EM BUSCA DE UMA PASTA SELANTE IDEAL
GERALDO INOCÊNCIO10/04/2007 21:12
EM BUSCA DE UMA PASTA SELANTE IDEAL
Oi pessoal,
Resolvi tirar a matéria sobre a pasta selante com silicone porque as plantas não estão reagindo bem à sua aplicação. Não sei se é porque sela demais e falta oxigenação no local, mas observei que está afetando os tecidos das áreas onde foi aplicado. Em virtude disso resolvi cancelar esta matéria. É uma pena, pois o silicone é muito prático e facil de aplicar, mas o que dá certo dá e o que não dá a gente tem de admitir.
Portanto pessoal é melhor usar os selantes tradicionais e vamos continuar a busca de uma pasta selante ideal.
Do amigo Geraldo Inocêncio
GIULLIANO CARNEIRO10/04/2007 21:25
Geraldo,
É sempre bom testar novas opções, atualmente estou utilizando a pasta recomendada pelo Darkaso (50% cola branca + 50% creme dental branco).
Não deixe de informar sobre o resultado obtido.
JUSTO VERÍSSIMO11/04/2007 12:27
oi
eu usei cola e 'pasta de dente' mais lustrador de sapatos em creme marrom com própolis, mais ou menos 40+40+15+5%
desculpem, errei dizendo tinta latex
fabianoscosta12/04/2007 20:23
oi
eu tbm uso cola com creme dental, mas acho que fica um branco muito artificial, acho que na próxima vez usarei menos creme dental, quem sabe diminui a brancura.
Mas fica muito bom, impermeabiliza bem e a cor fica mesmo homogênea!
Abraço
Fabiano
Marquitus13/04/2007 13:30
Olá grande Geraldo!
Muito boa a sua idéa, vou usá-la.
Um abraço!
Marcos
dusantos13/04/2007 16:44
Eu utilizo apenas cola branca ou cola de madeira sem creme dental, tem funcionado bem.
Meu professor utiliza clara de ovo, oq você acha?
DuSantos
Ivanil Pimentel Vieira13/04/2007 20:02
Pasta selante de silicone, é mais uma alternativa que acaba de surgir e
se já está sendo testada será bom saber-mos o resultado final que me
pareceu ser positivo.
Ivanil
Smoke14/04/2007 18:35
Como sempre: com criatividade e ficou legal!
vetbonsai19/04/2007 18:38
Fala moçada 😄
Estou utilizando massinha de modelar com própolis, que o JP de Pelotas me ensinou. Segundo ele, tem uma ótima cicatrização e muito bom contra fungos.
Tenho uns prés com cola + pasta de dentes. Realmente, como anti-fungico ficaram bons... Mas a cicactrização não tá lá essas coisas... Sem falar que a estética não é muito boa 🙄
Opinião 😄
Abração pra todos!
Adriano
fabianoscosta19/04/2007 19:03
Adriano
Essa massinha de moelar é essa de criança, colorida? e o própolis é esse de gotinhas??
Fica totalmente enrijecido tipo massa corrida??
Essa idéia é legal pois poderíamos estar fazendo a cor de acordo com a madeira... 😉
Abraços
Fabiano
vetbonsai19/04/2007 22:12
😄 Fala Fabiano!!!
Cara, a massinha é a de criança mesmo! E o própolis é o de spray. É melhor vc pegar uma massinha verde, marrom ou preta pra não ficar muito psicodélico 😎 Mas se quiser.... manda um amarelo ou laranja 😄
Bom, pega um pouquinho de massinha, dá umas spraizadas nela, "mistura" um pouco e coloca no local.
VALE LEMBRAR QUE ISSO NÃO É IDÉIA MINHA. O João Pedro (JP) de Pelotas que me deu a dica. Segundo o Dilomar, ele também fez isso em raízes e verificou uma cicatrização muito mais rápida.
Então..... METE BRONCA NA MASSINHA!
Abração a todos!
Adriano
Marcio Garcia19/04/2007 23:38
Me agrada muito a ideia do silicone, so fica uma duvida.
O silicone e de duracao por muito tempo, sua retirada da planta se da com facilidade sem riscos de estragar a mesma?
uma vantagem que o silicone acompanha o engrossamento do galho, e borracha!
GERALDO INOCÊNCIO20/04/2007 07:27
Márcio,
O silicone sai inteiro e com facilidade, pois ele vira uma massa inteiriça e quando você puxa sai todo. Isto é uma grande vantagem, porque não deixa resíduos no seu bonsai. Outra grande vantagem: Penetra em todas as gretinhas fazendo um vedamento perfeito. Não se deteriora com o tempo. Nada impede que você use algum antibiótico ou fungicida antes de aplicar o silicone. Pode pincelar com sulfato de cobre, esperar secar e cobrir com a pasta de silicone. Fica um curativo perfeito. Pode se fazer curativos que vão ficar dentro do substrato. A terra não ataca a borracha e ela permance intacta.
Conheço um monte de fórmulas de pastas e nenhuma tem a facilidade e aplicabilidade do silicone.
tiogabra21/04/2007 14:09
Re: EM BUSCA DE UMA PASTA SELANTE IDEAL
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,
Esta semana minha pasta selante acabou. Costumo usar o mástique feito de cera de abelha, breu e sebo de vaca. Acontece que não consegui achar a cera de abelha, aí pensei em fazer uma com vaselina em pasta + creme dental, ou seria melhor usar tinta de pintura (esmalte)? Aí parei para pensar. Qual a melhor substância selante para a água? Logo veio à minha cabeça "BORRACHA", aí pensei borracha em pasta, novamente a resposta veio rápida "SILICONE" , fui até minha oficina e busquei o injetor de silicone. Para fazer um bom selamento precisa passar o dedo sobre o silicone, para não grudar, experimentei glicerina e vaselina, lubrificando os dedos antes de amassar o silicone funcionou mas ainda não era o ideal, aí resolvi experimentar detergente (lava-louças) e funcionou muito bem. Fiz vários testes em cortes de todos os tamanhos e o silicone vedou com perfeição. Em pouco tempo entrou em processo de endurecimento. No outro dia verifiquei que o vedamento estava perfeito.
Conclusôes: Em matéria de pasta selante, o que interessa mesmo é evitar a umidade no corte. O silicone faz isto com perfeição;
- É muito fácil de aplicar é só apontar o bico do enjetor e puxar o gatilho;
- A utilização do detergente nos dedos possibilita dar um bom `
acabamento .
- O preço do tubo deve girar em torno de R$ 11,00. Dá para passar muito tempo sem precisar comprar outro;
- É fácil de achar, em qualquer casa de material de construção você acha o silicone em tubo e o injetor;
- Existem bisnaguinhas pequenas para serem espremidas com a mão;
ALERTA: Não compre silicone de lojas de 1,99 não costumam ser de boa
qualidade;
PROBLEMAS VERIFICADOS: Ao injetar o silicone, ele demora a parar de sair do tubo, é preciso então fazer um tamponamento no bico para parar de sair silicone e não deixar que o mesmo seque dentro do bico.
No meu caso criei uma espécie de rolha tracionada por duas tiras de borracha. A rolha é feita da folha do buriti, uma palmeira nativa. Após usar o silicone, coloco a rolha e pronto.
VANTAGEM EM RELAÇÃO AOS OUTROS SELANTES:
- Facilidade de aplicação;
- Durabilidade;
- Não tem que preparar já está pronto;
- Fácil de encontrar e barato;
- Fácil de retirar é só puxar que sai todo o silicone. Os outros selantes dão
um trabalhão para limpar quando a gente resolve fazer isto;
- Não deixa nenhuma mancha no local aplicado.
Vai abaixo as fotos:
FOTO 1 - O INJETOR DE SILICONE:

FOTO 2: DETALHE DO TUBO DE SILICONE:

FOTO 3- DETALHE DA ROLHA DE BURITI

FOTO 4 - CLOSE DE UM GRANDE CORTE EM UM FLAMBOYANT COMPLETAMENTE SELADO COM O SILICONE:

Vejam alguns usos da pasta de silicone:
foto 1: curativo em uma primavera debilitada por necrose da base do tronco.

foto 2: curativo de um tronco comido por insetos.

foto 3: Impermeabilização de estacas para plantio (evitar entrada de fungos)

foto4: Impermeabilização de enxertos

Geraldo .
Boa tarde.
Li seu topico sobre o silicone para selar, o problema do bico que não para de sair silicone, e facilmente solucionado, vc so tem de destravar aquele gatilho e puxar aquele ferro que tem a ponta curvada de volta, outra dica e usar um prego que seja comprido o suficiente para vedar a ponta, ai toda vez que vc for usar e so tira o prego.
Espero ter ajudado.
Abraço.
sergioturbo1015/05/2007 19:26
Geraldo, o silicone endurecendo e ressecando como conseguencia. nao tiraria assim a umidade que e importante no processo de regeneraçao(cicatrizaçao) da planta?
Uso massinha de modelar(nao acrilica. pois a acrilica resseca), que foi indicaçao do VHubus, e devo dizer que de tudo que usei ate hoje ´´e sem duvidas a melhor. (testei tudo que e cicratizante indicado no forum), barro, pasta de sapato, silicone liquido e em pasta, pasta de dente, cola etc.
GERALDO INOCÊNCIO15/05/2007 20:51
Sergio,
Tenho observado que o silicone quando colocado como vedante de cortes dá bons resultados. Agora se você aplicá-lo em volta do galho todo pode dar o problema que você mencionou. Alguns enxertos que fiz e vedei com silicone não deu bons resultados. As estacas que fiz vedação na base para plantio estão dando bons resultados também. Resumindo, tudo gira no modo de aplicá-lo. Agora estou usando silicone preto para disfarçar as aplicações. Já disponho também de silicone com fungicida e anti-mofo. Gosto muito da praticidade dele. O problema do escorrimento pelo bico também já resolvi. É só usar uma pressão mais leve e após a plicação destravar o gatilho.
Estou impressionado com o resultado em uma estaca de pessegueiro. Já vinha tentando fazer mudas de pêssego por estaca e não estava tendo bons resultados. Vedei uma estaca com silicone e estou observando que ela está cicatrizando os cortes rapidamente numa reação muito interessante. Vamos aguardar o processo de enraizamento. Fiz estacas de pêssego, primavera e acer.
GERALDO INOCÊNCIO23/05/2007 21:17
Oi pessoal,
Estou postando esta mensagem porque parece que as plantas não estão respondendo bem às aplicações de silicone. Acho que o problema é que ele veda demais e falta oxigenação na área coberta. Infelizmente parece que não vai funcionar como pasta selante o que é uma pena pois é muito prático, mas o que dá certo dá e o que não dá a gente tem que admitir. Achei que iria ser uma boa solução, mas parece que esta não vai dar.
dusantos23/05/2007 21:46
Eu estava pensando um dia sobre a utilização de própolis e pensei se seria possivel usar mel.
A quantidade de açucar existente no mel não possibilita o crescimento e desenvolvimento de nenhum tipo de microrganismo.
Não sei se seria possivel pq o mel escorre e pode atrair formigas e outros insetos.
A hipermeabilização também não é um forte do mel mas sua presença não permite que fungos se desenvolvam, por isso a quantidade de agua no local pode não interferir tanto.
Abraços
fireenddark03/10/2007 15:15
pasta selante
pessoal,
eu estou usando como sicatrizante e pasta selante uma mistura bem mais sinples do que a de voces, eu utilizo nas estacas uma mistura de nebasetim com um fungicida em pó e depois eu aplico na estaca e nao tenho nem um probleba de podridrão de estacas.
para sicatrizar eu utilizo a nebasetim pura sem o fungicida, mas quando o corte é muito grande eu coloco o fumgicida com a pomada!
é bem mais simples e pratico!
ja utilizo este metodo a mais de um mes e tenho otimos resultados tannto em sicatrização como em ipermeabilização e proteção contra fungos!
sandroguchilo03/10/2007 21:07
um comentário ao colega que disse que o silicane não tem dado muito certo ( APESAR DE NUNCA TER USADO ) sou aquariófilo também, e minha experiencia com aquarios diz que esse tubo de silicane comum comprado por uns 6 a 7 reais não é o adequado para se utilizado na construção de aquarios( caso se faça uso do mesmo a água tem que ficar rodando por muito tempo sem peixes ( senão babau pra eles ) pois este silicone tem elementos tóxicos nele ( por isso deve estar fazendo mal as plantas, existe um silicane neutro ( mais caro 22 reais o tubo grande ) que é vendido em boas casas de material para aquarios, vale a pena tentar!!!
fabioso14/10/2007 14:55
A pasta de silicone possivelmente apresenta ácido acético concentrado na sua composição. O ácido acético concentrado é um bom solvente para o silicone e o torna pastoso, mas quando o ácido acético se evapora com o tempo o silicone volta a ficar rígido.
Pode ser que a presença de resíduos de ácido acético acarretem em resultados não tão satisfatórios.
Talvéz, se o exemplar suportar um breve aquecimento, a cola quente de silicone produziria efeito similar.
hsp14/10/2007 18:19
Utilizei massa acrilica (massa corrida de parede) nas pontas de uns ficus que fiz poda drastica. A massa corrida fica rigida, mas no local onde coloquei nao precisava de flexibilidade, e com isso serviu, nao deixa penetrar agua (é a massa acrilica pra exteriores, nao eh a massa corrida comum pra interiores).
Markus Von Kossel21/11/2008 21:32
Sugestão Vaselina solida + Própolis (em gotas)
Vaselina - impermeabilização do corte
Própolis - Anticéptico - antifungico!
Facil, barato................funciona???? num sei!!!
RIDDHA - JOSE JORGE15/12/2008 18:03
Eu uso a pasta Biofert Fix
Eu uso a pasta Biofert Fix. Contém agentes fungicidas, bactericidas, antioxidantes e impermeabilizantes, protege os cortes contra a ação de microrganismos, permitindo uma recuperação saudável das partes trabalhadas. Também atua no tratamento de necroses causadas por bichos de broca e carunchos.
Basta de uma fina camada, com as pontas dos dedos, forma uma película de secagem rápida, totalmente impermeável, que permanece na região aplicada até a total recuperação do tecido vegetal.
Formulação — Resina natural, impermeabilizante, B.H.T., parabenos, anti-séptico natural, fungicida natural, corante mineral, solvente hidroalcoólico.
Pode ser comprado pela internet no Natural Rural por R$ 34,92
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84697039-biofert-fix-pasta-selante-creme-cicatrizante-11o-gr-_JMMarkus Von Kossel15/12/2008 22:39