Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

akadama2

jackson09/03/2005 07:06
akadama2
Amigos,

Gostaria de passar para vcs minha experiência sobre solos e me ajudarem a desenvolver, quem sabe, uma "akadama brasileira", (deixando a pretenção de lado).
Misturei, terra de barranco (2 partes), areia fina para reboco (2 partes) e gesso p. estuque (1 parte), todos secos e peneirados com granulação menor que 2 mm, adicionei água até atingir uma consitência pastosa. Esparramei em cima de um plástico em camada de uns 8 mm. após 24 horas triturei e peneirei e:... UAUUUU..... é ótima a consistência, não desmancha na água e mantém os nutrientes que se perdem com a queima na fabricação de telhas e tijolos. Agora falta testar nos vasos. Mas acredito que não tenha problemas.
Peço aos curiosos e fanáticos para testarem a e trocar as informações. (já informei ao Sergivaldo p. email)

Abraços

Jackson
doolombo09/03/2005 09:03
com certeza eu vou testar isso, em julho (pois é quando tenho férias)
muito boa a sua idéia!

abraços
Sergivaldo09/03/2005 10:56
Re: akadama2
jackson escreveu:
Amigos,

Gostaria de passar para vcs minha experiência sobre solos e me ajudarem a desenvolver, quem sabe, uma "akadama brasileira", (deixando a pretenção de lado).
Misturei, terra de barranco (2 partes), areia fina para reboco (2 partes) e gesso p. estuque (1 parte), todos secos e peneirados com granulação menor que 2 mm, adicionei água até atingir uma consitência pastosa. Esparramei em cima de um plástico em camada de uns 8 mm. após 24 horas triturei e peneirei e:... UAUUUU..... é ótima a consistência, não desmancha na água e mantém os nutrientes que se perdem com a queima na fabricação de telhas e tijolos. Agora falta testar nos vasos. Mas acredito que não tenha problemas.
Peço aos curiosos e fanáticos para testarem a e trocar as informações. (já informei ao Sergivaldo p. email)

Abraços

Jackson

Olá Jackso,

Recebi seu e-mail e achei mais conveniente responder aqui no Fórum.

É sempre bom termos mais uma opção para nosso substrato. Acredito que muitas outras idéias ainda irão surgir.

Acho que cada um deve utilizar o substrato que melhor se adapte às suas necessidades. Até agora não tive problemas com o uso de tijolos triturados, muito pelo contrário, minhas plantas vão indo muito bem.

Em relação ao uso do gesso, nunca testei. A única coisa que sei é que o giz, que é feito à base de gesso, é utilizado para corrigir a acidez do solo. Será interessante saber se agregando gesso na fabricação dessa argila, não resultará num material muito alcalino, o que, na minha opinião, exigirá uma maior quantidade de matéria orgânica no substrato para balancear a mistura.

Um abração,

Sergivaldo
jackson10/03/2005 05:43
doolombo,

Valeu, assim que vc testar manda notícias.

Sergivaldo,

Nem precisava falar que o substrato que vc usa é suficiente. Dá pra ver pelos seus trabalhos no seu site, são maravilhosos e servem para me inspirar quando trabalho os meus.

[]s

jackson