Carlinhos Alberto escreveu:
Será que é possível um bonsai com árvores de madeira de lei como o Mogno, o Jacarandá, etc. Essas árvores possuem necessidades diferentes? Elas poderão ser cultivadas aqui no nordeste?
Carlinhos,
Apesar de não ter nenhuma experiência com essas espécies, creio que seja possível cultivá-las aqui no Nordeste, principalmente o Jacarandá, que ainda é encontrado em reservas florestais. O Mogno é muito cultivado na região Norte e acredito que não seja tarefa difícil adaptá-lo ao nosso clima.
Agora, se essas espécies são boas para o cultivo de bonsai, isto eu não tenho como dizer, pois ainda não tentei e também nunca vi nenhum bonsai delas.
Marco Antonio,
Pelo que sei, madeira de lei é um termo utilizado para as madeiras consideradas boas para construção civil e/ou que fiquem expostas às intempéries. Construir uma casa usando madeiras da pitangueiras não deve ser uma tarefa fácil, pois como sabemos essa frutífera é bastante ramificada, não cresce muito e, portanto, muito difícil de ser tranformada em madeira de lei. Ela dá muito bem para "bonsai de lei".
Aqui no Nordeste temos uma grande variedade de opções para fazermos nossos bonsai, além da pitangueira, temos a jabuticabeira, a bougainvíllea, ficus, calliandras, acerola, jurema, mata-fome (P. dulce), araçás, quixabeira, pau-mulato, batinga, murta, ubaia, murici, etc, etc, etc,....
Um abração,
Sergivaldo