Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Castro III

Antonio Castro30/03/2007 20:57
Castro III
Olá a todos

Sei que é de dificil de saber ao certo pela numero que existe de cultivares e com bastantes semelhanças, mas este é o meu Palmatum, segundo a etiqueta do fornecedor, estava assinalado como sendo um "Yamamomiji".

Tenho-o à relativamente pouco tempo, pelo que praticamente ainda nem lhe toquei, a minha intenção será mantê-lo mais ou menos neste tamanho, embora não talvez, sem aquele carimbo "hokidachi".

[ ]s

Castro
Angela Fernandes01/04/2007 14:25
Alô PATRÍCIO !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Muito lindo seu ácer....achei o tronco deslumbrante !!!!!!!!!

Sem ser hokidachi o que seria ?????????????????

Acho que ele está dizendo qual estilo quer ser....no mais

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
nickyfury01/04/2007 14:37
bonsai
Lindo bonsai, Castro. Parabens. 😄

YAMA = montanha

MOMIJI = bordo, acer

No Japão, essa espécie vegetal geralmente cresce naturalmente nas encostas das montanhas, daí seu nome popular. No SHINSHOO, inicio da primavera, quando ocorre o degelo e vai longe o frio do inverno, o Momiji lança suas folhas, que nascem com uma linda tonalidade vermelha, passando ainda pelo alaranjando, amarelado e finalmente o verde. Aqui no Brasil, particularmente onde moro, não há todas as nuances de cores, desde o vermelho. As folhas geralmente nascem quase avermelhadas mas logo ficam verdes e se mantém assim. 😄

Se formos obedecer aos principios técnicos norteadores do bonsai, creio que o estilo de sua planta está mais para o Moyogi que para o Hokidashi, principalmente por causa do movimento do tronco. 😄
Antonio Castro01/04/2007 17:40
Re: bonsai
nickyfury escreveu:

YAMA = montanha
MOMIJI = bordo, acer

No Japão....As folhas geralmente nascem quase avermelhadas mas logo ficam verdes e se mantém assim. 😄
....
Se formos obedecer aos principios técnicos norteadores do bonsai, creio que o estilo de sua planta está mais para o Moyogi que para o Hokidashi, principalmente por causa do movimento do tronco. 😄

Pois essa é também a minha dúvida...as folhas jovens deste (origem Japão), nasceram verdes e estão a passar p/ um laranja meio rosado.
O Eduardo Mizuno tambem me disse que o Yama tem o tronco riscado no sentido vertical, mas este por enquanto ainda não, ele deve ser resultado de um alporque e, também me parece que o mais correcto seria um pequeno Moyogi 😉, mesmo gostando da copa como está, fica-me a sensação que falta algo, ou não estará de todo equilibrado...mas agora vai ficar a descansar.

Obrigado 😉

[ ]s

Castro
nickyfury06/04/2007 06:20
bonsai
Castro, o mais importante é que tem em suas mãos um material de primeirissima qualidade. 😄

Certamente, deves aguardar o momento mais propício para a planta, quando deverás adequar harmonicamente a estrutura aerea ao belo tronco desse momiji. 😄
Antonio Castro06/04/2007 17:28
Olá Luiz Fernando

Este ano praticamente não lhe vou fazer nada, excepto cortar-lhe as pontas.
Vai ficar a adaptar-se, entretanto vou vendo quais as suas caracteristicas e como se comporta ao longo do ano.

Obrigado 😉

[ ]s

Castro
Antonio Castro12/04/2007 19:04
Olá a todos

só para actualizar, uma simples mudança no cenário e tudo parece diferente 😉

[ ]s

Castro
Ferreira13/04/2007 19:03
Castro

Que beleza é este novo cenário. É realmente também um belo exemplar. Me parece que você também fez uma poda leve, não foi? Ou simplesmente as folhas já mudaram de cor?

Saudações do Brasil,
Antonio Castro13/04/2007 20:33
Olá Ferreira

Apenas cortei aquelas pontas que saiam 🙂
Por enquanto está a adpatar-se ao local, Provavelmente dependendo da resposta dele,só para o ano é que lhe vou mexer a nivel de podas...
Vou tentar cultivar a paciência aguardar o próximo ano.

Efectivamente ele nos rebentos novos tem uma coloração de rosa/alaranjado depois passa p/ verde claro.

O Pinheiro branco é que está dificil de sair do "Coma" 🙁 o problema foi forte, o Mugho que estava ao lado foi-se 😕 ..
Se sobreviver vou ter de o refazer completamente, é um revés que vai obrigar-me a deixá-lo uns 2 ou 3 anos a recompor-se....mais paciência...pode ser que sobreviva.
Se sobreviver vai dar um bom histórico 😉

[ ]s

Castro
nickyfury13/04/2007 21:38
bonsai
Castro, só não esqueça de registrar fotograficamente esse belo histórico e depois mostrar aqui, para que possamos nos deleitar com essas imagens, ok? 😄
Antonio Castro26/03/2008 20:20
Olá a todos

Actualizando...
Os primeiros rebentos da Primavera e o primeiro dos meus Aceres a brotar...

Este ano, estão todos um pouco atrasados.... 😕

[ ]s

Castro
fabianoscosta28/03/2008 01:14
AHHH, isso sim é gostoso de se ver, parece que estão reiniciando o ciclo para o positivo, para a vida...yin tvz...

Que bom amigo, mais cor e vida em seu viveiro!

Grande abraço,
Fabiano
Antonio Castro19/10/2008 18:00
Olá a todos,

Actualizando

Cptos.

Castro
Rogério16/11/2008 00:03
Amigo Castro
Procuro a um bom tempo um pré de Acer + não é fácil achar um que tenha pelo menos um bom nebari.
Ganhei do meu irmão, que mora no Japão, sementes da mesma espécie e estão na geladeira para quebrar dormência. Logo serão semeadas.
O seu já vem completo...
Está maravilhoso e sei que vai melhor + ainda.
Parabéns pelo lindo Bonsai.
Abraços
Rogério.
Antonio Castro31/03/2009 18:02
Olá a todas

Apenas para actualizar, começou agora a primavera e com ela as primeiras brotações 😄

Espero que gostem 😉

[ ]s

Castro
EZEQUIEL JUNIOR01/04/2009 08:28
Olá Castro,

Acho o ácer uma planta muito bela, justamente pela alteração de cores em função da estação do ano...

Parabéns pelos cuidados com a sua, está aparentemente muito saudável.

Abraços
Antonio Castro03/04/2009 18:50
Olá Ezequiel

Mto obrigado pelo incentivo 😉

Eu também gosto bem deles 😄 , Infelizmente o meu espaço é tão diminuto que se torna ridiculo, de tão pequeno 😄,...mas é o possivel, e se calhar até é melhor assim, para uma coisa que me dá enorme prazer, não se torne numa prisão (ainda que gostosa 😎 ),... talvez por essa restrição e para evitar alguma monotonia do mesmo a minha preferência recaia sobretudo (quase 100%) nas caducas, principalmente algumas que respondem com generosas "pinceladas" cromáticas ás estaçoes do ano, como são o caso destas.

Obrigado e tudo de bom

[ ]s

Castro
Antonio Castro25/04/2009 19:29
Olá a todos

Apenas para actualizar

estado dela a 25-04-09

[ ]

Castro
nickyfury01/05/2009 19:22
bonsai
Antonio, a cada vez que vejo esse seu bonsai fico pasmo com a alta qualidade e excelente condução dada a ele por voce. Certamente, graças ao bom clima lusitano, a planta adquire essa linda tonalidade vermelha, coisa que, aqui no Brasil, poucos conseguem. 😄

Acredito que vc tenha em mãos um ótimo representante dessa espécie, e certamente merecedor de figurar tanto em exposições quanto em concursos de shohin. Aliás, espero vê-lo num dos nossos. 😄
fabianoscosta25/05/2009 18:50
Está cada vez mais lindo amigo,
grande abraço,
Fabiano