Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BONSAI - CASTANHA DO MARANHÃO (BOMBACOPSIS GLABRA)

GERALDO INOCÊNCIO13/04/2007 21:52
BONSAI - CASTANHA DO MARANHÃO (BOMBACOPSIS GLABRA)
Oi pessoal,

O motivo de colocar este bonsai em questão não é por ele ser bonito não, porque ele ainda tem um bom caminho a percorrer, mas chamar a atenção mais uma vez para a importância da enxertia. Tenho vários bonsai de castanha do maranhão e nenhuma flora ou frutifica, apenas esta que eu enxertei quando ainda era bem pequena. Nesta foto aparece o detalhe da flor que por sinal tem um perfume muito gostoso. Quando ela estiver com o fruto postarei neste tópico novamente.

Nota: O enxerto foi por garfagem utilizando muda e garfo da própria castanheira. O garfo sempre utilizo aqueles que já frutificaram.

foto:

Do amigo Geraldo Inocêncio
bergson13/04/2007 22:45
Caro Geraldo,

Principalmente para o Mário esta planta tem um grande significado, pois foi com ela que iniciou nos caminhos da arte Bonsai.

Esta planta pertence ao Mário:

nickyfury13/04/2007 23:16
bonsai
Bergsom, ainda que o bonsai mostrado pelo grande Geraldo esteja florido, certamente o que guarda em si o verdadeiro espirito japonês é o do Dom Mario, pela beleza da graça suave, tão a gosto daquele povo com tradições arraigadas durante os útlimos 3 mil anos. 😄

Donde se conclui, principalmente, que uma apresentação é tudo. Temos que aprender a fazer isso mais vezes, ao expor nossos trabalhos. Usar uma mesa adequada, um kusamono ou shitakusa, um kakemono e um suiseki, se for o caso, para valorar ainda mais o principal: o bonsai. 😄

Em conversas e discussões anteriores, sempre procuro puxar o assunto para esse lado, mas os colegas insistem em permanecer na mesma linha de apresentação, esquecendo de agregar objetos ao bonsai, com o fito de harmonizar sua apresentação. Eis o exemplo vivo do que insisto em discutir. 😉
Smoke14/04/2007 18:46
Nossa que linda eu queria ter uma!
Alfamega14/04/2007 21:46
Eu tenho uma dessas e nem imaginava que poderia florir assim 😲 , parabens Geraldo.
Smoke09/05/2007 21:03
Bem uma coisa alguém tem bonsai de castanheira do pará?
Paulo Henrique de S. Garc12/05/2007 20:12
Geraldo,
parabéns pela planta...tenho uma castnha do pará que estou trabalhando, alás quana diferença entre as duas pois achei as folhas parecidas e o tipo de tronco (com a base larga) também.
Na minha castanheira fiz, no ano passado a primeira poda drástica, mas no local dos novos brotos, formou um calo bem grosso, embora a cicatrização tenha sido rápida. esse ano farei uma segunda poda para diminuir o tamanho dela pois cresceu demais e farei a poda de raizes e colocarei em um vaso menos para diminuir o crescimento.
Você tem alguma dica para eu diminuir o calo?

Um grande abraço e

Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc12/05/2007 20:13
Mais uma coisa, Geraldo como é esse tipo de enxertia?

Té mais...
GERALDO INOCÊNCIO13/05/2007 07:52
Paulo,

Eu só conheço a castanha do Pará por fotografia. Portanto não posso te respoder sobre as diferenças entre as duas. Sei que a minha é castanheira do maranhão por que foi feita de sementes de uma árvore que eu tinha em minha chácara.

Quanto à enxertia, foi feita por garfagem veja o TÓPICO ENXERTIA no site do Atelier em O BONSAI
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

O meu bonsai deu duas frutas. Uma caiu mas a outra está vingando. Quando estiver maior vou postar a foto.

MArcus Welte19/05/2007 19:26
CAro Geraldo, sou principiante e estou aprendendo muito com o site e tambem com as suas dicas.
A segunda foto parece muito com uma Paineira, pelo formato das folhas. Eu tenho uma paineira, mas a diferença é que ela tem espinhos no caule.
Será que a minha planta não é uma paineira? Já fiquei desconfiado, pois as paineras que existem aqui perto de casa, tem folhas mais aredondaddas.
Se puder me dar uma sugestão.
Muito obrigado
GERALDO INOCÊNCIO22/05/2007 08:10
MArcus Welte,

Coloque uma foto de sua planta para a gente analisar.

fabianoscosta24/05/2007 19:25
Marcus,

você pode acreditar, o q vc tem em casa é uma paineira!

Abraço
Fabiano
Paulo Henrique de S. Garc24/05/2007 20:16
Geraldo,
desculpe a demora, mas eu não tinha fotografado ainda essa castanheira, que como havia dito, me disseram tratar-se de uma castanha do Pará.
depois da promeira poda, o calo no local ficou muito grande, oque posso fazer (são 3 troncos)

detalhe dos troncos e dos calos.

Um grande abraço e

Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc24/05/2007 20:19
Estou postando, novamente, a segunda foto pois acho que não dá para ver:

detalhe dos tronco e dos calos
acho que agora foi!
Um grande abraço e

Té mais...
MArcus Welte07/06/2007 20:35
paineira ou castanha do maranhão?
Primeira mente eu gostaria de agradecer a resposta imediata dos colegas.
Eis aqui a minha planta:
Paineira ou Catanha. Pois as paineras da região não tem as folhas tão compridas como esta.

Gostaria que os colegas desse suas opiniões sobre a plata e respondessem a questão:
Porque as folhas estão um pouco amareladas?

Des de já muito obrigado pelas colaborações.
Marcus Welte
GERALDO INOCÊNCIO10/06/2007 08:15
Marcus,

Acho que sua planta não é uma castanheira. Pelo tamanho dela já deveria estar com o tronco entumescido, característica marcante das castanheiras quando novas. Pode ser uma paineira. Olha Marcus quando se está começando na arte do bonsai a gente fica doido para envasar a planta, mas temos que considerar que ao ser colocada num vaso de bonsai a planta tende a estabilizar o crescimento pela limitação do espaço e pela quantidade de substrato em que está plantada. Se você pretende um maior desenvolvimento de sua planta e o engrossamento do tronco, é melhor mantê-la num vaso maior, no chão ou num escorredor/mamadeira até que ela atinja o porte desejado, aí sim, vai para o vaso de bonsai definitivamente. Durante este período você vai mantendo a educação da parte aérea para a planta não perder o formato.

Paulo Henrique de S. Garc10/06/2007 19:29
Geraldo, como havia prometido, já enviei fotos da planta que ganhei como sendo uma castanha do Pará e que já sofreu uma poda drástica no ano passado, porem formaram-se calos muito visíveis, vc. tem alguma dica para diminuição ds mesmos?

ps: as fotos já estão no tópico.

um grande abraço e

Té mais...
Paulo César Morais10/06/2007 20:38
Paulo, deixa eu me meter na conversa, vi suas fotos e acredito que sua planta é uma castanha da praia ou chamada também de castanheira do Maranhão.
tenho algumas mudas e são iguais a sua planta. tentei pesquisar na internet, acho que é isso mesmo.
agora, posso estar enganado e estar chamando as minha pelo nome errado.
abraço.
Paulo Henrique de S. Garc12/06/2007 10:43
Paulo,
obrigado pelo esclarecimento, pois pelas fotos das plantas dos colegas, achei mesmo que se tratava da mesma planta, com nomes regionais diferentes.

Um grande abraço e

Té mais...
fabianoscosta12/06/2007 15:51
MArcus Welte escreveu:
CAro Geraldo, sou principiante e estou aprendendo muito com o site e tambem com as suas dicas.
A segunda foto parece muito com uma Paineira, pelo formato das folhas. Eu tenho uma paineira, mas a diferença é que ela tem espinhos no caule.
Será que a minha planta não é uma paineira?
Já fiquei desconfiado, pois as paineras que existem aqui perto de casa, tem folhas mais aredondaddas.
Se puder me dar uma sugestão.
Muito obrigado

amigos, existe castanheira com espinho no caule?
Valdinei24/03/2008 23:04
Re: paineira ou castanha do maranhão?
Caro amigo Marcus, a sua castanheira é realmente a castanha-do-Maranhão. No quintal da empresa em que trabalho, tem algumas plantas dessas, o desenvolvimento do tronco dessa árvore é fabuloso, você verá com o passar do tempo.
Eu tenho 3 castanheiras já com 2 anos, em breve postarei as fotos, para mais informação:

http://www.esalq.usp.br/trilhas/fruti/fr04.htm

Um forte abraço!