Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ADUBAÇÃO FOLIAR - UMA BOA ALTERNATIVA

GERALDO INOCÊNCIO11/01/2007 08:39
ADUBAÇÃO FOLIAR - UMA BOA ALTERNATIVA
Oi pessoal,

Uma boa alternativa às adubações normais é a adubação foliar. A planta possui pequenos órgãos nas folhas chamados de ESTOMAS ou ESTÔMATOS e por estes órgâos ela absorve água e nutrientes. Veja as vantagens da adubação foliar:

- Deve ser usada em aspersores;

- Sai muito mais em conta do que a utilização da adubação diluída e regada ou uso de adubos granulados;

- As plantas respondem muito bem à adubação;

- Pode-se usar o adubo juntamente com caldas de remédios quando for dar combate a pulgões e colchonilhas, pois além de combater você estará adubando suas plantas.

Ao adubar, dê um banho completo na planta, folhas, tronco e terra.

A dosagem normal é uma colher rasa para 10 litros dágua.

Nota: Você pode usar o OURO VERDE FOLIAR como adubo diluído e regado na mesma dosagem. Ou seja você tem duas opções com o mesmo adubo.

Eu recomendo o OURO VERDE FOLIAR embalagem de 1kg, por ser facilmente encontrado e é um adubo que eu utilizo a mais de 20 anos sem problemas. Veja a foto da embalagem abaixo (a da direita) :

Do amigo Geraldo Inocêncio
Seisdedos13/01/2007 19:40
micronutrientes
Olá Geraldo,

Eu estou usando um tipo foliar apenas com micronutrientes e outro que eu diluo e coloco no substrato.
Gostaria de usar um tipo somente que tivesse os dois componentes macro e micronutrientes seria o caso do sugerido por você.
Tenho pouco tempo e isso seria mais prático.

Abraço Seisdedos
Smoke13/01/2007 21:05
eu uso um foliar mais não esse pois não encontro aqui
GERALDO INOCÊNCIO14/01/2007 10:14
Smoke,

Eu gosto do ouro verde foliar, porque eu o utilizo de duas maneiras, aspergido ou regado e sempre dá bom resultado. No fórum eu só recomendo aquilo que é do meu uso corrente, para não causar problemas às plantas de nenhum amigo. Todas as matérias e sugestões que envio são calcadas em anos de experimentação. Já ganhei inúmeros tipos de adubos de amigos e colegas e sempre acabo voltando ao bom, antigo e bem testado OURO VERDE e OURO VERDE FOLIAR.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
EBREO14/01/2007 11:09
adubacao foliar
GERALDO, Tente apenas uma vez num lote separado BIOFERT 4-14-8, com micro nutrientes! Depois me fala o resultado! E formulado com base em adubos do exterior! Tem o que esta na bula! E apenas uma sugestao! ATT. LUCIANO.
GIULLIANO CARNEIRO14/01/2007 16:50
Geraldo, fazendo a adubação foliar eu devo suspender a adubação com farinha de osso e torta de mamona, ou deve ser paralela?

Giulliano Carneiro Costa
GERALDO INOCÊNCIO14/01/2007 20:53
Giulliano,
Pode fazer as duas adubações sem problemas. Os adubos orgânicos são mais lentos e duradouros do que a adubação química cujo efeito é imediato. Observe sempre as suas plantas. Presença anormal de pulgões nas brotações das plantas significa excesso de adubação ok!

GIULLIANO CARNEIRO14/01/2007 23:47
Geraldo,

Muito obrigado pela informação.

Giulliano Carneiro
Ricardo Lombardi08/11/2008 17:29
Adubo Ouro Verde
Caro Geraldo,
Conforme sua experiência você recomenda este adubo Ouro Verde foliar tanto para pulverizar e regar. Andei procurando no mercado e me informaram que a fábrica fechou. Poderia me informar outro de sua ultilização.
Agradeço,
Ricardo
pauloventura10/11/2008 12:23
Caro Amigo ,Geraldo !Como vai tudo Bem ?
Gostaria de mais uma vez explorar um pouco do seu conhecimento
para tirar uma dúvida sobre adubação foliar.
Se tem agum fundamento a afirmação de que quando adubada por
um longo tempo com adubo foliar a planta ficaria acostumada/viciada
a se nutrir apenas pelas vias aérias ,desde ja te agradeço.
G abraço.
Pv.
GERALDO INOCÊNCIO10/11/2008 22:12
Paulo,

Não acredito que tal fato seja verdadeiro. Mas eu nunca adubo minhas plantas de uma só maneira, embora a adubação foliar seja a mais econômica de todas. Costumo usar adubos diluídos e regados, às vezes eu mesmo preparo quando não encontro no mercado, adquiro nitrogênio em forma de uréia agrícola, cloreto de potássio e superfosfato simples e acrescento micronutrientes. Gosto também de usar matéria orgânica no substrato para equilibrar a planta.

pauloventura11/11/2008 08:27
Caro Amigo Geraldo !
Grato pela resposta ,Como eu tambem venho fazendo (ainda de
foma moderada) adubaçao liquida/foliar ,ja fico mais tranqüilo.
G Abraço.
Pv.