Geraldo, uma pergunta: essa técnica pode ser utilizada para troncos ao invés de galhos. Assim, uma muda com tronco de boa espessura estilo ereto formal. Eu poderia fazer um corte em V na lateral do tronco e curvá-lo um tanto, de modo a dar curvaturas e sinuosidades ao mesmo? Fora isso, esse corte em V cicatriza totalmente? Ou a árvore sempre terá esse buraco do corte?
TÉCNICA PARA CURVAR GALHOS GROSSOS SEM UTILIZAÇÃO DE ARAME
12
Rapha,
Em troncos eu acredito que não daria certo pois para curvar um tronco seria necessário um corte com mais de 50% do diâmetro e isto implicaria numa grande cicatriz. Além disso seria mais um ângulo do que uma curva. Olha se você quer um bonsai com curvas bem equilibradas tem mesmo é que começar a educar o tronco desde o início do crescimento.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Em troncos eu acredito que não daria certo pois para curvar um tronco seria necessário um corte com mais de 50% do diâmetro e isto implicaria numa grande cicatriz. Além disso seria mais um ângulo do que uma curva. Olha se você quer um bonsai com curvas bem equilibradas tem mesmo é que começar a educar o tronco desde o início do crescimento.
Do amigo Geraldo Inocêncio
12