dusantos27/04/2007 18:25
Shimpaku com problemas
Algum tempo atras postei foto de uma muda de shimpaku que estou trabalhando. Percebi ontem que as folhas estão assumindo uma coloração marrom, gostaria de saber pq isso ocorre e o que devo fazer.
Foto com detalhe das folhas
Desde já obrigado pela atenção e pela ajuda.
Abraços,
DuSantos.
dusantos01/05/2007 12:23
Beleza ninguem respondeu mas mesmo assim vamos continuar a historia.
Eu estava lendo em um site sobre poda de Shimpaku e vi que as agulhas devem ser retiradas com os dedos.
Eu não sabia disso e por isso cortei com uma tesousa, esse pode ser o motivo da coloração marrom das folhas?
Aguardo respostas
Abraços
macjames01/05/2007 14:48
Olha, Dusantos. Tive um problema semelhante com o meu Shimpaku (que foi a óbito infelizmente 😢 😢 ). Descobri tardiamente que ele apresentava uma infestação por colchonilha "farinha". Elas são bem pequenas e ficavam escondidas entre as agulhas. Creio que só perdi a planta porque agi tardiamente. Dê uma olhada no que me foi respondido pelos mais experientes. Boa sorte. Macjames
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5463dusantos01/05/2007 19:19
Eu ja havia ate lido esse topico.
Será que o fato de ter cortado com tesoura pode ter causado esse problema?
Espero que ele se recupere.
Alcides Junior02/05/2007 07:54
Dusantos, você pode fazer uma coisa p/ descobrir se foi ou não a tesoura que causou a morte desses ramos do seu Shimpaku, é só vc olhar os que não foram podados e ver se também estão amarelando, se não tiverem e houver novas brotações e só os que vc cortou com a tesoura estiverem morrendo, vc pode pinca-los com os dedos, deixa a unha um pouco maior que vai ajundar.....rssss.