Sistema de Irrigação
Felipe Frango Zappala03/03/2005 21:15
Sistema de Irrigação
Aqui o link para um sistema de irrigação automático, desenvolvido pelo Bonsaísta Olavo Pastore.
Muito eficiente para quem não tem tempo para regar todos os dias ou para quem viaja.
Mais fotos e a matéria nesse link:
Clique aqui e depois em "Sistema de Irrigação"
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Abraços.
Lando03/03/2005 22:10
Muito legal, Felipe.
Também já havia lido.
Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala03/03/2005 23:21
Lando, também achei. O Olavo é uma pessoa extremamente criativa e inteligente. Acho que isso aqui para a nossa região seria bem viável, não acha? A regulagem do horário podia ser feita para as primeiras horas da manhã...
Abraços.
jackson27/03/2005 21:24
irrigação
Felipe,
Fiz o sistema de irrigação como no esquema e me ajudou bastante, já testei nesta páscoa, fiquei 3 dias fora de casa e quando voltei, p/ alívio meu, as plants estavam todas saldáveis.
Falta somente ajustar os bicos, talvez colocar mais, pois alguns locais não ficaram bem molhados. Enfim, testei e recomendo a quem não tem, como eu, alguém que possa molhas as plantas quando viaja.
[]s
Jackson
jackson27/03/2005 21:27
irrigação
Ah,
... ia me esquecendo, à respeito dos horários, resolvi colocar para funcionar às 6:00 e 18:00, para não correr risco de estar faltando água no momento de ligar.
[]s
Jackson
Felipe Frango Zappala27/03/2005 22:23
Fala jackson, tudo bem?
Beleza de notícia.
Fico satisfeito pela sua experiência.
Bom esse negócio de dica nos frúns, né?
Abração
Baduuuu05/04/2005 00:53
Boa Felipe...
Gostei do sistema. Agora que eu vi...
Mas eu acho que pra mim, já bastaria, se eu fizesse esse sistema sem o timer, somente ligado na torneira. Ai quando chegasse a hora de molhar, é só abrir a torneira e deixar soltando agua por alguns minutos.
Abraços
Felipe Frango Zappala05/04/2005 00:58
Antônio, aí acho que vem outra questão...
Será possível regar folhas e caule todos os dias???
Uma época em que fiz isso tive diversos problemas... fungo, cochonilha, etc.
Abração
Baduuuu05/04/2005 01:03
Felipe....
Voce fala isso pelo fato de nao poder usar essa tecnica todos os dias??
Eu acho que com a mangueira ligada diretamente na torneira, sairia o mesmo jato que está mostrando na foto, entao molharia a planta toda sim.
Se eu estiver errado, exponha a sua ideia por favor.
Obrigado
Felipe Frango Zappala05/04/2005 01:15
OK Antônio,
Eu não sei... sabe como eu faço? Eu só molho folhas e galhos de 3 em 3 dias... mesmo com a mangueira...
Com certeza tem gente que molha todos os dias, e com certeza isso tem relação com a incidência solar, uso de sombrite, região e estação do ano...
Abração
Baduuuu05/04/2005 13:22
Ah... Agora sim eu entendi.
Aqui eu molho todos os dias, só que com a mangueira.
Ai com esse sistema ficaria mais facil, nao precisaria ficar desenrolando e molhando uma por uma, era só ligar a torneira e deixar por alguns minutos.
Obrigado pela sua explicação
João_Pedro15/05/2005 19:08
Ola pessoal
Eu estou querendo montar um sistema parecido com este, mas aqui na minha região eu não estou encontrando microaspersores, so achei aqueles modelos maiores pra lavouras, algum de vocês conhece algum site que venda esse tipo de produto?
Obrigado
João Pedro
fabinho_sorocaba18/05/2005 09:22
João_Pedro escreveu:
Ola pessoal
Eu estou querendo montar um sistema parecido com este, mas aqui na minha região eu não estou encontrando microaspersores, so achei aqueles modelos maiores pra lavouras, algum de vocês conhece algum site que venda esse tipo de produto?
Obrigado
João Pedro
Olá João.
Tem a agrojet www.agrojet.com.br
e procure mais aqui
http://br.search.yahoo.com/search/dir?p=aspersores&toggle=1&ei=UTF-8&meta=all%3D1&fl=0&all=1&fr=FP-tab-web-tGuga19/09/2005 10:15
Pessoal,
Estou querendo montar um sistema de irrigação... porém gostaria de saber se alguem tem ídeia da vazão do sistema por gotejamento??
Preferir este pois no local a umidade é um pouco alta e por aspersor a planta fica sujeita a desenvolver fungos.
Abraço,
brunodb15/10/2005 09:20
Ola,
Acabei de terminar o meu sisteminha de irrigação automatica 😄 mas ainda não decidi o periodo e a frequencia com que ele ficará ligado...
mesmo por que pretendo utiliza-lo somente em viajems pois possuo poucas plantas e gosto de molha-las 😄 .... estive pensando em ligar as 18:00 durante uns 10min todos os dias?? que vocês acham??
Será que como foi dito o excesso de água nas folhas e caule propicia o surgimento de fungos?? estive pensando eu utilizo água da rua ou seja com cloro e o cloro é um desinfectante alem da agua vir limpa ele não desinfectaria outros fungos alojados por ex nas folhas???
Abraço
Marco Antonio Marques20/10/2005 10:55
Interessante observação bruno. Mas não sei até que ponto a presença de cloro na água pode ser saudável.
Já li que o ideal seria deixar a água da torneira descansar antes de regar, por causa do cloro. Mas mesmo que o cloro não prejudique a planta, acho que não atua como "desinfetante" pois sempre rego minhas plantas com agua da torneira mesmo e estou tendo problemas com cochonilhas e tive com pulgoes.
Acho que realmente o excesso de umidade propicia o aparecimento e desenvolvimento desses serezinhos! 😠
sergioturbo1031/12/2005 15:44
boa dica
Valeu pela instrução foi muito valida.
Fabiano_santos12/01/2006 15:22
Salve Galera, Sou aqui do Sul do Brasil, e tenho poucas unidades de bonsai.. .apenas 6 Ficus, (+ velho 7 anos), alguns ciprestes comprados em floriculturas, Algumas azaléias, 1 pinheiro negro, Romas de jardim, Pitangueiras de Jardim e silvestres, 2 Guabijus (4 anos) Jaboticabas (5 anos) e mudas de 3 anos.
Fiz meu sistema de irrigação automática indicado... não encontrei aqueles tipos de bicos aspersores aqui no sul, e encontrei 2 tipos de aspersores interessantes 1 vaporizador (ideal apra nebulizar as folhas), mas se deixar uns 25 min, chega a molhar a terra muito bem, e outro tipo de vaporizador, mas no estilo de aspersor (fica girando) e esse gera pingos de agua mesmo, não neuliza, e alcança até 3 metros.
Então intercalei os nebulizadores com esse micro aspersor que falei.. e o sistema ficou muito bom, nenhuma espécime fica sem irrigação, e nenhuma encharca. (para isso tive que estudar o alcançe da neblina e do aspersor.
o interessante desse tipo de nebulizador e aspersor, é que vc pode trocar apenas o aparelho e fica o bico fixo na mangueira, e com isso pode intercalar como quiser.. mais nebula, mais pingos...
Por enquanto o sistema está na agua direto com um timer e valvula solenóide., programado para duas regas diarias de 12 min. (minimo do timer).
Futuramente pretendo por em prática um projeto interessante, assim que testar posto aqui no forum o material que utilizei.
A ideia seria um sistema de coleta de agua de chuva com reservatório de agua, uma bomba de agua (com boa vazão), e o reservatório com boia automática, (quando o nivel de agua de chuva estiver muito baixo, automaticamente se enche de agua de torneira). e em dias de chuva, troco a agua, (basta esvaziar com uma torneira na parte inferior do reservatório) e deixar encher com agua de chuva.
Ainda estou testando qual bomba de agua utilizar, estou estudando tb a altura do reservatorio e testes de caimento e pressão de agua.
É claro que este sistema vai ficar bem mais caro do que o sistema indicado, mas é uma nova ideia e deve ser discutida.
Assim que os testes estiverem concluidos posto aqui no forum com imagens ok?
Abraços
Fabiano dos Santos
Fabiano_santos16/01/2006 12:51
Ai estão as fotos do micro aspersor que comentei, esse modelo custa aqui em minha cidade R$ 2,50.
a Vantagem desse modelo é que este gera gotas de agua e alçançam até 3 metros, a unica coisa que em areas abaixo do bico molham menos que as externas, mas por um lado isso é bom, podemos colocar em baixo plantas que necessitam menas agua. E ainda podemos optar em usar ao lado desse aspersor outro modelo que nebuliza, de menor alcançe mas que gera uma névoa... muito bom, ainda estou testando o dispositivo para dar uma opinião técnica mais detalhada em breve.

conjunto aspersor montado (modelo para cravar em mangueiras)

Conjunto desmontado, facilita a desmontagem para desentupir, (para evitar entupimentos, uso uma especie de peneira super fina na luva de entrada de agua.

detalhe do bico para cravar na mangueira, claro que vaza um pouco, mas é para molhar mesmo 😂
aguardem mais fotos em breve...
Fabiano