Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ALPORQUIA

bergson18/01/2007 19:08
ALPORQUIA
Amigos,

Segue abaixo matéria sobre alporquia feita por nosso amigo Fernando Cavalcanti de Recife/PE.

Illex18/01/2007 20:24
Re: ALPORQUIA
Olá Bergson,

Excelente matéria. Esse ácido é muito utilizado por um amigo aqui de uberaba, chama Paulo, parece realmente um produto muito bom, sabe onde conseguiriamos? Novamente obrigado pela matéria, enrriquecendo e muito o Fórum. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Obs: Esse Mame é uma montagem? Ou não?
darkaso18/01/2007 20:31
Bergson,

parabéns ao Fernando. A matéria ficou muito boa mesmo. Com certeza é uma boa opção para a alporquia, praticamente daria para retirar e envasar 😂 😂 .

T+
bergson18/01/2007 21:36
Illex,

Aqui conseguimos este produto em lojas de materiais médicos ao custo de R$ 75,00 cada cinco gramas.

O mame é artificial, é um trabalho feito pelo João Flor um verdadeiro artista.
bergson18/01/2007 21:37
Darkaso,

Realmente é uma excelente opção. Tenho utilizado hormônio em ficus, apenas para acelerar a formação das raízes.
euorobert19/01/2007 11:55
Existe alguma marca comercial desse ácido?

Onde posso achar-lo no Rio de Janeiro?
SEKI - Elio Luis Secchi19/01/2007 12:12
Carlos!
Satisfação em fazer mais um amigo no bonsai!
Não tenho conhecimento de nenhuma marca comercial do ácido.
Mas o Biofert Raiz, este sim marca comercial disponível na maioria das lojas/floriculturas responde muito bem. Outra opção é ir numa farmácia de manipulação e pedir para manipular cápsulas de 30 mg de vitamina B1. Pode aplicar direto no local do alporque depois de molhar.
Mas não deixe de fazer alporque por falta destes produtos. A maioria das plantas enraiza sem nenhum tipo hormônio. Demora um pouquinho mais. Mas lembre que nossa primeira (e até a vigésima primeira) regra do bonsai é "Paciência. Então podemos tranquilamente esperar 3 ou 4 meses para um alporque enraizar pois ainda assim ganhamos um bom tempo com relação a outros processos de conseguir mudas.

Espero ter ajudado.

Abraços

Elio Luís Secchi
bs_freitas11/02/2007 15:15
Exelente matéria,

fácil,tenho certeza que assim qualquer um que nunca tenha ouvido falar de alporquia aprenderá assim.

abraço bergson.
Luciana Franciscani20/03/2007 20:28
Gostaria de uma informação...
Fiz a alporquia em duas primaveras e 2 acerolas... minha dúvida é... seguinte:

Utilizei o biofert raiz no esfagno umidecido e envolvi com plástico... preciso usar novamente o biofert depois de algum tempo ou já está ok uma só vez basta?
Sei que as regas são constantes mas me veio a dúvida sobre o biofert.
Abraços.
darkaso20/03/2007 22:15
Luciana,

depois que se faz a alporquia não deixe água entrar no saco envolvente. Se entrar não dá certo. Na rega não precisa colocar biofert para as raízes de baixo, não afetam a alporquia nas raízes a cima. Portanto não precisa colocar mais biofert.

T+
Luciana Franciscani22/03/2007 21:19
Dakarso, desculpe mas não entendi a parte em que vc fala de "não deixe água entrar no saco envolvente".
Pensei que teria de entrar água dentro do saco que envolve na hora da rega para mantê-la úmida.
abraços.
stie25/03/2007 21:55
Luciana,

Eu costumo usar seringa (caso tenha duvida) para garantir a umidade e junto com a água coloco enraizador, tem dado certo.

Stie
Angela Fernandes26/03/2007 12:52
Alô crianças !!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Amigo Bergson, excelente matéria....parabéns !!!!!!!

Darkaso, acho que você se confundiu, me desculpe, ou eu não entendi a questão de "não deixar a água entrar...."

Fizemos 2 alporques, um num ipê com as mãos do MEU AFILHADO e outro numa calliandra com as mãos do Ronaldo......

Breve iremos ver como estão....acho que já deu bastante raiz.

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Smoke27/03/2007 11:17
Nessa época posso fazer alporquia em primavera março moro em Santos e está um calorzinho queria fazer uma alproquia em primavera!
aguardo

abraços