Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Experiências com Substrato

AgronomoAndre11/03/2005 14:00
Experiências com Substrato
Boa Tarde Caros Colegas,

Gostaria aqui neste tópico, esclarecer aglumas dúvidas e tentar encontrar um receita razoavelmente boa para minhas experiências iniciais.
Queria que as pessoas envolvidas neste fórum , me falassem qual o substrato que estão utilizando, e quais os pontos fortes e fracos do mesmo!!!

Agradecido antecipadamente,
Felipe Frango Zappala11/03/2005 14:22
André, veja no fórum central, o tópico fixo chamado Substrato.

Abraços.
Illex11/03/2005 14:40
Re: Experiências com Substrato
Amigo Andre,

Tambem acredito que deva ver o topico substrato, mas desde ja digo qual a mistura de substrato que utilizo: Utilizo em minhas misturas de formas proporcionais a determinadas especies os seguintes substratos, terra de cupinzeiro, humus,areia de rio lavada, pedrisco de 2 a 3mm, nadamais e venho obtendo ótimos resultados ao longo dos anos.Porémso uma coisa, cada Bonsaista é unico assim como seu Bonsai,assim sendo nem todos Bonsaistas utilizarão o mesmo substrato,pois, com o tempo voce achara o seu propri, o que mais se adequa ao seu trabalho. Espero ter ajudado, T+ amigao.

Abraços:

Illex
jackson11/03/2005 21:04
André,

Concordo com o Illex, cada bonsaísta se adequa melhor num determindado tipo de substrato.
Vou colocar aqui o que mais eu uso, com grande sucesso com as plantas.
- uma parte de pedrisco de brita, ou cascalho de rio, ou misturados de 2 a 5 mm.
- uma parte de telha ou tijolo moídos de 2 a 5 mm
- uma parte de carvão triturado e moído tbm de 2 a 5 mm.

No caso de plantas que dão flor aumento a quantidade de carvão em até 50% do total da mistura. Tudo lavado várias vezes antes de montar o vaso.

[] s

Jackson
RIDDHA - JOSE JORGE04/01/2009 17:57
André
Eu uso pó de coco no substrato do bonsai com excelentes resultados.
O pó de coco no substrato tem várias vantagens:

-Mantém a umidade por muito mais tempo permitindo inclusive diminuir as regas.
-Com uma taxa de decomposição bastante lenta, condiciona o solo elevando sua porosidade. Leva + de 2 anos para decompor totalmente, ou seja quando se deve reenvasar o Bonsai.
-Também promove o desenvolvimento de um nível de pH médio, ideal ( 5,4 a 6,8 ).
-Taxa de nitrogênio próximo de zero não incentiva o crescimento desmedido do bonsai, permitindo melhor administração da adubação.
-Praticamente não possui microorganismo nocivos por ser praticamente estéril.
-Totalmente livre de erva daninha.
-Contem tanino, o que elimina fungos, moscas e algas.
-Com índice elevado de lignina, uma substancia orgânica, que incentiva a formação de micro-organismos favoráveis na zona da raiz, permite maior longevidade às plantas.

No substrato eu uso 35% pó de coco, 20% areia lavada, 20% caco de tijolo, 20% RendMax Floreira, 5% de Humus de minhoca.

No caso do alporque eu deixo o pó de coco de molho no enraizador e após colocar no anel envolvo tudo com o filme transparente e finalmente com plástico preto.
A vantagem do pó de coco é que ele retém bastante a umidade e quando separar o alporque com um rápido jato de água vc deixa as raízes soltas. Já no esfagno fica tudo preso.

abraços, Riddha