Paiva10/03/2005 00:16
Vasos
Caros amigos,
Resido no nordeste, possuo bonsais com vasos de cerâmica, gostei da matéria sobre como fazer vaso de cimento, e me despertou bastante interesse, mas não tenho nenhuma informação a respeito do assunto. É indicado para todas regiões? O que precisa passar dentro antes de colocar o substrato? Quais as dimensões apropriadas p/ cada espécie( fícus, primavera, roma )? Alguém poderia me orientar?
Saudações ...
Paiva.
Mário A G Leal10/03/2005 07:48
Paiva, qual a sua cidade/estado? O Sergivaldo e o Bergson tem a experiência para passar e podem estar bem próximo a você.
jackson10/03/2005 20:12
paiva,
Naõ moro no nordeste, porém moro numa cidade bastante quente, Quase vizinho do sr. Mário. e ele sabe o quanto é quente por aqui.
Possuo vários vasos de cimento fabricados por mim. Utilizo uma ténica diferente das do Bergson e do Servivaldo, mas no fim são iguais, ou seja: Vasos de cimento.
Vc quer saber se deve passar alguma coisa dentro dos vasos. A minha opinião é não. Pois se passar alguma coisa pode impermeabilizar e é importante que o vaso absorva água pelo lado interno, pois funciona como uma reserva do líquido em dias muito quentes ou com muito vento.
Costumo passar por fora (lados e fundo externos) do vaso e na borda superior uma resina acrílica para tijolos, telhas e cimentados, o seu nome comercial aqui na minha região é "hidronorth". , isso impede a perda de água pelas paredes do vaso. (custa aprox. R$35,00 o galão de 3,6 l e rende muito).
O cuidado que tomo antes de usar o vaso é deixá-lo descansar uma semana para eliminar qualquer substância nociva para as plantas.
Mãos à obra e boa sorte.
[]s
Jackson
jackson10/03/2005 20:58
Paiva,
A propósito, o Sergivaldo e o Bergson usam métodos diferentes para impermebilizar. O Sergivaldo usa tinta perolada e o Bergson mergulha o vaso 72 horas em água, mas não mais detalhes, entre em contato com eles, eles podem te ajudar.
[]s
Jackson
Paiva11/03/2005 00:28
Vasos
Valeu pela informação, tambem consegui fazer alguns vasos de cimento, ainda estou aprimorando....chego lá.
Resido em Aracaju/SE.
Grande abraço a todos.......obrigado 😄
Illex11/03/2005 14:45
Re: Vasos
Amigo Paiva,
Alguns vasos de ceramica queimados a baixas temperaturas,tem q ser deixados um certo tempo dentro da agua para depois se planta a arvore aconselho (como venho fazendo aqui) que faça o mesmo com os de cimento, porem deixe mais tempo do que os de ceramica, deixe os de cimento cerca de uma semana dentro da agua para que nao absorvam a propria agua da planta, certo, se algum de nossos colegas ja disse isso desculpe. T+ amigao.
Abraços:
Illex