Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

junipero shakkan

EBREO15/03/2007 20:37
junipero shakkan
AMIGOS, Sabem aquela planta que nao e nenhuma BRASTEMP, mas voce gosta dela! Ei-la! ATT. LUCIANO.
EBREO18/03/2007 15:13
shakkan
AMIGOS , Ja vi que nao gostaram dele! Chegou aqui semi-morto e demorou dois anos ate se recuperar! E um sobrevivente! ATT. LUCIANO.
kotta18/03/2007 16:21
Eu gostei !!!!!
Até que tou a ficar de queixo caído com todas as suas arvores, é um deslumbre para os olhos de uma iniciante como eu, e tb uma fonte de inspiração.
E como iniciante que sou, atrevo me a fazer uma pergunta ( que deve ser bem estupida), Porque razão em alguns bonsai, aparece 1 ou 2 vasos ou fundos de pekenas garrafas virados para baixo??????
EBREO18/03/2007 16:33
adubo
KOTTA, Ali naqueles vasos ou copinhos de cabeça para baixo esta o adubo organico! Se nao usassemos isti o adubo seria jogado para fora do substrato durante a rega! E uma maneira de basicamente nao jogar o adubo fora! ATT. LUCIANO.
darkaso18/03/2007 16:53
Ebreo,

ele está bem interessante. Bem legal o movimento do tronco e boa distribuição dos galhos. Mas está com alguns galhos parecendo pom-pom, muito redondos e nas pontas. Se der uma triangulada na copa ficaria melhor. Essa conjunto de jins na ponta ficou excelente.

T+
Angela Fernandes19/03/2007 12:37
Alô crianças !!!!!!!! 😂 😂 😂

MEU AFILHADO, aprecio muito esta planta porém.......aki em Niterói......nem pensar....morrem todas.

Achei sua planta muito bonitinha e fica difícil acompanhar todas as suas postagens....Às vezes fico vendo, revendo e quando penso em falar alguma coisa....lá vem você com mais fotos e....cada uma mais linda que a outra.

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
EBREO19/03/2007 15:59
fotos
MADRINHA, Ainda nao terminei nao , tenho centenas de fotos! Diabo e escolher e hospedar! ATT. LUCIANO.
kotta22/03/2007 23:55
Re: adubo
EBREO escreveu:
KOTTA, Ali naqueles vasos ou copinhos de cabeça para baixo esta o adubo organico! Se nao usassemos isti o adubo seria jogado para fora do substrato durante a rega! E uma maneira de basicamente nao jogar o adubo fora! ATT. LUCIANO.

é realmente uma boa ideia Ebreo, brigada pelo esclarecimento
EBREO23/03/2007 21:57
copinhos
CARA KOTTA, Ai em PORTUGAL, em lojas de plantas estao a venda copinhos telados para a mesma funçao! E um pouco mais caro , porem e esteticamente melhor! Esta e uma soluçao TUPINIQUIM! ATT. LUCIANO.
nickyfury28/03/2007 22:27
bonsai
Kotta, apenas lembrando algo que o grande Luciano deixou de frisar: esses recipientes de que ele faz uso, assim como eu tambem e diversos outros cultivadores, deve ser furado, para permitir a entrada da agua da rega, bem como a aeração, ok? 😉

Para baratear os custos, aproveito garrafas plasticas dessas usadas para acondicionar agua mineral. Corta-se ao meio, podendo usar as duas partes, ok? 😉
Paulo Henrique de S. Garc30/03/2007 00:10
Luciano, para variar mais uma bela planta para nso encher os olhos.
Gostaria de saber quais os cuidados que vc. teve para a recuperação dela, pios estou com problemas com um junipero, também está muito sentido, inclusive perdendo a cor das agulhas (mas ainda há vida, pois escarifiquei um pouco a casca e ainda esta verde), sugere algum cuidado especial?

Um grande abraço e
Té mais...
EBREO30/03/2007 17:31
junipero
PAULO, Leva ele pra um lugar luminoso , sem SOL, e aplica hormonio enraizante com soro glicosado como diluente , uma vez por dia! Voce pode regar ate mais vezes , porem uma das regas tem que ser esta soluçao. Durante uma semana. Rega de solo, nao pulverizaçao! ATT. LUCIANO.
Paulo Henrique de S. Garc31/03/2007 10:40
Luciano, muito obrigado pela dica, essa do soro glicosado é nova para mim, e achei muito interessante.

Um grande abraço e

Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc01/04/2007 01:16
Aliás, qual a diluição que vc. faz do hormônio enraizante o biofert raiz serve?
kotta04/04/2007 15:01
Re: copinhos
EBREO escreveu:
CARA KOTTA, Ai em PORTUGAL, em lojas de plantas estao a venda copinhos telados para a mesma funçao! E um pouco mais caro , porem e esteticamente melhor! Esta e uma soluçao TUPINIQUIM! ATT. LUCIANO.

Tenho de procurar então, pois nunca me apercebi
EBREO05/04/2007 14:26
adubo
ACARA KOTTA, No site da LUSO BONSAI, estao a venda os recepientes mencionados! ATT. LUCIANO.
Antonio Castro05/04/2007 18:39
Re: adubo
EBREO escreveu:
CARA KOTTA, No site da LUSO BONSAI, estao a venda os recepientes mencionados! ATT. LUCIANO.

Correcto e afirmativo, amigo Luciano.
Eu em tempos comprei uns lá, mas depressa os coloquei de lado 🙁 .

Os nossos (meus) Bonsai são de dimensões reduzidas, e isso torna-os bastante inestéticos, são desporporcionados em relação ao conjunto e torna-os incomodos no manuseamento do Bonsai.
Como usamos o "Biogold" cujas bolinhas são reduzidas, habituamo-nos a colocá-las directamente no solo, propiciando assim a sua decomposição pelo ecossistema existente no substrato.

Os meus tenhos-os arrumados na mala de ferramentas ( penso que na foto dela no tópico do amigo Marçal (aquele do seu livro antigo )se consegue ver, e já falei em tempos com um amigo, não me recordo se foi o Nicky, talvez...que o mais provavél seria descartar-me deles, em boa hora não o fiz, porque agora passei algumas das minhas árvores para escorredores e ai sim vão-se tornar utéis 😉.

No entanto não precisa ser daqueles, também não sei onde me cruzei com a informação( terá sido no Forúm da Sr.ª Monique 😲 ??), mas havia um tópico que ensinava a executá-los com rede tipo de drenagem, como se fosse o esquema de um cubo de Origami.

[ ]s

Castro
nickyfury06/04/2007 06:18
bonsai
Castro, em alguns viveiros tenho visto o pessoal usando saquinhos confeccionados com o tecido daquelas meias femininas, em cores escuras, que após enchidos com o adubo, são fechados e dispostos sobre o solo do vaso. Claro que para shohin e mame tal processo não fica muito bonito, estéticamente falando, mas há que se pensar primeiro na planta e por último na beleza do conjunto, não é mesmo? 😄

As cestinhas plasticas mencionadas são encontráveis à venda aqui no Brasil, em alguns sites de bonsai, como a Nipon Bonsai e a Bonsai Brasil, mas diferentes um pouco de algumas que vi em sites europeus, embora práticos tambem. Adquiri alguns, em dois tamanhos, inclusive pequenos o suficiente para caberem nos meus vasos de shohin e mame. 😄