PROCURO Ilex paraguariensis-Erva mate
vadozam17/01/2007 22:29
PROCURO Ilex paraguariensis-Erva mate
Se alguém possuir sementes de Ilex paraguariensis e estiver interessado de me vender, trocar ou doar...por favor me repondam, estou a procura dessa semente à uns 2 anos e nunca me deram respostas posítivas...
Aos interessados por troca, possuo sementes de:
Albizia lebbek, Enterollobium contortisiliquum (ximbúva), Jacaranda chapadensis, Magonia pubescens (Timbó), Buchenavia tomentosa (Tarumarana), Psidium cattleianum (Araçá) e futuramente pegarei algumas Tabebuias spp.,ou seja, os ipês...(amarelo,roxo,rosa,branco e talvez se tiver sorte o verde)...
Abraços à todos!!!
Me respondam na medida do possível obrigado!!!
SEKI - Elio Luis Secchi18/01/2007 17:35
Olá Vadozan!
Eu consigo para você. É de graça.
Acho que não posso receber nada em troca. As plantas daí, como moro na serra gaúcha, morrem do frio.
Mas aogra não é época, teria que tentar catar. No meu sítio existem inúmeras árvores adultas de Erva-mate.
Tenho algumas mudas pequenas em saquinhos também. Posso enviar, só temos que ver como.
Pena que não postaste este tópico há duas semanas. Meu irmão que mora em Cuiabá esteve aqui no Sul, de carro, podia ter mandado em mãos. Mas agora já foi....
Bom, fazemos o seguinte, vou procurar por sementes.
Ou então irão as mudas.
Podes me passar o endereço. Alguma coisa estará indo prá você.
Abraços
vadozam18/01/2007 20:22
Você não sabe a felicidade que estou nesse momento 😄
Uma pena mesmo que não postei isto antes 😕 ..mas fazer o que neh??!! "Não adianta chorar pelo leite derramado" (heheheheh).
Acho que enviar a muda iria ficar meio complicado pelo fato da distância. Porém, as sementes ficam mais fáceis de enviar...
Então aquí segue meu endereço:
Evaldo Oestreich Filho
Rua16 Q27 C17 CPA3 Setor5
Bairro: Morada da Serra
Cuiabá-MT
CEP: 78058-344
Agradeço muito a sua ajuda Elio, você não sabe o quanto procurei por estas sementes...meus sinceros votos de sorte cotidiana na procura das sementes e se não for de sucesso a procura, não se preocupe eu espero a época das disseminação das mesmas...qualquer coisa, aquí segue meu e-mail para contato [vadozam@hotmail.com] para tratarmos sobre formas de envio...No mais, muito OBRIGADO mesmo!!!
Abraços!!
SEKI - Elio Luis Secchi19/01/2007 08:31
Evaldo!
No fim-de-semana vou procurar, se não esperamos a época certa.
Fico feliz vendo um amigo feliz.
Abraços
Elio Luís Secchi
vadozam19/01/2007 15:56
Elio pode acreditar que estou feliz mesmo e não tenha pressa, espero pela época se for o caso...abração!!! 🙂
vadozam29/01/2007 23:04
Bom te agradecí pelo e-mail e agora te agradeço pelo fórum, pois sem este meio de comunicação não teríamos nos conhecído e dessa forma também não teria recebído minhas sementes...heheheheh
Obrigadão Élio, recebí as sementes de erva mate...agora é só plantar...valew de coração 😉
SEKI - Elio Luis Secchi30/01/2007 08:32
Fico feliz que chegaram aí.
Agora ficamos na torcida para que a grminação seja tranquila!!
Abraços
Elio
igor lins30/01/2007 11:43
eilo você poderia me arranjar umas sementes ?
SEKI - Elio Luis Secchi30/01/2007 14:55
Igor!
Mande seu endereço que eu enviarei algumas pelo correio.
Para o Evaldo enviei como carta simples e chegou bem.
Vamos fazer assim novamente.
Abraços
Elio Luis Secchi
igor lins30/01/2007 15:51
mandei uma mp
afinal ipê verde tem as flores verdes?
SEKI - Elio Luis Secchi30/01/2007 16:14
Igor,
recebi endereço. No fim-de-semana coleto as sementes e envio.
sobre ipê verde, não sei.
Talvez coloque esta questão num novo tópico.
Abraços
Elio
vadozam31/01/2007 21:58
Então Igor,
eu ainda não ví pessoalmente a cor da flor do ipê-verde, porém sei que se trata da espécie pois foi meu professor/orientador de dendrologia que me mostrou a árvore e por fim as suas características em campo.
Mas acredito que a coloração seja igual ao livro árvores (branco de leves tons de verde). Estou louco pra voltar lá e encontrá-las florídas e se estiver significa um bom sinal de que logo virão as sementes.
Abraços!!
igor lins01/02/2007 10:10
vadozam eu tenho aquiem casaum ipê-roxo-bola
esta interesado ou vc já tem?
vadozam02/02/2007 15:07
Valew amigo Igor,
eu tenho por aquí a maioria dos ipês, inclusive este que você mencionou, porém as sementes estão por vir ainda.
Estarei voltando em campo com o meu professor final deste mês, espero encontrar o ipê-verde florído ou com as sementes. Se encontrar, você estaria interessado nelas???!!
PS:. Tenho em mãos sementes de "ipês-de-jardim"...LINK abaixo:
http://i11.photobucket.com/albums/a154/vadozam/IpamarelodejardimTecomastans.jpg
Interessados me mande uma MP.
igor lins03/02/2007 23:06
esse é um ipê de folhas pequenas e ele não passa dos 3-4 metros?
vadozam06/02/2007 00:22
igor lins escreveu:
esse é um ipê de folhas pequenas e ele não passa dos 3-4 metros?
Exato... 🙂
igor lins06/02/2007 20:07
tem na fazenda da minha familha! 😄
é o melhor de todos ipês para fazer bonsai.
igor lins23/02/2007 11:12
Elio as sementes chegaram!
vadozam como as semeou?
vadozam16/03/2007 17:41
igor lins escreveu:
Elio as sementes chegaram!
vadozam como as semeou?
Desculpe a demora para a resposta, estou sem tempo minha faculdade esta me "matando"..
Mas vamos lá, primeiro pesquisei um pouco sobre a espécie e encontrei diversos assuntos abordando a dormência embrionária que ela possui, sendo assim procurei maneiras de como quebrar essa dormência.
A única maneira encontrada, foi a embebição das sementes em Ácido giberélico que influencia diretamente no desenvolvimento embrião. Encontrei esse ácido giberélico em minha faculdade, no laboratório de sementes. As semeei em diversos substratos (areia+terra preta, vermiculita, etc). Porém ainda não germinaram, espero anciosamente. Assim que germinar respondo o tópico novamente.
PS:.Não sei te informar onde encontrar este ácido giberélico. 😕
igor lins16/03/2007 21:12
só com Ácido giberélico!!?!?! 😲 😢
então eu to fer... 😢
igor lins30/04/2007 10:03
as minhas sementes estão brotando!
ha outra forma de quebra de dormencia!
devido ao fato que a semente contem um embrião imaturo ele demora bastante para germinar então deve se colocalo em areia umida por 5 a 6 meses!