Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

UMA FERRAMENTA PARA O ARRANQUIO DE MUDAS DO CHÃO

GERALDO INOCÊNCIO14/01/2007 11:14
UMA FERRAMENTA PARA O ARRANQUIO DE MUDAS DO CHÃO
Oi pessoal,

Uma boa alternativa às ferramentas compradas para o arranquio de mudas (as vangas - pás de ponta mais comprida e estreita) é fazer uma da seguinte maneira:

- Compre uma alavanca(dessas de ferro para cavar buraco) e um enxadão daqueles mais estreitos e compridos. Leve os dois a uma serralheria, mande cortar o olho do enxadão (aquela parte onde se encaixa o cabo) e corte a extremidade da alavanca na parte afilada. Solde o enxadão na alavanca mantendo uma leve inclinação para a frente. A solda tem que ser bem feita para resistir. Afie bem o enxadão e você terá uma excelente ferramenta para o arranquio de plantas. O melhor dela é o peso proporcionado pela alavanca. Ao ser fincada no chão ela vai fundo e corta qualquer raíz da planta, mesmo as mais grossas e tem resistência na hora que você vai fazer a alavancagem para levantar a muda.

Experimentem vocês vão gostar.

Do amigo Geraldo Inocêncio
darkaso14/01/2007 15:58
Geraldo,

parece mesmo ser uma boa opção. Com a pá do enxadão mais larga o serviço anda mais rápido. E fazendo menos força. Boa dica.

VAleu.
Marquitus16/01/2007 09:47
Geraldo,

Muito boa idéia, talvez você tem foto para visualizarmos?

Um abraço!
Marcos
GERALDO INOCÊNCIO16/01/2007 21:17
Marquitus,

Vou providenciar a foto ok!

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
joaoporto20/04/2007 11:31
Olá Geraldo,

Estou esperando a foto que você prometeu. 😉

um abraço
Felipe20/04/2007 11:40
Geraldo,

Agora fiquei curioso para ver esta sua invenção.....vc é melhor que o Professor Pardal!!!!!
GERALDO INOCÊNCIO20/04/2007 20:32
Ok pessoal,

Vou fotografar e postar por estes dias.

joaoporto23/04/2007 09:51
Olá Geraldo,

Qual o comprimento desta ferramenta ?
GERALDO INOCÊNCIO23/04/2007 21:48
João,

Você utiliza uma alavanda daquelas de ferro inteiriço, serra uma das pontas e solda a lâmina de um enxadão no lugar. Aguarde que vou postar as fotos.
GERALDO INOCÊNCIO29/04/2007 19:55
Oi pessoal,

Vai abaixo a foto da ferramenta: Sua principal qualidade é o peso e resistência que permite entrar fundo no solo e cortar as raízes.

foto:

GERALDO INOCÊNCIO29/04/2007 19:58
Oi pessoal,

Em tempo: coloquei uma mangueira plástica no cabo antes de soldar. É para melhorar a pegada e não deixar o cabo esquentar com o sol.
joaoporto16/05/2007 11:09
Olá Geraldo,

Boa esta alavanca, deve servir também para arrancar cupinzeiro com facilidade, vou fazer uma para mim.

um abraço
Guilherme Luz14/05/2010 19:28
Geraldo muito boa essa dica viu!

Isso é ótimo pra quemama Yamadori como eu.
heheh
obrigado!
Donegá21/05/2010 21:05
Olá Geraldo,

Ainda ñ consegui entender o seguinte, pode ser que tenha conseguido notar na foto, mas vc menciona sobre alavanca, ñ seria o mesmo que um tubo de ferro para ser usado como cabo, onde em sua extremidade seria soldado o enxadão?