BOUGANVILLEA CHOKAN
nickyfury27/04/2007 18:57
BOUGANVILLEA CHOKAN
Mais uma primavera do bonsaista FRANCISCO LUSTOSA, associado do Brasilia Bonsai Clube, que pediu-me a gentileza de estar postando aqui no forum, para que os colegas possam apreciar e opinar a respeito:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4877890&size=3
O vaso dessa planta foi produzido, sob encomenda, pelo ceramista JORGE RIBAS. 😄
EBREO28/04/2007 12:49
planta
AMIGOS, Isto tem que , tambem ser mostrado sem URL! DEMAIS!!!! ATT. LUCIANO.
Alexandre S. Coelho28/04/2007 22:40
Aqui está:
nicky,
obrigado por nos mostrar este belo bonsai e PARABÉNS ao Lustosa ❗
Acredito que daqui pra frente é só arredondar um pouco o futuro ápice, pra não ficar muito "cara de pinheiro", e pronto!
abraços
bergson29/04/2007 04:31
Nicky,
Dê os parabéns ao Lustosa, estou literalmente boquiaberto.
Belissíma planta!
EBREO29/04/2007 08:18
nivel
NICKY, As plantas do LUSTOSA, tem que ir direto para o :EXPOSICAO! Esta planta e FENOMENAL!!! Como um bonsaista deste nivel , nao tem projeçao nacional! Voce , nesta leva , pegou pesado!! ATT. LUCIANO.
nickyfury29/04/2007 09:22
bonsai
Luciano, na verdade o Lustosa tem projeção nacional, tanto é assim, que uma de suas plantas foi fotografada e deverá estar fazendo parte do conteúdo de um livro, segundo soube. É aguardar, para comprovar. 😄
O material dele é coisa de primeiríssima, garimpado e lapidado ao extremo, quando ele então praticamente "recria" o que por sí só já seria uma obra de arte da natureza. Busca no movimento do tronco, ou na formação da estrutura da planta, o "imo" a "alma ou o espírito" do bonsai, traduzindo isso no visual que todos admiramos em seu trabalho. 😄
EBREO29/04/2007 09:41
lustosa
Sem duvida alguma, ele merece todo o respeito e divulgaçao! As plantas dele sao muito boas e tudo dentro das regras. Falo de beleza e impacto! DEMAIS!!!! ATT. LUCIANO.
Wilson Fracassi30/04/2007 08:39
Nicky,
Esta planta traz uma coisa muito difícil de se comseguir em primaveras, um bom nebari. O Lustosa esta realmente de parabéns, exelente planta.
nickyfury04/05/2007 16:21
bonsai
Wilson,
Realmente, vermos nebari em primaveras e juniperos é quase que só na sorte, mesmo. O Lustosa soube aproveitar bem esse tronco, ao explorar justamente esse aspecto, ao estar formando a estrutura para o futuro dela, hein? 😄
A propósito de nebari em junipero, lembro de ter visto alguns no viveiro do mestre Hidaka. Creio ser ele o único a estar produzindo essas plantas com esse tipo de conscientização. Algo que poucos se dão ao trabalho de copiar, embora todos nós, vez ou outra, adotemos algum outro procedimento "criado" pelo nobre mestre. 😄
Wilson Fracassi04/05/2007 16:52
Nick
Sabe que conforme os anos vão passando acabamos por adestrar nossos olhos. Uma coisa que sempre busco num bonsai é um bom nebari. É algo muito importante, algo que da sustentação a todo o trabalho. Hoje quando inicio o cultivo de um pre bonsai começo literalmente por baixo. Não dou importância à copa ou estilo, procuro primeiramente desenvolver o nebari conjuntamente com o tronco. A copa é a parte mais fácil do conjunto em minha opinião, já o nebari é preciso muito trabalho.
Mas mais uma vez , parabéns ao Lustosa.
nickyfury04/05/2007 21:07
bonsai
Wilson,
Em um dos cursos de que participei, lembro que o Carlos Tramujas enfatizava justamente isso, no sentido de que essa é a maior preocupação, desde há muito, por parte dos bonsaistas europeus, americanos, ingleses, dentre outros, em estar formando, primeiro que tudo, o nebari, para só depois se preocuparem com galhos e estrutura aerea. 😄
É algo que deveríamos, todos nós, estar sempre e sempre batendo na mesma tecla, em eventos, encontros, reuniões, workshops, cursos: a necessidade de se formar, primeiro que tudo, um bom nebari. 😄
Principalmente se tivermos a chance de fazê-lo, ou desde o inicio, se formarmos plantas via estaca, alporque ou semente. Mas pode ser feito, tambem, se tivermos adquirido algum tronco razoavelmente bom. Demorará mais tempo, mas no final, teremos algo de que nos orgulhar. 😄
Há algum tempo, como voce, essa é minha primeira medida ao trabalhar com minhas plantas. Trabalhar visando formar um nebari em condições adequadas. 😉
flavio bonsai08/05/2007 18:27
nicky depois da visita na casa do lustoza posso falar com certeza
que ele tem uma afinidade com as primaveras , essa e apenas uma das diversas primaveras que poderia se capa de revista que ele possui.
parabens lustoza suas plantas são realmente obras de arte.
abraço.
flavio henrique.
nickyfury08/05/2007 19:38
bonsai
Flávio,
Voce já deu uma "palhinha" na página do Brasilia Bonsai Clube para visualizar as fotos do nosso último encontro? Não? Então tá esperando o quê, garoto. Vá até lá e dê uma conferida, mostre para a familia, que é para todos verem o garotão no meio da turma!!! 😂 😂 😂
Um abraço. Fique atento: noutra oportunidade, conto com voce. E lembre-se de fotografar suas plantas para que possamos mostrá-las no site, ok?
afonso Fengler09/05/2007 15:32
Nicki.
Esta primavera do Lustosa, esta muito bonita, concordo com o Alexandre em arredondar um pouco ela. Mas um nebari desses é muito raro de conseguir.
Parabens, uma planta dessas com certeza deve ser compartilhada com nós, para que possamos, principalmente eu, a pensar e dedicar-mos mais ao nebari.