Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera - doença?

Luiz sjc01/03/2007 10:17
Primavera - doença?
Bom dia pessoal!
O meu bonsai de primavera apresenta todas as folhas (jovens e adultas) como mostra a foto. Isto seria uma doença, deficiencia de nutrientes, falta de agua/luz, manutenção errada? Alguem pode me ajudar?
Obrigado,
Luiz
joaoporto01/03/2007 10:38
vamos por partes,

primeiro retire todas as folhas que estiverem apresentanto este sintoma, e prepare o biofertil com hormonio enraizante se não tiver aplique somente o biofertil mesmo de maneira foliar uma vez por semana, ao entardecer, e aguarde as novas folhas nascerem, sempre deixando em pleno sol, se as folhas nascerem. Se não houver mais problemas era mesmo deficiência se copntinuarem a nascer com o mesmo problema aplique calda sulfocaustica a 10% com oleo mineral ao entardecer uma vez por semana. sempre retire as folhas atacadas e queime, até que as novas folhas venham a nascer sadias.

um abraço
Luiz sjc01/03/2007 11:14
Bom dia João !
Obrigado pela resposta. Gostaria de passar mais algumas informações: Normalmente uso adubo granular 4-14-8 com micronutrientes e aplico uma vez por mês. Aplico metade da quantia indicada no produto. O solo tem a seguinte composição: 50% pedriscos + 40% terra granulada (cupinzeiro) + 10% matéria orgânica (casca de pinheiro).
Abraços,
Luiz
joaoporto01/03/2007 14:50
o seu solo vai ficar acido com o tempo, dimunua a materia organica para 5% , pode ser esterco curtido ou humus (eu prefiro esterco) e use uns 5% de carvão moido e lavado para evitar a acidez, quanto a adubação ela está insufiuciente, aplique adubo liquido com micronutrientes na formulação normal e uma vez por semana (eu uso o biofert plus foliar).

um abraço