Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vaso em forma 02

bergson05/03/2005 08:15
Vaso em forma 02
Estou disponibilizando a segunda forma com a qual tenho fabricado também vasos de cimento.

[]s

Bergson

Foto 01 - Forma em chapa galvanizada. Antes de colocar o cimento a forma deve ser untada com óleo diesel ou óleo queimado (de preferência de moto - mais fino).

Foto 02 - Utilizo uma parte e meia de areia para uma de cimento.

Foto 03 - Deixar a massa pastosa, para preencher facilmente os espaços na forma.

Foto 04 - Deve-se preencher a forma lentamente e vibrando para evitar espaços vazios.

Foto 05 - A forma possui furos na parte superior para saída do excesso de ar e massa.

Foto 06 - O vaso pode ser retirado da forma em 24 horas.

Foto 07 - Inicialmente é retirada a parte superior da forma

Foto 08 - Posteriormente o vaso é sacado da forma, observe que dentro da forma existem dois discos que tem dupla finalidade: determinar a espessura do vaso e os furos de drenagem do vaso

Foto 09 - Vaso pronto, deverá ficar na água por 72 horas, para vitrificação do cimento.

Foto 10 - Após seco, o vaso será pintado com tinta acrílica e aplicado então uma demão de verniz acrílico. O vaso fica com 11 cm de altura, 27 cm de largura e 37 cm de comprimento.

Sergivaldo05/03/2005 11:05
Beleza, Bergson!!!

Agora ficou completo.

Um abração,

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala05/03/2005 11:09
Bergson, mais uma perguntinha...
Quando você tira ele da forma, precisa lixar, ou ele já está pronto?
E a borda? é lixada ou passa-se a esponja com ele ainda molhado?

Abração
bergson05/03/2005 11:22
Felipe,

Só quando vou pintar é que passo a lixa no vaso. Mas se quiser lixar melhora o aspecto final. Na borda eu realmente passo esponja,ou a colher de pedreiro com cimento seco povilhado.

[]s

Bergson
Valter Vaz21/03/2005 18:41
Bergson,

Bom Molde, pode até usar outra matéria prima.
Marco Nascimento29/03/2005 22:13
Parabéns!
Muito legal a sua matéria, vou arriscar fazer um vaso... (risos)
Uma bração.
bergson30/03/2005 21:12
marco e Valter,

A intenção é essa, incentivar as pessoas a produzir e criar seus próprios vasos.

[]s

Bergson
Baduuuu05/04/2005 00:36
Bergson....

Voce tem que mandar fazer as duas formas? A de fora e a de dentro? Com o mesmo material?
Me parece que a de fora já é um vaso formado...
bergson10/04/2005 05:54
Badu,

Na realidade todas as partes compôem a forma, a parte externa é também fundamental, pois juntamente com a interna determinará o formato e espessura do vaso.

[]s

Bergson
Claudio Fellini24/02/2006 20:14
Espessura
Amigo Bergson,

Qual a espessura das paredes do vaso para que fique com resistência suficiente.

Fiz um vaso de forma de madeira, meio quadrada (duas caixas, uma dentro da outra), passei também óleo velho de moto para não aderir na madeira, mas acho que as paredes estão um pouco grossas, pois tenho receio que quebrem com o peso.

Fiz também alguns com molde de isopor, mas ficou com os lados diferentes, todo torto, mas ficou com os pés, já o da caixa de madeira, fiz os pés usando como forma copos de café descartável.

Antecipadamente grato,

Seu novo amigo,

Fellini
bergson24/02/2006 22:24
Caro Fellini,

O vaso fica com 1,5 cm de espessura. São bastantes resistentes, uso um mistura de 1,5 partes de areia e 1 de cimento, você pode utilizar também pó de pedra, torna o vaso mais forte e dá um aspecto mais rústico.

Na forma de madeira o ideal é que esteja muito bem lixada, e é melhor utilizar óleo diesel em substituição ao óleo queimado.

No uso do isopor , é de baixa resistência, como pôde ver deforma.

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida pergunte.

[]s

Bergson
Claudio Fellini24/02/2006 22:35
Fôrma
Amigo Bergson,

Grato pelas dicas, é sempre um incentivo receber auxílio de pessoas dedicadas a arte e a causa.

Sem querer abusar do amigo, o fundo do vaso também fica com 1,5cm, ou tem que ser mais espesso?

Obrigado

Fellini
bergson25/02/2006 06:26
Caro Fellini,

O fundo do vaso também fica com a mesma espessura, já os faço desta maneira há 05 anos e nunca ocorreu de quebrarem ou racharem a não ser por pancada.

O que determina a espessura do vaso são os discos metálicos que servem também para os furos de drenagem, será mais largo ou mais fino de acordo com a sua necessidade.

Lembre que a idéia geral é de produzir vaso de maneira barata e rápido, pois se não tivermos este princípio em mente, com certeza inviabilizará o cultivo de nossas plantas.

Qualquer dúvida pergunte.

[]s

Bergson

Ps. O custo de fabricação de uma forma fica entre 100 e 150 reais, é relativamente barato se levar em consideração a relação custo/benefício. Poderá produzir um vaso por dia, 365 ao ano. Hoje passarei a utilizar 06 fromas para poder atender ao desejo de produzir bonsai.
Claudio Fellini27/02/2006 22:46
Casca de ovo
Amigo Bergson,

Estava pesquisando alguns materiais que adicionados a massa, deixaria a peça ou vaso mais leve e com a mesma resistência.
Li algo sobre a casca de ovo, o problema é aquela "membrana" dentro dela que é rejeitada pelo cimento, mas já existem testes sendo feitos a anos e com ótimos resultados.
Você já usou ou testou algo com tal finalidade?

Grato.

Fellini
bergson28/02/2006 09:36
Fellini,

Você pode usar sulfato de alumínio ou acrescentar a massa bolinhas de isopor, faça uma pequena quantidade e veja o resultado. Verifique onde comprar o sulfato a proporção que deve ser usada, pois usei a muito tempo e não tenho certeza sobre a quantidade correta.

Embora prefiro os vasos com a resistência e peso da massa bruta, ficam evidentemente mais fortes.

[]s

Bergson
Ivanil Pimentel Vieira23/03/2006 18:46
Pintura de vasos
Olá bergson,

A pintura dos vasos é realizada só na parte externa ou na interna também

Teria conhecimento de como impermeabilizar a parte interna de vasos
de argila?

OBS; ganhei vasos rústicos de argila e ainda não consegui informações
de como proceder em sua parte interior.

Ficarei grato pela atenção.

Ivanil
darkaso23/03/2006 19:11
Ivanil,

vou me intrometer na sua questão. Normalmente os vasos para bonsai não são pintados na parte interna para evitar o acúmulo de água ou excesso de umidade causado pela impermeabilização. O vaso ser poroso é ideal para evitar o ataque de fungos no fundo do vaso. Por isso se seu vaso não está pontado é melhor deixar assim. Pinte apenas por fora e quiser.

T+
bergson23/03/2006 19:20
Ivanil,

Somente pinte na parte externa os vasos de cimento, mas faço tão somente por estética, hoje em dia só utilizo sem pintura, baixa o custo e também tem um aspecto bem simpático, apenas use areia fina e peneirada na confecção do mesmo e lixo na parte externa.

No caso dos vasos em argila não o impermeabilize pois é bom que seja poroso e que transpire.

Espero ter ajudado!

O que precisar escreva..

[]s

Bergson
Ivanil Pimentel Vieira23/03/2006 20:39
Vasos
Olá darkaso,

Em absoluto, não é intromissão, e sim colaboração!
Todo iniciante tem uma quantidade enorme de dúvidas, mas com as opi
niões de bonsaístas tudo vai se esclarecendo.
Agradeço pelas informações prestadas.

Olá bergson,

Vou verificar a possibilidade de serem feitas as formas que tão detalhada
mente no Tópico foram apresentadas.
Como ganhei vários vasos produzidos no Oeste do Paraná e não são pin-
tados, achei melhor pedir informações a quem tem conhecimento, para
não se arrepender depois.
Tua informação foi muito importante.
Quando precisar voltarei para pedir ajuda dos amigos.

Ivanil
sergioturbo1012/05/2006 11:14
AMIGO CONTERRANEO. VOCE PODERIAS POSTAR AS FOTOS DO SEU TRABALHJO NAVAMENTE? NAO CONSEGUI VER.
Diego Lima12/05/2008 19:26
oi bergson,

gostaria de saber a espessura da chapa galvanizada que vc utiliza pra fazer essas formas....vc ja conseguio fazer alguma redonda ou oval???
Márcio Friedrich Ribeiro05/06/2010 14:57
O que me intriga é a confecção das formas pros vasos, de que forma você as fez me refiro ao formato das mesmas?