Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Era (Ficus Pumila)

bergson16/03/2005 20:03
Era (Ficus Pumila)
No ano de 2000, estive em Natal/RN em evento promovido pela Associação de Bonsai (José Martins, Alves e cia), onde estavam Mário Alberto e Hidaka. Fiquei maravilhado com um bonsai de Ficus Pumila, feito pelo Sr. Hidaka, e seguindo orientação dele venho tentando cultivar, só agora 05 anos depois é que começo a ter algum resultado.

Foto 01 - Procuro controlar a umidade, saúde e nutrição da planta. Utilizo a técnica da mamadeira para agilizar o desenvolvimento da planta.

Não é um exemplar expressivo, no entanto é a parte da realização de um sonho.

[]s

Bergson
Fábio16/03/2005 20:34
Técnica da mamadeira
Perdoe-me a ignorância, mas eu sou novo na arte. O que você chama de técnica da mamadeira?
bergson16/03/2005 20:54
Fábio,

Chamamos de mamadeira essa grande bacia que se vê na foto, rica em nutrientes para a planta, 50% de terra e 50% de esterco. Essa mistura facilitará o crescimento . Veja que em cima, a planta esta em um escorredor de macarrão, onde os furos aumentam a oxigenação. A raiz irá para a bacia pelos furos da base, as raizes laterais quando em contato com o ar serão queimadas, gerando novas e raízes em maior quantidade, quanto mais raízes mais nutrientes são absorvidos ao mesmo tempo, acelerando o desenvolvimento da planta.

Espero ter ajudado.

[]s

Bergson
Fábio17/03/2005 00:33
Bergson,

Você foi muito claro. Obrigado pela explicação.
Abração! 😉

Fábio
Felipe Frango Zappala17/03/2005 09:43
Grande Bergson, como vai?

Você tem toda razão amigo. Realmente é uma planta interessante.
Vi outro dia um exemplar do Hidaka e um do Eduardo... acho que eram fotos de alguma exposição.

Abração
bergson17/03/2005 12:22
Grande Felipe,

Depois colocarei outra foto de uma era já envasada, tem aproximadamente 10 cm. Amanhâ estarei em fortaleza, no III Encontro Cearense de Bonsai, juntamente com o Sergivaldo e Alves.
Voltarei na segunda e colocarei as fotos do evento.

[]s

Bergson
Felipe Frango Zappala17/03/2005 13:10
Ok Bergson,

Desejo um grande dia para vocês.
Um abração em todos em especial ao Sergivaldo.

Abração
Antonio Castro17/03/2005 18:48
Olá Bergson 🙂 ,

Faço minhas as palavras de "Filipe", um Bom evento para todos 🙂

Ps: Gostei bastante do "Post" - "Misho-Sementes" de resto um caminho que tambem me dá imenso prazer seguir 😄 , embora seja uma preocupação danada.

[ ]s

Castro
bergson18/03/2005 08:16
Felipe e Castro,

Procuro colocar no papel todas minhas dúvidas, as transformando em matérias que possam ajudar a todos. É uma forma de reforçar o que tenho aprendido e esclarecer as dúvidas de quem as tem.

[]s

Bergson