Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinturas Japonesas

nickyfury20/02/2007 16:33
Pinturas Japonesas
Viajando nas lindas pinturas japonesas, em link fornecido pelo Sergivaldo, se não me engano, deparei com o quadro abaixo, em que aparece um bonsai todo florido, estilo moyogi, plantado em um vaso próprio para kengai:

Artista: Kuniyoshi (Bijin

Na mão da aristocrata, uma lanterna com formato diferente, que permite, com sua luz, a leitura do poema gravado na shooji, porta feita com o fino e rico papel feito de arroz.
darkaso20/02/2007 19:16
Nickyfury,

a imagem é muito bonita mesmo, mas quem sabe se o bonsai não seria assim:

Pode ser que a pintura ficou pela metade no bonsai.

T+
nickyfury20/02/2007 22:55
bonsai
Dark, meu chapa, nada como a imaginação de um bonsaista, principalmente quando ele domina tão bem a arte do desenho. 🙄

Mas não há como iludir. Na época retratada, o bonsai japonês ainda engatinhava, e tudo mais era trazido da China: seda paras as vestes, quadros, material para pintura, ceramica de qualidade e, principalmente, bonsai. E os bonsai chineses nós sabemos como eram (e ainda são, em alguns lugares): vasos grandes, para plantas finas e pequenas. Então, meu caro amigo, prevalece o que o desenho original mostra: uma azalea ou rododendro florido. 😉
darkaso21/02/2007 13:56
Grande Nicky,

bom que assim você nos deu uma boa aula de história antiga do bonsai.

Valeu.
nickyfury28/03/2007 21:40
bonsai
Dark, meu chapa, para fugir um pouco do bonsai, e irmos até a área do grande Dom Mario, eis uns peijing:

Para voce ver que, em épocas remotas, o desenho tambem tinha seu valor, vez que a criatividade desenhada tinha uma amplitude maior que a realidade permitiria. 😉

Eis um bonsai, digno de ser admirado:

Ou seria esse pinus, algo de sonho? 😲 😲 😲

Seja como for, o comércio estava a pleno vapor naquela época, rendendo algum "capilé" para os viveiristas de antanho:

darkaso29/03/2007 22:49
Grande Nicky,

são exemplos maravilhosos de pinturas que realmente nos mostram como é importante o bonsai nessa cultura e como era venerado.

Muito obrigado pelos desenhos.

T+
duprat31/03/2007 03:39
Uma beleza estas gravuras,
já havia visto ao fuxicar o link que você postou.
Fiquei particularmente impressionado com os penjing pois nunca havia visto nada parecido.
E também é bem diferente a concepção com vasos fundos e composições bem loucas. O penjing do meio me parece um belo projeto que pode ser realizado.
nickyfury01/04/2007 15:28
bonsai
Duprat, se voce visitou o site, certamente viu os outros peijing. Cada um mais complexo que o outro. Não sei se o artista que desenhou estava retratando algo que via ou se tudo não passa apenas de um estudo da parte dele. 😄

Há um, particularmente, que creio ser impossível de ser um peijing de verdade tal a complexidade envolvida em sua criação. 😲
duprat01/04/2007 16:34
Você deve estar a falar deste.

mas aproveito para colocar os outros dois fechando assim a série de seis que lá estão.

Pelo clima meio abstrato e por algumas liberdades de construção creio que são trabalhos de imaginação, projetos talvez....

Inspirador por sinal.
nickyfury05/04/2007 19:19
bonsai
Sem dúvida!!!!

Mas parecem mesmo montagens tipo as que fazíamos na escola, usando cartolina e papelão, hein? 😂 😂

Não creio que conseguíssemos, mesmo com os recursos atuais, executar algo ainda que ligeiramente parecido com isso, será? 😲
duprat05/04/2007 20:03
pior é que estou tentado