Cambuim - só para Hokidachi?
SEKI - Elio Luis Secchi24/04/2007 09:39
Cambuim - só para Hokidachi?
Alô amigos no bonsai!
Gostaria de opiniões sobre este cambuim que adquiri e há semanas anda olhando para ele para definir estilo e como o farei.
De cara, vi nele um hokidachi (vassoura) pois ele tem o tronco quase ereto e uma distribuição radial de todos os galhos que saem todos quase na horizontal. Não há uma continuação do tronco.
Mesmo assim, gostaria da sugestão dos amigos sobre outras possibilidades.
E se optar pelo hokidachi, alguém tem alguma projeção??
Dicas sobre poda e condução?
Grato a todos
Um abraço
Elio Luis Secchi
Clube Amigos do Bonsai - Rolante - RS
EBREO24/04/2007 11:04
cambui
ELIO, Fantastica planta! Tu tens certeza que mesmo tombando ela , coisa de centimetros, nao terias a possibilidade de fazer um MOIOGY? Os galhos mais grossos seriam eliminados e trabalharias apenas com os mais finos! Existe sinuosidade ali! Coisa para o VHOBUS! ATT. LUCIANO.
Alcides Junior24/04/2007 12:59
Belíssima planta... não sei nem o que dizer, mas se fosse minha faria um hokidachi.
Renan Campara Braido24/04/2007 13:48
Maravilha de planta!!! SHOW MESMO...
Olha, se fosse minha eu ia de Hokidachi mesmo, apesar da idéia do Luciano ser SHOW tbm, eu ia de hokidachi mesmo...
Elio24/04/2007 20:09
Beleza de planta, Xará!!
Considerando o tamanho do tachiagari e por ser retilíneo, fica um pouco difícil fugir do Hokidachi, né!
Notei que tem um ótimo nebari. Tente explorar mais esse aspecto interessante dela, arrumando com aramação aquela raiz meio fora de jeito e deixe as raízes um pouco mais expostas radialmente. Vai ficar showm de bola!
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi25/04/2007 11:42
Valeu pessoal!
Obrigado pelas considerações.
De fato Luciano, eu poderia tentar alguma coisa em um Moyogi, mas como disse o Xará, o tachiagari é meio longo é ela poderia ficar meio "pescoçuda". Vamos analisar isso.
Gostei da sugestão do Élio de "ajeitar" aquela raiz, esse é um trabalho que eu ainda não fiz. Será uma boa experiência.
Se alguém se habilita a fazer uma projeção de hokidachi, fico grato.
Abraços
Elio Luís Secchi
SEKI - Elio Luis Secchi30/04/2007 17:23
Alô amigos,
Alguém gostaria de aproveitar o feriado e fazer uma projeção de hokidachi prá mim?
Abraços
Elio Luis Secchi
Paulo Roberto Marasca30/04/2007 17:55
Elio,
Poderias fazer umas fotos com a lente na altura média do tronco pegando a planta no todo?
Usando vários lados dele sem q tenha um galho apontado para a lente... Seria bom se pudesses tirar ele do recipiente pra aparecer o nebari pq nesse ângulo ele ficaria escondido...Uma limpeza nos galhinhos de baixo pra melhor visualização da bifurcação...
Valeu...Abraço.
Angela Fernandes30/04/2007 17:57
Alô crianças !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Elio, também vejo esta planta com possibilidades de se tornar um moyogi...
Limpe um pouco os galhos e por favor fotografe novamente e de vários ângulos...........
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
SEKI - Elio Luis Secchi07/05/2007 11:17
Paulo Roberto e Ângela!
Demorou um pouco, mas neste fim-de-semana tirei novas fotos, agora mostrando o conjunto: nebari/tronco/galhos. De fato assim fica melhor para opinar. São quatro fotos, dos, digamos, quatro lados.
Aguardo apreciações.
Um abraço
Elio Luis Secchi

Paulo Roberto Marasca10/05/2007 01:38
Amigo Elio.
Dificil fazer uma idéia espacial do conjunto desse cambuí..
Acho, a princípio, que esse galho apontado pela seta deva sair... Se pudesse fotografar com ele apontando para a lente (já que por este caminho ele poderá sair) como possível frente da planta...Opção que leva em conta o nebari e a distribuição do restante dos galhos.
Vamos ver se conseguimos destrinchar isso...
Abração.
SEKI - Elio Luis Secchi11/05/2007 17:32
Bem observado Paulo. Obrigado amigos pela dica.
Bem vou deixar mais este fim-de-semana em aberto para sugestões.
Na semana que vem decido e vou partir para a ação.
Desde já agradeço quem tiver mais alguma contribuição.
Abraços
Elio Luis Secchi
Leo13/05/2007 12:20
Caro Elio,
Gosto muito desta espécie,que ví pela primeira vez há dois anos em Mndagaurí.Alás o que conheço como Cambuí aqui no Nordeste é ma outra planta completamente diferente.O ano passado, no evento do Mário comprei um exemplar com o Romangnole,e apesar de alguem ter falado no Forum( se não me engano foi o NIck),se presta melhor ao estilo vassoura,resolví tentar o Moyogi, e estou trabalhando a minha.
Veja foto:
Acho que o ápice está "pescoçudo",por isso estou pensando em mudar o ápice,usando o último galho à esquerda.O que vcs acham?
Um grande Abraço,
Leo
P.S. Elio desculpe se aproveitei seu tópico para pedir opiniòes sobre meinha planta.
Elio13/05/2007 21:33
Amigo Leo!
Com certeza o meu xará não vai se importar de vc estar usando o tópico dele. Afinal estamos falando da mesma espécie!
Leo, nota 10 para o teu Cambui. Realmente o que mais se vê nessa espécie é hokidachi mas vc conseguiu dar um estilo moyogi muito legal, com boa sinuosidade e conicidade. E, concordo com vc. Diminua o tamanho. Tbém acho que o último galho à esquerda seja transformado em ápice.
Grande abraço e até Ribeirão!
Leo13/05/2007 23:12
Fala grande Elio,
Obrigado pelo comentário e pela liberação para minha "ponga" no tópico
Até Ribeirão.
Leo
SEKI - Elio Luis Secchi14/05/2007 09:51
Alô amigos!
Leo, acho que tua colocação só enriquece o tópico, mostrando um moyogi nesta espécie. Além do mais, um tópico no Fórum fica de "domínio público".
Xará, abração prá ti.
Então, acho que vou de hokidachi. Dizem os mestres que temos que escutar a planta para ver o que ela quer. Já estou achando que no caso de minha plnata fazer outra coisa é ir contra o que ela está dizendo.
Grato a todos.
Abraços
Elio Luís Secchi
Elio14/05/2007 14:03
Xará, sábia decisão!
Abraço
Marcos Jose Hereck12/04/2011 21:48
Elio Luis Secchi, como esta esta planta hj???
att.
Marcos
Jair Flores12/04/2011 22:07
Élio, tambem estou curioso.
Um abraço!
Helio Mayer12/04/2011 22:27
Cadê a imagem do prêmio pá de ouro?
Djalmo12/04/2011 22:35
Inclinado
Amigo, tenho uma opinião, eu tentaria inclinar o tronco acho que daria certo, da uma olhada na material deste link, publicado pelo
duprat,
http://www.marceloduprat.net/galeria/Marcelo/bonsai/inclinado2/inclinado2.html
é a humilde opinião de um iniciante, mas acho que daria certo pelo posicionamento dos galhos.
Atenciosamente.
SEKI - Elio Luis Secchi12/04/2011 23:55
Pois é meu xará Mayer, de vez em quando aparece alguém para escavar tópicos antigos. Às vezes até é bom.
Pois, amigos, alguns projetos andam a alta velocidade, outros a passos de tartaruga. Lembram que citei acima que muitas vezes temos que escutar a planta: pois é, continuo escutando e até agora ela não me disse nada de concreto o suficiente para uma decisão. A verdade é que tenho plantas demais para dar um rumo e então as que não se pronunciam acabam ficando.. este cambuim tentei um estilo Flat Top, mas nem eu, nem alguns colegas gostaram.
Djalmo, o problema de usar para ele o estilo inclinado é que ele não tem uma linha de tronco em direção ao ápice. Os galhos saem todos do mesmo ponto, como no hokidachi.
Então depois da tentativa frustrada do Flat Top, deixei brotar livremente outra vez para voltar ao projeto do hokidachi. E está lá até hoje, se recuperando...
Qualquer hora ele fala alguma coisa e volto a meter a mão rsrsrsrsrss
abraço a todos
Renato Rodrigues Roehrs13/04/2011 14:30
Elio, pegou ele no Luciano em Caí?
Pela lata de ferro, diria que sim.
Belo hokidachi!
Abraços.
Djalmo13/04/2011 20:32
Blz então, muito obrigado pela orientação.
Atenciosamente.
SEKI - Elio Luis Secchi13/04/2011 22:44
Correto Renato. A fonte é esta mesmo. E como tem quantidade lá...
abraço