimo de quem você realmente é.......

Faltou falar do GRANDE AMIGO que você é !!!!!

Faltou falar da DISPONIBILIDADE EM ENSINAR !!!!!

Faltou falar tanta coisa 😢 😢 😢

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
EBREO14/01/2007 13:33
Filhos
MADRINHA, Acima o companheiro falou uma coisa que calou fundo! Certas plantas sao igual filhos, de um pai super protetor! Tem ate aquelas que tem pouca beleza , mas sao os nossos filhos! Filho feio tambem tem pai. Pra mim nao existe planta- filho feio , falta e paciencia! Os SHINTOISTAS, e que tem razao em adorar as plantas como divindades! A presenca delas e algo divino ,bonitas ou nao! ATT. LUCIANO.
Alexandre S. Coelho14/01/2007 22:54
Oi Luciano

Muito bom poder conhecer um pouco mais do amigo forista e conterrâneo ❗
Sua experiência e suas colocações sempre empolgantes, deixam esta "casa" e arte bonsai mais prazerosa ainda ❗

abraços
EBREO16/01/2007 08:45
exilado
ALEXANDRE, OBRIGADO. Estou exilado, meu sonho e voltar para o nosso querido ESTADO DE PERNAMBUCO! A terra vermelha do AGRESTE esta na minha estrutura genetica! ATT. LUCIANO.
fabianoscosta24/05/2007 18:46
Luciano,

que história legal cara, e pensar que está só começando...
Legal saber mais de vc, obrigado por estar sempre disposto a ajudar.

Grande abraço,
Fabiano
joellagunasc11/07/2007 22:18
Amigo Ebreo , parabens pelo teu trabalho , espero um dia chegar neste nivel , vc tem forma para fazer os teus vaso? Onde voce adquiriu?

Abraços de Laguna - SC

Joel
ARQPATRIK12/07/2007 09:46
Muito prazer em conhecer um pouco de sua história Luciano.
Djalma12/07/2007 10:09
luciano, tenho certeza que vc sempre irá ajudar mto a gente com sua experiência e conhecimento.......
Pq não moro perto de nenhum bonsaísta pra mim aprender pessoalmente 😢
Ainda bem q tem pessoas como vc aki, q aí da pra aprender virtualmente 😂

Obrigado, e até logo

Abraços
edson060530/07/2007 10:43
Caro Luciano,
acabei de ler a tua apresentação e ela só vem confirmar aquilo que eu imaginava. Alguém que andou pelo mundo afora e finalmente resolveu fixar as suas raízes.
Acho que foi no fórum da Nipon Bonsai que vi um dos teus trabalhos passo a passo e olhando a tua calma, dedicação e simplicidade transmitidos pelas fotos me deu uma inveja boa de você e até comentei com uma amiga: Conheci um cara hoje num site de bonsai que acho que não fica estressado nunca!!! Acertei??
Acho muito legal as fotos em que a tua filha aparece junto com as plantinhas. Parece que ela também tem muito carinho pelas "arvorezinhas"...
Tenho acompanhado e aprendido com os teus trabalhos em alguns fóruns. Comecei a trabalhar com bonsai há pouco mais de um ano e agora comecei a descobrir que eu não sei nada mesmo!! As mudas que eu comprei e que julgava ótimas para a arte, não são tão boas assim. Mas paciência; vou aprendendo devagar...
Gostei muito da técnica de desenvolver raízes numa serissa usando uma garrafa PET de 2 litros. Já tenho duas mudinhas crescendo nas garrafas; futuramente, vou arriscar um bonsai "raiz sobre pedra"...
Um grande abraço e parabéns pelo teu trabalho...