Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

urgente como usar produtos para pragas e doenças

rafaelvitorio23/04/2007 14:27
urgente como usar produtos para pragas e doenças
ola
Primeiro gostaria de agradecer a todos que colaboram com esse forum nos ensinando e passando seus conhecimentos, cada dia aprendo mais só lendo foruns aqui no atelier do bonsai.

agora vamos a questão, não sei se estou correto mas hoje fiz uma limpeza geral em minhas plantas e fiz o seguinde procedimento:

1º limpei todas com água e um pouco de detergente
2º lavei as folhas e o tronco
3º depois lavei toda a planta so com água
4º reguei todas para tirar do solo algum residuo de detergente
5º depois misturei o oléo vegetal com um pouco de sulfado de cobre e um pouco de malathion e pulverizei sobre as folhas.

agora as minhas dúvidas "que deveriam ser tiradas antes de fazer tudo isso" são:

1º o detergente pode fazer algum mal efeito sobre a planta mesmo em pequenas quantidades?

2º a mistura destes produtos malathion sulfato de cobre e oleo mineral podem fazer algum mal efeito sobre a planta?
GERALDO INOCÊNCIO25/04/2007 08:54
Rafael,

Você fez tudo certo. Os remédios aplicados normalmente não fazem mal às plantas, são de uso corrente. Quanto ao detergente não costumo utilizar, mas já ví vários colegas citando-o como boa opção. Quando for aplicar remédios em vasos, corte uma ´circunferência de plástico, faça um furo no centro e um corte reto da borda ao centro fazendo uma espécie de saia. vista no seu bonsai aplique o remédio, deixe escorrer e pode tirar a saia. Guarde-a para outros procedimentos. Evita que os remédios caiam no substrato.