Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus achado no Lixo

Paulo Henrique de S. Garc16/04/2007 14:34
Ficus achado no Lixo
Olá pessoal, esta semana, perto da minha casa, jogaram em um terreno um ficus beijamina cortado quase no toco e que já está com algumas brotações, são aproximadamente 6 troncos e com várias raizes. A planta não tem vaso e o torrão é muito grande (+/- 50cm x 50cm x 40cm). Gostaria de saber se sob essa emargência posso fazer uma poda de raizes e passa-la para a mamadeira. Estou pensando em depois que diminuir o volume de raizes usar apenas aeria grossa com substrato até ela se recuperar, o que acham?

Ps.: não postei fotos pois estou com problemas no site de armasenagem.

Um grande abraço a todos e

Té mais...
murilo16/04/2007 15:39
Olá,

O ficus aceita bem as podas de raiz. Mas você vai encontrar umas bem grossas. Mas minha dica é: vá em frente e corte. Depois cuide para a recuperação.

Uma dica para as fotos:
http://www.imagebeaver.com/
eu gostava do http://imageshack.us/ mas ele parece que anda com problemas. E se quiser pode experimentar esse:
http://www.imagereward.com/default.aspx
Ferreira16/04/2007 16:40
Bacia
Paulo

Como se trata de uma planta já com o tronco bem desenvolvido, acho que seria mais adequado usar uma bacia plástica grande, ao invés do escorredor (mamadeira). A bacia, depois de furada nos lados, no fundo e na borda inferior, funcionará muito melhor, pois tem maior espaço disponível para o crescimento das raízes durante a recuperação e formação da copa. Não esqueça de usar um substrato drenante.
Boa sorte com sua nova adoção.
darkaso17/04/2007 20:22
Paulo,

o que o Ferreira colocou pode ser a melhor opção. A bacia dará a possibilidade de cortar menos as raízes e ele recuperar melhor e mais rápido.

T+
nickyfury17/04/2007 22:37
bonsai
E lembre-se:

Se as raízes tiverem algum "movimento" interessante, estaqueie elas, pois sempre poderá formar novas mudas a partir desse material. 😉
Angela Fernandes17/04/2007 23:59
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Concordo com tudo que já foi dito mas...............

gostaria de ver uma foto porque repentinamente podemos estar dando uma dica errada e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Paulo Henrique de S. Garc18/04/2007 16:08
Obrigado a todos, pelas dicas, Ferreie e Darkaso, quando eu falei em mamadeira, pensei exatamente em uma bacia grande pois ele não cabe de jeito nenhum em um escorredor.
Angela, ainda não postei fotos pois estou com problema no site de ospedagem, mas quando sanar esse problema eu coloco fotos pois estou louco para dividir esse achado com vocês.

Um grande abraço e

Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc11/05/2007 17:05
Desculpem a demora, mas éque só agora voltei a hospedar minhas fotos.
Aí vão algumas fotos deseachado:

Essa foto é do torrão qundo achei

a frente já na bacia

"costas"

Bom acho que é isso se puderem me ajudar, pois os brotos estão muito perto das raizes...acho que terei que fazer muita madeira morta
Alcides Junior11/05/2007 17:24
Não consegui ver as fotos nem no site de origem.
😕
Paulo Henrique de S. Garc12/05/2007 09:54