Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

germinando Ipê

Alfamega20/03/2005 09:56
germinando Ipê
Gostaria que alguem me ajudasse é que tenho tentado, conseguir mudas de ipê, através de sementes mas não tenho tipo sucesso elas ficam em 50% terra preta e 50% areia grossa tem boa drenagem mas mesmo assim acabam apodrecendo nem chegam a germinar. Por acaso é necessário algum tipo de extratificação?

Obrigado
Fábio20/03/2005 17:38
Uma vez me disseram que ipê só pega por semente, mas não sei se é verdade. O fato é que o meu ipê é de semente...
Boa sorte.

Fábio
Átila20/03/2005 23:25
Misho com ipê
Fala Fábio! Sobre a sua sementeira de ipê andei pesquisando mais precisamente numa revista que está em circulação nas bancas se você quiser conferir ela só fala sobre árvores nativas. Segundo esta fonte o substrato adequado para germinação do ipê é organo argiloso ou seja sem areia não creio que seja preciso extratificação pois as sementes são até frágeis. Uma outra dica que comigo funciona bem é fazer uma mini estufa com plástico transparente sobre a sementeira e não regar muito pra evitar o apodrecimento das sementes, também não se deve afundar demais as sementes no substrato e a estufa deve ser removida assim que as sementes tiverem atingido 1ou 2 centímetros. Espero ter ajudado um forte abraço Atila
guila14/09/2005 11:25
Re: germinando Ipê
Alfamega escreveu:
Gostaria que alguem me ajudasse é que tenho tentado, conseguir mudas de ipê, através de sementes mas não tenho tipo sucesso elas ficam em 50% terra preta e 50% areia grossa tem boa drenagem mas mesmo assim acabam apodrecendo nem chegam a germinar. Por acaso é necessário algum tipo de extratificação?

Obrigado

qual a tua cidade?? aqui na minha regiao tem muita muda de ipe, roxo amarelo, de todo o tipo, quantidade e tamanho
Claudio15/09/2005 16:55
OLÁ ALFAMEGA

Qual é a espécie de ipê? É o amarelo(tabebuia chrysotricha)??
As sementes que você plantou são novas, menos de 2 meses de colhidas?

Em maio desse ano(totalmente fora de época) um ipê amarelo floriu e deu sementes aqui, eu colhi um porção de sementes e plantei e nasceram todas!!
Plantei em terra do meu quintal mesmo(que não é muito boa)
Achei interessante pois não estava tendo muita fé nelas devido a época.
Hoje as mais bonitas já estão com 10 cm de altura e no quarto par de folhas.

Pesquisei bastante sobre o ipê amarelo e descobri que as sementes após 2 meses de colhidas não germinam.
As sementes germinam melhor em temperaturas entre 23 graus a 28 graus.

Um abraço

Claudio Faria
Angela Fernandes15/09/2005 23:24
Oi Alfamega !!!!!!! 😂 😂 😂
Oi Cláudio !!! 😂 😂 😂

O amigo, grande amigo Nelmar, tinha na sua casa em Friburgo um Ipê belíssimo e fez várias mudas através das sementes. Ele tem conhecimento e MUITO BOM, sobre esta planta..... 😮 😮 😮

Acho que vale a pena pedir a opinião dele sobre este tipo de sementes.

Espero ter contribuido........

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
ANDRADE14/10/2005 12:21
sementes de ipe
caro colega sou novo no forum mas quero ver se posso ajudar ,
as sementes de ipe germinam muito faceis so que devem ser bplantadas logo apos a colheita pois perde o poder germinativo muito facil ,coloque uma fina camada de terra sobre as sementes e boa sorte.um abraco
Andrade
Alfamega23/10/2005 14:22
Muito obrigado a todos, estive fora do ar por motivos técnicos e só agora estou podendo bverificar alguns tópicos que havia colocado.
Bem realmente o problema era com o tempo decorrido desde as sementes terem sido colhidas, neste início de primavera colhi algumas ainda na vagem verde (começando a ficar marrom) e ttodas as sementes brotaram, agora vou a busca do ipê branco e assim que tiver as sementes estarei plantando.
sergioturbo1024/01/2006 14:40
Como anda suas mudas? espero que muito bem.
Alfamega29/01/2006 09:19
Olá sergio,
Minhas mudas de Ipê vão muito bem, estou deixando crescerem +- a vontade, tiro algumas ponteiras desde pequenas para conseguir alguns galhinhos laterais se formando logo cedo.
elenita soares silvestre28/06/2007 16:51
germinacao de ipês
Como sou principiante, tentei de tudo sem sucesso para a germinacao dessas sementes. Um dia li num artigo italiano, dizendo que devem ser plantadas no verao ou na primavera, pois ao contrario das outras sementes, essas sementeiras , precisam de sol direto. Fiz a experiência e obtive sucesso com a germinacao.Se estava correto, nao sei. Mas deu certo!
Atenciosamente,
Elenita