Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

QUALYTÁ BONSAI SUBSTRAT

123
Angela Fernandes16/04/2007 23:04
Alô crianças !!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

O amigo Elio já disse tudo e eu não utilizei o substrato puro, eu o misturei já meses atrás também numa guajuvira e a resposta tem sido fantástica.

A última encomenda já acabou porque um amigo me pediu um pouquinho, o outro, outro pouquinho e o que sobrou coloquei apenas em 5 cm´s de cada escorredor onde acomodei as 5 calliandras recebidas do "eu".....agora é aguardar e ir para o abraço.

Aguarde Araldi que breve encomendarei mais e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Felipe17/04/2007 08:23
Amigo Gerson,

minha encomenda chegou e não vejo a hora de poder utiliza-lo....como todo brasileiro a primeira coisa que fiz foi "olha-lo com as mãos" parecer um susbstrato muito bom....
araldi21/04/2007 07:32
Angela

Seu pedido está anotado. Despacho na segunda.

Felipe

Assim que tiver usado por favor, faça suas considerações.

Caso algum colega tenha alguma sugestão para que possa melhora-lo, ficarei grato.

Um abraço a todos e muito obrigado.

Gerson
joaoporto23/04/2007 09:48
Olá Araldi,

Eu estou resolvendo alguns problemas e eu confirmo com você o pedido.

um abraço
araldi25/04/2007 07:37
Olá Colegas estou colocando uma dúvida do amigo Dilomar:

Meu amigo! Recebi o substrato ontem pela manhã. Tudo ok. Ao contrário do saibro (que também é uma rocha em decomposição) gostei bastante da textura e da cor que parece bastante natural. Vc sabe exatamente que rocha é esta? Vc aconselha o uso puro ou mesclado à algum outro produto? Gosto de misturar casca de pinus (farelo) em tudo e penso em usar uns 30%. Vc já fez essa mistura? Tenho a impressão que como rocha, o nível de humidade retido é relativamente baixo, bom para um inverno chuvoso mas não sei no verão pois o calor aqui em Santa Maria é intenso, passa até de 40 graus, por isso tenho um certo receio de usá-lo puro. Qual a sua opinião?
Outra questão: esse produto é inerte ou libera algum nutriente para as plantas?
Muito obrigado mais uma vez!
araldi25/04/2007 07:38
araldi escreveu:
Olá Colegas estou colocando uma dúvida do amigo Dilomar:

Meu amigo! Recebi o substrato ontem pela manhã. Tudo ok. Ao contrário do saibro (que também é uma rocha em decomposição) gostei bastante da textura e da cor que parece bastante natural. Vc sabe exatamente que rocha é esta? Vc aconselha o uso puro ou mesclado à algum outro produto? Gosto de misturar casca de pinus (farelo) em tudo e penso em usar uns 30%. Vc já fez essa mistura? Tenho a impressão que como rocha, o nível de humidade retido é relativamente baixo, bom para um inverno chuvoso mas não sei no verão pois o calor aqui em Santa Maria é intenso, passa até de 40 graus, por isso tenho um certo receio de usá-lo puro. Qual a sua opinião?
Outra questão: esse produto é inerte ou libera algum nutriente para as plantas?
Muito obrigado mais uma vez!

Olá Amigo

Fico contente que tenha gostado, quanto a suas perguntas vamos lá:

Não sei o nome desta rocha, estou a caça de um geólogo para ver se consigo identificar(mais por curiosidade).

Quanto ao uso puro ou mesclado: Tenho usado tanto puro como com misturas, ambos vão bem. Não tenho usado casca de pinus ,mas não vejo problema em usar, desde que esteja curtido.

Quanto a umidade ele retem bem a umidade dentro do grão, e disponibiliza para a planta na medida que o substrato vai secando, aqui no oete do paraná também faz muito calor no verão chegando a 45º ao sol,mas tenho observado que as plantas sentem menos do que os outros substratos que tenho testado. Quanto a umidade se vc manter a granulometria certa na tem problema com excesso de umidade, pois drena muito bem. Isso baseado no testes que tenho feito , e no relato de alguns bonsaistas que utilizam a mais tempo.

Seria interessante se vc pudesse fazer uns testes, usando em uma planta puro e em outra misturado, pois todos sabemos das particularidades dos climas pelo Brasil, e receitar um substrato para todos é muita inrresponsabilidade.

Quanto a ser inerte, como pode ver na analise ele possui vários nutrientes, apenas não sei como é a liberação deles.
Sugiro
Deixar sem adubo normalmente a planta vai responder muito bem, deixe assim até esgotar os nutrientes do substrato quando começar a perceber alguma deficiência começe com a adubação.

Ou se preferir pode fazer após trinta dias. Não vejo problemas com isso.

Um abraço, e estou a disposição para qualquer dúvida. Vou tentar postar suas dúvidas no tópico acho que pode ajudar outros colegas.

Atenciosamente

Gerson Araldi

nickyfury25/04/2007 11:36
bonsai
Araldi,

Apenas para complementar. Creio que o uso desse substrato irá depender, tambem, da espécie vegetal a que se destina. Dependendo da planta, pode-se fazer uso dele puro, composto com casca de pinus ou compondo com outros tipos de materiais, inclusive caco de telha e pedrisco.

Ultimamente, tenho feito uma composição entre esse substrato e um tipo de substrato muito usado por horticultores: plantax. Nessa mistura, testo o desenvolvimento de azalea. 😄
araldi27/04/2007 21:57
Obrigado Nicky

Sempre atento e prestativo!

Um abraço, nos vemos daqui à alguns dias.

Gerson Araldi
Angela Fernandes27/04/2007 23:00
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Amigo Araldi, acho que no nosso encontro em Ribeirão, cada um que utiliza o substrato poderá lhe passar pessoalmente as impressões que estão tendo com o referido substrato e você logicamente dará mais instruções ou dicas e

Angela Fernandes
araldi29/04/2007 20:33
Olá Amiga

Estou muito ancioso para conhecer os amigos (a) pessoalmente. Sem dúvida teremos um oportunidade única de aprendermos juntos.

Um abraço (sua encomenda já chegou?)

Gerson Araldi
Angela Fernandes30/04/2007 00:06
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Amigo Araldi, ainda não chegou e preciso dos dados para que possa "fazer dentro dos conformes"....................

Entendeu ??????

Abraços bom amigo
Angela Fernandes
Leo06/06/2007 00:54
Caro Araldi,
Onde andas amigo?Já lhe enviei um e-mail e uma MP se obter resposta.Estou interessado em 20 Kg da granulometria menor e 20 da média.
Favor entrar em contato.
Um grande abraço,
Leo
araldi06/06/2007 07:41
Olá Leo

Desculpe pelo transtorno mas deve ter ocorrido algum problema pois respondi, ma studo bem seu pedido está anotado estou procurando uma transportadora que façã a entregua em Salvador, assim que encontrar lhe aviso.

Um grande abraço

Gerson
Angela Fernandes07/06/2007 00:58

Grande Leo !!!!!!!!!!!! Quanta saudade !!!!!!!!!!!

Amigo Araldi, você se esqueceu da minha encomenda ?????

Preciso dos dados e

Angela Fernandes
araldi07/06/2007 11:39
Olá Querida

Apenas agora fui olhar o forum.... já conversamos por telefone hehhe

Um abraço

Gerson
Angela Fernandes07/06/2007 11:44
Alô crianças !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Legal ter falado com você por telefone e vou lhe enviar uma mp agora.

Angela Fernandes
Leo09/06/2007 08:14
Grande Araldi,
Mande seus dados por e-mail ou se preferir por MP.Aco e-mail melhor pois checo todo dia. Meu e-mail é: jlof@terra.com.br.
Fala Madrinha,um beijão,
Leo
Alcides Junior09/06/2007 11:15
Caro amigo Araldi, neste feriado da quinta-feira utilizei seu substrato em uma azaléia, em um junipero e em uma caliandra, vamos ver o resultado 😉 , assim que vier a brotação lhe informo e se for dentro do esperado já encomendamos mais 100kg... 😄
Felipe09/06/2007 16:35
Amigo Araldi,

agora já posso dar minhas considerações....fiz dois transplantes mes passado ( Caliandra e Amoreira) e os resultados são satisfatórios....as brotações são intensas....concerteza qdo acabar vou comprar mais!!!!!
Angela Fernandes09/06/2007 22:23
Alô crianças !!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Agora temos o Felipe como mais um dos que aprovam o substrato.....

Amigo querido Araldi, mandei um email como você me pediu, espero que na segunda-feira tudo seja resolvido....

MEU AFILHADO II, que saudades de você e.... flores do mar, festa do sol, vida fazer.....todo sonho brilhar...ser feliz...no seu colo dormir....

e
araldi21/06/2007 22:55
Olá Junior estou esperrando os resultados, assim que precisar é só entrar em contato.

Felipe obrigado pelo depoimento, fico contente que suas plantas estejam bem!

Angela minha querida, meu eterno carinho por vc........

Obrigado a todos os amigos pela força.

Um abraço

Gerson
Angela Fernandes21/06/2007 23:55

Amigo Araldi, estou sendo a ANCIÃ PROPAGANDA, plagiando a garota propaganda, do substrato.

Já guardei um pouco para mim das duas granulometrias....

Passei para o Marçal já uma parte e para outros amigos experimentarem também.

O substrato para mamê está me provando ser sensacional

e
Alcides Junior22/06/2007 07:55
Gerson, em poucos dias após o replantio com seu substrato, a azaléia começou a emitir ótimos brotos.
araldi26/04/2012 20:55
Olá amigos.

Será um prazer, estar novamente com vcs no Bonsai 2012.

Estarei levando substrato para o encontro, os amigos que tiverem interesse e quiserem reservar, deixem recado com a granulometria e a quantidade, pois o volume que levarei será limitado.

Quanto aos valores mande e-mail que respondo, em respeito as normas do fórun.

Quem ainda não conheçe será a oportunidade de conhecer e tirar as dúvidas a respeito levarei também algumas amostras.

Um abraço a todos e nos vemos no próximo mês.

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
nickyfury26/04/2012 21:10
bonsai
Grande Gerson, uma pena que não poderei estar presente, para abraçar o nobre amigo. E o Denis, irá estar lá tb desta vez ou abandonou a arte de vez? rsss

Mande para mim, via MP, os valores atualizados da sua famosa "terrinha" garoto, quero ver a quanto anda, ok? Um inté, basta para nós, amigo. rsss
123