Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Recepa e Poda de Raízes!!

AgronomoAndre14/03/2005 10:38
Recepa e Poda de Raízes!!
Amigos,

Quando a partir de uma muda eu vou transformá-la nun Bonsai, eu posso fazer a recepa ( aquela poda que só fica o caule) e a poda de raízes nesta mesma õcasião? Ou tenho que realizar a recepa e depois de um tempo eu faço o transplante!!

Grande abraço,
Sergivaldo14/03/2005 12:59
Re: Recepa e Poda de Raízes!!
AgronomoAndre escreveu:
Amigos,

Quando a partir de uma muda eu vou transformá-la nun Bonsai, eu posso fazer a recepa ( aquela poda que só fica o caule) e a poda de raízes nesta mesma õcasião? Ou tenho que realizar a recepa e depois de um tempo eu faço o transplante!!

Grande abraço,

André,

Poder você pode, mas não é o mais recomendado. O ideal é efetuar a poda, aguardar a brotação, definir a estrutura da planta e depois transplantá-la.

Um abração,

Sergivaldo
tomas.nogueira15/03/2005 01:17
Olá a todos!

Aproveitando o gancho, gostaria de perguntar: como se faz a recepa para que a árvore se reestabeleça sem marcas? Pergunto isso pois aqui em casa, tenho uma pequena árvore, que dava algumas laranjinhas, e ela, por algum motivo que não me recordo (nem me interesava por bonsais na época), recebeu uma poda dessas.
Deve fazer cerca de, pelo menos, 2 ou 3 anos desde que ocorreu a poda. Porém, até hoje, o tronco não se refez completamente logo acima de onde o corte foi feito e dá para ver
Isso é normal?

Obrigado!